quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

.: Crítica de "O Orfanato", drama com cenas de produções de Bollywood

 

Produção dirigida por Shahrbanoo Sadat conta a história de jovem fã de Bollywood que mora nas ruas de Cabul

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em dezembro de 2020

O longa afegão "O Orfanato", dirigido por Shahrbanoo Sadat, inicia com o jovem de 15 anos, fã dos filmes indianos, cinema de Bollywood, Qodrat (Qodratollah Qadiri), acordando dentro de um carro abandonado, no ano de 1989, durante o governo pró-soviético. O adolescente órfão, morador das ruas de Cabul, para se manter, atua como cambista com os ingressos do cinema local. 

Contudo, o cinéfilo juvenil é detido pela polícia e é levado para o orfanato soviético. Lá, faz novas amizades e, durante as atividades, até cai de amores por uma garota -com direito a videoclipe de casal apaixonado. Embora tal história romântica não se desenvolva no filme de quase 90 minutos, há outra sequência musical de relacionamento do protagonista, mas com um grande amigo fã de futebol, que veste a camisa argentina número 10, de Diego Maradona.

O filme distribuído no Brasil pela Supo Mungam Films, a trama inspirada no diário não-publicado de Anwar Hashimi, que atua como o supervisor do orfanato, é uma aula sobre a dura realidade no Afeganistão, desde o final dos anos 80. Com cenário de guerra, ao fundo, o realismo presente na produção é suavizado com cenas nitidamente inspiradas em musicais de Bollywood, incluindo o desfecho -mas não espere o óbvio habitual. 

A diretora Shahrbanoo Sadat, oferece uma produção mais contemplativa entranhada de crueza, mas desperta sensibilidade do público, uma vez que há muita humanidade no protagonista e os personagens com quem ele se relaciona. Assim, a história Qodrat é um processo de amadurecimento, permeado de fantasia. 

"O Orfanato", exibido em diversos festivais como de Cannes,  Munique, Bruxelas, Sarajevo, Chicago, Londres, Busan e levou o Arau de Ouro de Melhor Filme no Festival de Reyjavik, é a segunda parte de uma pentalogia planejada pela diretora Shahrbanoo Sadat, iniciada com "Lobo e Ovelha". Vale a pena assistir!


Filme: O Orfanato (Parwareshghah /Afeganistão,Dinamarca,Alemanha,França)

Direção:  Shahrbanoo Sadat

Elenco:  Qodratollah Qadiri, Sediqa Rasuli, Masihullah Feraji, Hasibullah Rasooli, Ahmad Fayaz Osmani, AnwarHashimi

Ano: 2019 

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama/Fantasia/Musical

Classificação Indicativa: 14 anos

Distribuição: Supo Mungam Films

Lançamento:  03/12/2020 

Plataformas: NOW e VIVO PLAY

Nas redes sociais: facebook.com/SupoMungamFilmsinstagram.com/supomungamfilms

Trailer: 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.