sexta-feira, 27 de novembro de 2020

.: Por que o comunismo não existe? Helder Bentes responde


Por Helder Bentes*, professor de Língua Portuguesa e Literatura.

Após a segunda guerra mundial, o mundo se dividiu em dois blocos econômicos, e o principal símbolo geopolítico da guerra foi o muro que separava a cidade de Berlim, na Alemanha. Tinha a Berlim Oriental (socialista) e a Ocidental (capitalista). URSS e EUA eram as duas maiores potências mundiais. A União Soviética entrou num processo socialista de adoção do Comunismo. E os EUA seguiram no Capitalismo, que acabou globalizando-se e derrubando o muro de Berlim. 

Mas se o Capitalismo surgiu como modo de produção e não como ideologia política e se, após a guerra fria, ele se tornou um sistema hegemônico no mundo, por que esse pessoal “da direita” (os ricos e a burguesia que pensa poder ficar rica com neoliberais no poder) ainda tem medinho do Comunismo Burrice! 

Não sabem nada de geografia econômica. Desconhecem o poder de influência da economia sobre os aspectos sociais e políticos de uma nação em contexto mundial. Estão orientados pelo ódio teleguiado. Não leem, não se informam, não fazem uma apreciação crítica das informações e, quando tentam, fazem-no sem o distanciamento crítico necessário, já movidos pela força do ódio e absolutamente enredados em sugestão coletiva essencialmente capitalista que os abstrai de sua posição à esquerda. Por isso os chamamos de “pobres de direita”. 

Esse povo precisa entender que hoje existe uma Nova Ordem Mundial, e que o espaço geopolítico e a globalização estão todos interligados, não havendo lugar para a concretização do Comunismo marxista, nem do Socialismo leninista. 

O máximo que essas ideologias conseguem fazer é congregar seus adeptos sob uma legenda político partidária muito eficaz no poder legislativo, para conter as contradições capitalistas e dar um pouco de dignidade à maioria da população, que sobrevive à margem do sistema hegemônico.  Portanto, só o mau-caratismo justifica o voto em candidatos de direita. Por quê? Porque tem gente rica que reconhece que, tanto faz direita ou esquerda no poder, vai continuar rica. Por isso vota a favor do equilíbrio e da coesão social orgânica (Durkheim). 

A burguesia (classe média) é a categoria social mais iludida, porque vive acreditando romanticamente que vai chegar ao topo da pirâmide social, mesmo que nunca chegue. Sonega imposto, pedala, faz gato de energia elétrica, faz gato na declaração de imposto de renda, coloca bens e empresas em nomes de laranjas, casa por interesse, aplica golpes, puxa-saco de políticos, para conseguir cargos e vantagens, faz o escambau para conseguir ficar rica, mas não fica. O máximo que consegue é ferrar a vida dos outros. 

Aprendam isto: só fica rico quem já nasce rico, herdeiro de uma grande fortuna, quem rouba ou quem tiver a sorte de ganhar na Mega-sena. Ninguém fica rico trabalhando honestamente. No Capitalismo, não. Estou falando de regra. Não de exceções. Exceções não mudam a ordem mundial. E por falar em ordem mundial, ainda tem o Coronavírus, que chegou chegando, impondo não só uma crise na saúde pública, mas uma crise econômica que expõe ainda mais as contradições do Capitalismo neoliberal, assim como a  incompetência de governantes como Bolsonaro. 

Se a China emplacar a vacina contra o Coronavírus, poderemos ter um novo mapa geopolítico, considerando-se que, após a guerra fria, o que determina o conceito de superpotência não é mai exclusivamente o aparato militar, mas também seu potencial econômico. Entenderam agora por que Bolsonaro inventa presepada para suspender testes da vacina chinesa no Brasil? 

Esse é o verdadeiro desespero para desqualificar candidatos da esquerda na disputa por cargos executivos. Eles fazem oposição ferrenha ao governo Bolsonaro, são afiliados a partidos cuja matriz ideológica é socialista democrata. São destemidos, corajosos, informados, políticos experientes, tanto no legislativo, donde são egressos, como no executivo por onde hajam passado, sem dúvida alguma, são do lado do povo. 

Mas o marketing canalha da direita já está apelando para a rivalidade marketeira. Querem pintá-los como ladrões, para fazer a oposição “bandido X polícia”. Colocam até delegados e policiais para serem candidatos. Aqui em Belém, colocaram um delegado da Polícia Federal, a mesma que faz vista grossa para as acusações contra a família Bolsonaro e para denúncias de irregularidades nas investigações do assassinato de Marielle Franco, que por sinal também era do PSOL. 

Mas, voltando ao tema do post, depois da guerra fria, nações como Coreia do Norte, Cuba, China, Laos e Vietnã resolveram seguir com o propósito de implementar o Comunismo. Mas nem nesses países existe o Comunismo tal qual o conceberam seus ideólogos. Por quê? Porque O MUNDO É CAPITALISTA. Os ideais socialistas surgem lá no comecinho do século XVI, com um cara chamado Thomas More, que escreveu um livro sobre como seria uma sociedade onde a propriedade fosse comum, mas olha o nome do livro: “Utopia”. 

De acordo com os ideais socialistas, os meios de produção devem pertencer ao Estado e ser controlados pelos trabalhadores. Em tese, isto seria o Comunismo.  Mas um dos muitos exemplos de que isso não existe entre nós foi a privatização das estatais que controlavam serviços essenciais, como os de telecomunicações e de concessão de energia elétrica. 

NO BRASIL NUNCA EXISTIU NEM SOCIALISMO, MUITO MENOS COMUNISMO. Aqui, como em todos os países que têm empresas privadas, existem ricos e pobres. Num país verdadeiramente socialista que esteja preparando a implementação do Comunismo, se toda propriedade é pública, ninguém é rico e ninguém é pobre. No Comunismo, então, a palavra “propriedade” nem existe. Tudo é bem comum, e a produção é dividida igualmente entre todo mundo, inclusive entre quem não trabalhou. Não tem esse papo de “quem não trabalha, não come”. A noção de justiça comunista passa longe desses ideais meritocráticos. 

Então aqui, os ideais socialistas - inclusive nos governos de Lula e Dilma, assim como nos dois mandatos de Edmílson Rodrigues na prefeitura de Belém - conviveram e convivem pacificamente com a distribuição meritocrática da produção, como jamais aconteceria num governo comunista.  No Comunismo o critério de distribuição é a NECESSIDADE. Não importa quem trabalhou. Não existe a distinção entre patrão e empregado. Todo mundo trabalha para todos. Em que lugar do mundo isso existe?

Sobre o autor
Helder Bentes* é professor de Língua Portuguesa e Literatura, na educação básica e superior, em Belém do Pará. Está escrevendo textos sobre política para educar leitores ao voto com consciência de classe.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.