sábado, 21 de novembro de 2020

.: Peça de Alex Gruli, "Só" estreia em temporada gratuita online


Espetáculo conta a história de quatro pessoas da mesma família que se encontram através de uma sala de reuniões online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital. Foto: Agência Ophelia

“Só” é um espetáculo de teatro virtual de Alex Gruli, que junta em seu elenco quatro artistas da formação inicial da Cia. Os Fofos Encenam: o próprio Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher. Peça é uma das primeiras a entrar em cartaz através de recursos vindos da Lei Aldir Blanc.

O texto conta a história de quatro pessoas da mesma família que se encontram através de uma sala de reuniões online para acompanhar o desligamento dos aparelhos que mantêm uma integrante da família viva no hospital. Apenas um dos personagens está falando presencialmente do hospital, acompanhando o acontecimento; os outros, estão presentes de modo virtual pois existe uma pandemia que os obriga ao isolamento. Conversando online, os familiares relembram histórias da parente hospitalizada, resolvem questões internas de relacionamento e se despedem da familiar. 

“A utilização de uma ferramenta de conversas virtual para a criação de um novo olhar sobre a criação cênica, colocando os artistas à distância (numa arte – teatro - que prevê o encontro) é instigante. Como disse Fernando Neves - isso é o artista furando, abrindo uma brecha na impossibilidade”, comenta o autor.

A temporada online do espetáculo está sendo produzida com recursos da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc. O espetáculo “Só” estreou na última sexta-feira, dia 20 de novembro, e fará 12 apresentações gratuitas, durante quatro semanas, sextas e sábados às 20h, e domingos às 18h, encerrando a temporada no dia 13 de dezembro. Serão disponibilizados 200 ingressos gratuitos por espetáculo, totalizando 2.400 ingressos gratuitos pra população (a distribuição será feita no mesmo dia do espetáculo, pelo site Sympla). 

"Só" é um texto escrito em 2015 para ser realizado em palco convencional, com público presente. Com o início da pandemia, veio ao autor Alex Gruli a ideia de adaptá-lo para o formato on-line: com algumas alterações, toda a história que se passava na sala de espera de um hospital entre 4 pessoas da mesma família foi trazida para uma reunião on-line através do aplicativo Zoom. Assim começou o processo de criação desse espetáculo, que estreou dentro da programação Palco Virtual do Itaú Cultural, realizando duas apresentações nos dias 8 e 15 de setembro. 

Ficha técnica - "Só":
Texto e direção: Alex Gruli
Elenco: Alex Gruli, Fernando Neves, José Roberto Jardim e Kátia Daher
Criação visual e suporte técnico: Eduardo Reyes e Pedro Henrique Moutinho
Duração do espetáculo: 50 minutos
Lotação da sala online: 270 pessoas
Classificação: 18 anos
Os ingressos são gratuitos; a distribuição será realizada a cada dia de espetáculo, iniciando-se às 08:00 h. (oito da manhã) do dia da apresentação.
Temporada: de 20 de novembro a 13 de dezembro. Sextas e sábados às 20h, e domingos às 18h
Espetáculo idealizado, escrito, dirigido e interpretado por Paulo Azevedo é livremente inspirada nas vidas e músicas de astros da cultura rock dos anos 60 e 70 e aborda valores submersos no cotidiano contemporâneo, como a tentativa de controlar o tempo, a busca da identidade, a anestesia dos afetos e o respeito pelas diferenças. A dramaturgia, que transita pela auto ficção, é baseada em biografias, músicas e filmes em torno desse universo. Para confirmar presença, escolha a sessão que você quer assistir e aguarde nossa orientação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.