segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

.: Edições especiais de clássicos de George Orwell entre os mais vendidos


Após 70 anos da morte do jornalista, escritor e ensaísta político Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, os seus famosos livros "A Revolução dos Bichos" e "1984" ganham versões modernas pelo Selo Via Leitura, da Editora Edipro. 

No dia 1º de janeiro, o grupo editorial relançou os dois maiores clássicos de Orwell com textos adicionais escritos pelo próprio autor. Na Amazon, "A Revolução dos Bichos" já lidera o primeiro lugar na categoria de Mais Vendidos em Literatura e Ficção Britânica e, "1984" é o primeiro colocado na categoria de Mais Vendido em História e Teoria Política e Ciências Sociais. Ainda, as novas versões dos livros possuem tradução direta dos originais assinadas por Alexandre Barbosa de Souza, ex-editor da Biblioteca Azul, Cosac Naify e Editora 34.

Clássicos de George Orwell ganham edições especiais pela Editora Edipro
Textos integrais traduzidos por Alexandre Barbosa de Souza, "A Revolução dos Bichos" e "1984" contam com prefácios adicionais do famoso escritor, além de brindes exclusivos produzidos pelo artista plástico Carlo Giovanni. Após 70 anos da morte do jornalista, escritor e ensaísta político Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, os seus famosos livros ganham versões modernas pelo Selo Via Leitura, da Editora Edipro. 

"A Revolução dos Bichos", escrita em 1945, é uma fábula moderna que satiriza o totalitarismo, a hipocrisia da tirania e a busca pelo poder, no qual alguns oprimidos se tornam opressores. Eleito pela revista Time como um dos cem melhores livros já publicados em língua inglesa, este livro é um alerta contra os perigos da corrupção humana até mesmo nos mais bem-intencionados projetos políticos.

Já "1984", um dos mais importantes romances de ficção científica do século XX, publicada em 1949, pouco antes da morte do autor, é considerado um drama distópico que cristalizou a mítica do Grande Irmão (câmeras do governo que controlam toda população). Essa sátira política ambientada em uma distopia futurista, também entrou na lista dos cem melhores romances de língua inglesa da revista Time. Mesmo na atualidade, 1984 ainda traz uma valiosa reflexão sobre os malefícios do totalitarismo em qualquer época.

"Como você poderá ter um slogan como 'liberdade é escravidão' quando o conceito de liberdade tiver sido abolido? Todo o clima do pensamento será diferente. Na verdade, não haverá mais pensamento; nem necessidade de pensar.  Ortodoxia significa não pensar; não haver necessidade de pensar. Ortodoxia é inconsciência." (P. 53, Livro "1984")

A nova edição de "A Revolução dos Bichos" inclui os prefácios “A liberdade de imprensa”, cujo manuscrito de George Orwell foi descoberto em 1972, e o famoso “Prefácio à edição ucraniana”, de 1947. O livro "1984" inclui o apêndice “Os princípios da novilíngua”, também escrito pelo autor. Ainda, ambos os livros relançados pela Editora Edipro contam com brindes especiais em todos os exemplares: dois postais e dois marcadores personalizados. As artes dos brindes e das capas são de Carlo Giovani, ilustrador porto alegrense que atualmente vive em Portugal, trabalhando em projetos na Europa e nas Américas.


Sobre o autor
George Orwell (1903-1950) foi escritor, jornalista e ensaísta político. Nascido na Índia, ainda sob o domínio britânico, cresceu na Inglaterra, no interior de Oxfordshire. Já na infância, compunha poemas e sonhava em tornar-se um escritor famoso. Depois de concluir seus estudos, alistou-se na Polícia Imperial Britânica. Serviu na Birmânia de 1922 a 1927, quando retornou à Inglaterra. Nessa época, decidiu pedir demissão da polícia e dar início à sua carreira de escritor.

Entre 1928 e 1929, morou em Paris, período em que escreveu contos e romances que ninguém queria publicar. Ele os destruiu todos na mesma época. Somente a partir de 1934 passou a viver com a renda proporcionada por seus escritos. Filiado ao Partido Operário de Unificação Marxista, lutou na Guerra Civil Espanhola em 1939. Na ocasião, um ferimento a bala danificou suas cordas vocais, prejudicando de modo permanente a sua voz. Morreu em Londres, em 1950, de tuberculose, aos 46 anos de idade. 

Sobre o tradutor  
Alexandre Barbosa de Souza é ex-editor da Biblioteca Azul, Cosac Naify e Editora 34. Além de editor e escritor, Souza é responsável pela versão brasileira de grandes clássicos, como Moby Dick e Alice através do espelho

Sobre o capista
Carlo Giovani, ilustrador e artista plástico porto alegrense que atualmente vive em Portugal, trabalhando em projetos na Europa e nas Américas. Giovanni trabalha com técnicas de recorte em papel, que conferem uma assinatura única em suas obras.

Ficha técnica 
Editora: Via Leitura 
Assunto: literatura 
Autor: George Orwell
ISBN: 9786587034102 
Edição: 1ª edição, 2021
Número de páginas: 96
Link para compra: https://amzn.to/39eFXHO

Ficha técnica 
Editora: Via Leitura 
Assunto: literatura 
Título: "1984"
Autor: George Orwell
ISBN: 9786587034201 
Edição: 1ª edição, 2021 
Número de páginas: 288 
Preço: R$ 24,50 
Link para compra: https://amzn.to/35r1ax0


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.