sexta-feira, 30 de outubro de 2020

.: Camel lança o CD gravado ao vivo em Londres em 2018


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Veteranos do rock progressivo, os músicos da banda britânica Camel lançaram o CD "Live At Royal Albert Hall", em Londres, registrado em 2018 durante a elogiada turnê "Moonmadness". E apesar da competência e talento dos integrantes, parece incrível que esse grupo ainda não seja muito conhecido por aqui, no Brasil.

A banda Camel foi formada em Guildford, Surrey, em 1971. Liderados pelo guitarrista e membro fundador, Andrew Latimer, eles produziram quatorze álbuns de estúdio originais e 14 singles, além de vários álbuns e DVDs ao vivo. Predominantemente instrumental, com a melodia em primeiro lugar, a música combina elementos do rock, pop, jazz, blues, folk, clássico e eletrônico.

Mesmo sem atingir a popularidade de massa, a banda ganhou um culto de seguidores ao longo dos anos com álbuns como "Mirage", "The Snow Goose" e "Moonmadness". Sobrevivendo ao punk rock, eles se mudaram para uma direção mais jazzística e comercial, mas entraram em um hiato de sete anos em meados dos anos 80.

Desde 1991, a banda é independente, lançando álbuns incluindo "Dust and Dreams", "Harbor of Tears e Rajaz" por intermédio de seu próprio selo. Apesar de nenhum novo lançamento em estúdio desde 2002, a banda continua em turnê. Sua música influenciou vários grupos subsequentes, incluindo Marillion e Opeth, só para citar dois exemplos. O jornalista musical Mark Blake descreveu Camel como "os grandes heróis anônimos do rock progressivo dos anos 70".

Com o lançamento do CDs duplo ao vivo,  Camel presenteia os fãs  com esse competente registro da turnê Moonmadness 2018. Há momentos de puro deleite progressivo nas faixas "Chord Change", "Spirit Of The Water" e "Mother Road", com destaque para o entrosamento perfeito da atual formação que conta com Andrew Latimer (guitarra / flauta / voz), Colin Bass (baixo / voz), Denis Clement (bateria) e Pete Jones (teclado / voz). É a Camel mostrando o que tem de melhor para os seus fiéis seguidores.

"Long Goodbyes"

"End Of The Line"




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.