domingo, 6 de dezembro de 2020

.: Nick Mason volta ao som progressivo dos anos 60 e 70


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

O baterista do Pink Floyd, Nick Mason, decidiu resgatar o som que sua antiga banda produzia essencialmente nos anos 60, quando era liderada por Syd Barrett, além de outras compostas no início da década seguinte. Ele formou em 2018 a Saucerful of Secrets, uma banda inglesa de rock psicodélico e progressivo com o guitarrista Lee Harris. E agora foi lançado um CD duplo gravado ao vivo em Londres com o registro desse projeto, que foi bem recebido pela crítica especializada.

A banda inclui Gary Kemp do Spandau Ballet nas guitarras e vocais e o colaborador de longa data do Pink Floyd, Guy Pratt, no baixo e vocais. Mason disse que o grupo não era uma banda de tributo, mas queria "capturar o espírito" da época; ele enfatizou que Kemp não era um substituto para o vocalista original do Pink Floyd Syd Barrett, que deixou a banda em 1968.

O grupo fez sua estreia ao vivo em maio de 2018 em frente a um público convidado no Dingwalls em Londres, tocando uma seleção de material do Pink Floyd lançado antes de seu álbum de 1973, "The Dark Side of the Moon". Isso foi seguido por três pequenos shows no Half Moon, Putney e uma turnê europeia em setembro de 2018.

"Saucerful Of Secrets Live At The Roundhouse" de Nick Mason é uma gravação ao vivo tirada dos shows esgotados da banda no lendário local de Londres em maio de 2019. Recebendo grande aclamação durante sua primeira turnê, Live At The Roundhouse captura a verdadeira essência de uma banda revivida a música que raramente aparecia nos shows ao vivo do Pink Floyd desde aqueles primeiros dias e algumas das canções que nunca foram tocadas pelo Floyd. 

No setlist do show consta "Arnold Layne" e "Vegetable Man" e a jornada psicodélica de "Interstellar Overdrive", além de peças mais suaves  "Green Is the Color", "Saucerful of Secrets" de Nick Mason soa como uma banda atual e certamente emocionada por estar revivendo a música que raramente aparecia nos shows ao vivo do Floyd desde aqueles primeiros dias.

"One Of These Days"

"Astronomy Domine"

"Fearless"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.