domingo, 21 de fevereiro de 2021

.: Por que 1984 é um ano emblemático no universo da cultura pop?


De George Orwell à Mulher Maravilha, 1984 é um ano de acontecimentos importantes.

O ano de 1984 é um ícone que serviu de inspiração para muitas obras - como a distopia homônima de George Orwell (que ganhou uma edição especialíssima lançada pela Companhia das Letras), e o filme Mulher-Maravilha "1984", recém-estreado nas plataformas digitais para venda e/ou locação. Apesar de ser uma aventura de ficção, o enredo da super-heroína usa como plano de fundo um momento histórico que realmente afligia a todos: a Guerra Fria.

O ano também inspirou a nona temporada da série de televisão American Horror Story, do FX. "1984", de Ryan Murphy, estreou em 18 de setembro de 2019, muito influenciada pelos clássicos filmes de terror slasher dos anos 1980, tendo como exemplos filmes clássicos como "A Hora do Pesadelo" e Sexta-Feira 13.

No mundo real, o Brasil fervia com os comícios das Diretas Já, movimento civil contra a ditadura militar. O ano também marcou a inauguração do sambódromo do Rio de Janeiro, com o primeiro desfile das escolas de samba, e a estreia de Ayrton Senna na Fórmula-1 no Grande Prêmio do Brasil, disputado em 25 de março.

No segmento tecnológico, em 1984  temos um dos principais avanços com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal, que foi apresentado em campanha transmitida durante o Super Bowl XVIII. No mesmo ano foi lançado o CD-player, que revolucionou o mercado fonográfico. Quando falamos de música, o início do ano foi maravilhoso para Michael Jackson, que batia o recorde de vitórias no Grammy pelo disco "Thriller", lançado em 1982. 

Foi em 1984  que também aconteceu o primeiro MTV VMA, no qual Madonna se produziu com um vestido de noiva e protagonizou a histórica performance da música "Like a Virgin", mas perdeu o prêmio de melhor clipe feminino para Cyndi Lauper, com seu "Girls Just Wanna Have Fun", também excelente.

Filmes icônicos como "Os Caça-Fantasmas", "Indiana Jones", "Gremlins" e "O Exterminador do Futuro" chegavam aos cinemas. A cerimônia do Oscar de 1984  nomeou o longa "Laços de Ternura" como grande vencedor do ano.

Muitas outras coisas aconteceram durante o ano - e todos podem ter um gostinho da 1984 vivida por Diana Prince no filme "Mulher-Maravilha 1984". Para saber como ela salva o mundo e enfrenta os novos inimigos Max Lord e Mulher-Leopardo alugue ou compre a produção nas principais plataformas digitais on demand como Apple TV, Claro, Google Play, SKY Play, VIVO Play e Uol Play. "Mulher-Maravilha 1984" já está disponível nas versões dublada e legendada.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.