quinta-feira, 15 de outubro de 2020

.: #ResenhandoTeatro: agenda de 15 a 22 de outubro para todos os públicos


Semana traz diversas novidades sobre o teatro, desde o retorno de "Norma", com Ana Lúcia Torre e Eduardo Moscovis. Também tem "Contração", com Débora Falabella e  Yara de Novaes, que comemora os 15 anos do Grupo 3. Para as crianças, tem "O Pequeno Príncipe" e "Alice - O Musical".

Por Helder Moraes Miranda e Mary Ellen Farias dos Santos, editores do Resenhando

Após 14 anos da sua última exibição, a peça teatral "Norma", com Ana Lucia Torre e Eduardo Moscovis, retorna gratuitamente ao palco especialmente para a segunda temporada do projeto “Palco Instituto Unimed-BH em Casa”, com única apresentação no dia 22 de outubro, às 20h30. Montagem será transmitia ao vivo e gratuitamente  pela internet. Completamente solitária, Norma está no apartamento que acabou de alugar, quando conhece Renato, antigo inquilino do imóvel que aparece para pedir a ela que informe seu novo endereço e telefone aos que o procurarem. O encontro dos dois é o ponto de partida da peça, escrita pelos autores Dora Castellar e Tonio Carvalho, que também assume a direção.


Dentro das comemorações aos 15 anos do Grupo 3, três espetáculos mais recentes da companhia serão apresentados integralmente de maneira virtual e gratuita. O Itaú Cultural recebe a companhia em sua programação teatral online. Nesta programação, o espetáculo "Contrações", com Débora Falabella e  Yara de Novaes será apresentado gratuitamente dia 20, às 20h, pela plataforma Zoom. A peça se passa no escritório de uma grande corporação, onde a gerente, vivida por Yara, solicita que a funcionária Emma, personagem de Débora, leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe os colaboradores de qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma, que, para manter o emprego, se rende e prejudica sua vida privada.


O Teatro Porto Seguro recebe os Parlapatões com a quinta edição do "Festival de Peças de Um Minuto – On Line Live Ao Vivo Tudo Isso e Muito Mais".  O projeto, com direção artística de Camila Turim e direção geral de Hugo Possolo reúne um conjunto de mini-peças dirigidas por Barbara Paz, Mauro Batista Vedia, Nelson Baskerville e Pedro Granato. Todas as peças serão apresentadas na mesma noite, em duas sessões neste final de semana, dias 17 e 18 de outubro. Os textos foram escolhidos após um concurso promovido pelos Parlapatões no qual roteiristas e dramaturgos, de todo o Brasil, inscreveram seus trabalhos pela internet. 


O espetáculo "O Vendedor de Sonhos" retoma temporada interrompida por conta da pandemia no Teatro Fernando Torres. As novas apresentações acontecem de 16 de outubro a 29 de novembro. Sucesso de crítica e público, o espetáculo é baseado no best-seller homônimo de Augusto Cury e já foi visto por mais de 100 mil pessoas em mais de 150 apresentações espalhadas por 80 cidades do Brasil. O ator Mateus Carrieri, que compõe o elenco original, está participando do reality show "A Fazenda", da Record TV. Por este motivo, o personagem que ele interpreta na peça está sendo substituído por tempo indeterminado pelo ator Adriano Merlini. Desta maneira, o elenco da retomada será composto por Luiz Amorim, Adriano Merlini, Pitty Santana, Marcus Veríssimo, Lino Colantoni, Guilherme Carrasco e Fernanda Mariano.


O primeiro espetáculo – "Vianova e os Viajantes do Espaço" – teve sua temperada estendida até 8 de novembro no Complexo do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em uma estrutura com mais de 6 mil metros quadrados de cenários e equipamentos de altíssima tecnologia. Os visitantes vivenciam toda a experiência de dentro de seus carros. Mas, atenção, isso nada tem a ver com um drive-in. Trata-se de um grande circuito multimídia, composto por 6 diferentes estações que, juntas, contam uma história fantástica. Cada estação recebe quatro automóveis por vez, que passeiam pelo universo numa sequência emocionante. O roteiro e a tecnologia de ponta em cada estação fazem com que os visitantes se sintam realmente viajando pelo espaço sideral.


O espetáculo cênico "O Pequeno Príncipe" será apresentado neste domingo, 18 de outubro, às 11h, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, com transmissão, ao vivo, no YouTube. Inspirado na antiga Coleção Disquinho, que embalou a imaginação de crianças por mais de 30 anos, o universo de Antoine de Saint-Exupéry ganha uma nova versão através dos sons e timbres da Orquestra Ouro Preto, uma das mais renomadas orquestras do Brasil. "O Pequeno Príncipe" é uma apresentação cênica que recebe uma adaptação feita cuidadosamente pelo Maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto e recebe música original de um dos mais premiados compositores brasileiros, Tim Rescala. Já a magia teatral dos bonecos é preparada pelo artista e diretor Eduardo Felix, do grupo Pigmalião Escultura que Mexe, referência no segmento de teatros com bonecos no país.

Sexta-feira, dia 16, ao vivo do Sesc Ipiranga, tem a montagem "Fim de Partida", de Samuel Beckett (1906-89). Yoshi Oida, ator, diretor e autor japonês de 86 anos, radicado em Paris (França), assina a encenação e dirige o espetáculo ao lado de Matteo Bonfitto, que atua com Rodrigo Pocidônio, Milton de Andrade, Suia Legaspe e Ary França. A peça mostra relações tóxicas no seio de uma família. Hamm, o patriarca cego que nada vê e tudo sente, Nagg e Nell, pais de Hamm com seu exibicionismo decrépito, e Clov, o filho adotivo-servo.


Domingo, dia 18, a atriz Iléa Ferraz apresenta diretamente de sua casa a peça "O Cheiro da Feijoada", de Thomas Bakk. Permeada de canções interpretadas por Iléa, com trilha sonora executada por Pedro Lima e composta de sambas, xotes e funks, a montagem traz uma preta-velha lavadeira que, enquanto lava roupas, relembra uma feijoada que foi feita no tempo da escravidão, trazendo à tona fatos da história do Brasil e da formação do povo brasileiro. A atriz dirige e interpreta sete personagens neste monólogo. Classificação: livre para todos os públicos.


"Alice - O Musical" conta a famosa história da garotinha perdida em um mundo de fantasias chega ao "Diversão em Cena ArcelorMittal Online". A transmissão ocorre no próximo domingo, dia 18, às 16h, pelo Facebook e YouTube. Na atração da Cia Voir, o Coelho e o Chapeleiro Maluco narram a história e brincam com o público ao vivo.


O monólogo “Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio”, que estreia dia 18 de outubro com transmissão pelo Zoom, relembra a trajetória da escritora russa que viajou o mundo e revolucionou o pensamento moderno, influenciando personalidades como os autores James Joyce e T. S. Elliot, D. H. e os artistas Mondrian e Gauguin. Com direção de Luiz Antônio Rocha, a atriz Beth Zalcman dá vida à pensadora, em sua busca pelo conhecimento filosófico, espiritual e esotérico. Este é o primeiro texto teatral de Lucia Helena Galvão, professora de filosofia que acumula mais de 15 milhões de visualizações em suas palestras na internet.


Gratuito ou no sistema contribua com quanto puder, o espetáculo “Ser José Leonilson”, com Laerte Késsimos, será apresentados às quintas-feiras, às 20h30, com transmissão via Zoom. O espetáculo é uma costura poética entre a vida e obra do artista plástico José Leonilson (1957-1993) e a biografia de Laerte Késsimos. Originalmente desenhado para os palcos, o espetáculo idealizado por Késsimos é dirigido por Aura Cunha, com dramaturgia de Leonardo Moreira, música original de Marcelo Pellegrini, cenário de Marisa Bentivegna e iluminação de Aline Santini. Até dia 19 de novembro. Classificação: 16 anos.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.