segunda-feira, 5 de abril de 2021

.: Atriz Priscila Assum estreia "Caótica" com direção de Fabio Strazzer


Durante a pandemia, Priscila Assum escreveu o seu primeiro solo: "Caótica - Uma Ótica Bem-humorada sobre o Meu Caos". A direção é de Fabio Strazzer, com provocação artística da diretora teatral premiada Duda Maia. A estreia será na próxima quinta-feira,  dia 8 de abril, no YouTube.


Na próxima quinta-feira, dia 8 de abril, às 21h, estreia o solo "Caótica - Uma Ótica Bem-humorada sobre o Meu Caos", no YouTube. Serão apenas quatro apresentações nos dias 8, 9, 10 e 11 de abril. A "peça- metragem" ou "filme ao vivo" conta com a interpretação da atriz Priscila Assum - ela também assina o texto, que marca sua estreia como autora. A comédia conta com a direção experiente de Fabio Strazzer, diretor de dramaturgia da TV Globo, e com a provocação artística da diretora teatral Duda Maia - um dos principais nomes do teatro brasileiro, ela acumula diversos prêmios como Shell, APTR, Bibi Ferreira, entre outros.

O novo trabalho, escrito durante a pandemia, levanta uma reflexão bem-humorada sobre a ansiedade segundo a ótica feminina. A protagonista é uma mulher que se divide em múltiplos papéis e enfrenta uma crise de ansiedade aguda causada pela tentativa de corresponder ao padrão da mulher ideal imposto pela sociedade contemporânea.

A protagonista faz um paralelo entre o seu caos pessoal e a crise que forçou o mundo a parar. Ela enxerga nesta “pausa forçada” uma oportunidade de olhar para si e se reconhecer em meio às inúmeras máscaras que havia criado para viver. Priscila interpreta diferentes personagens e alterna entre narração e dramatização, em um ágil e divertido jogo cênico que explora as possibilidades do teatro e os recursos audiovisuais, revelando a linguagem híbrida da obra.

“Para essas exibições de 'Caótica' via YouTube, tive a sorte de poder contar com uma equipe que reúne profissionais tanto do audiovisual quanto do teatro. Dessa forma, somamos os recursos que cada um desses veículos nos traz para contar essa história de maneira criativa, divertida e ágil. Nesse momento tão delicado, acho importante levar um pouco de diversão para as pessoas”, acrescenta a autora e atriz Priscila Assum. O espetáculo será realizado devido ao patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital da Lei Aldir Blanc RJ/Retomada Cultural.


Ansiedade e arte

A ansiedade é considerada o mal do século e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno e as mulheres são as mais afetadas por ele. Abordar o assunto, mesmo que de forma leve e bem-humorada, é essencial para reforçar a relevância do tema. 

"Caótica" convida o público para participar do universo desta mulher e testemunhar o diálogo sensível e divertido dela consigo mesma. A personagem, ao compartilhar suas experiências, atua como uma rede de suporte e empatia. No dia 11 de abril, domingo, a apresentação terá tradução em Libras. Antes do espetáculo começar, haverá uma audiodescrição narrada pela atriz situando as pessoas com deficiência visual em relação aos espaços, objetos, figurinos e adereços utilizados durante a exibição.


Sinopse do espetáculo

"Caótica" é um solo que usa a linguagem da comédia para abordar a questão da ansiedade (agravada pela pandemia) sob a ótica feminina. A narrativa apresenta o universo de uma mulher, profissional exemplar, casada e mãe que sofre com os sintomas de ansiedade: insônia, dificuldades de concentração, taquicardia, transpiração excessiva e falta de ar. Para resolver o problema, ela busca ajuda de médicos, terapeutas e gurus. Seu maior desejo no momento é que sua vida volte ao normal. 

Nesta jornada, ela se envolve em situações absurdas, não perdendo a oportunidade de rir de si mesma. A protagonista traça um paralelo entre seu caos pessoal e a crise mundial que forçou o mundo a parar. Ela enxerga nesta “pausa forçada” uma oportunidade de olhar para si e se reconhecer em meio às inúmeras máscaras que havia criado para corresponder à imagem da mulher ideal, segundo os padrões impostos pela sociedade contemporânea.


Fabio Strazzer - Diretor
Diretor de dramaturgia da Rede Globo desde 2007, tendo em seu currículo inúmeras novelas de sucesso como "Escrito nas Estrelas", "A Força do Querer", "O Outro Lado do Paraíso" e "Jóia Rara" (vencedora do Emmy de melhor novela), entre outras; e séries como "Casos e Acasos" e "Por Toda a Minha Vida". Atualmente, integra a equipe de direção da novela "Pantanal", que será exibida pela Rede Globo. 


Duda Maia - Provocadora Artística 
Formada pela Escola de Dança Angel Vianna, foi professora de corpo do Curso Profissionalizante de Atores da CAL (1998-2008). De 1996 a 2006, foi diretora e coreógrafa da Trupe do Passo. Duda é hoje um dos principais nomes da direção teatral no Brasil. Dirigiu diversos espetáculos que foram sucesso de público e crítica, entre eles destacam-se "Elza", "AUÊ" e "A Gaiola".  Duda já recebeu vários dos prêmios mais importantes no país na categoria Melhor Direção como Zilka Sallaberry, Shell, Cesgranrio, Botequim Cultural, Prêmio APCA, Bibi Ferreira, Prêmio Reverência de Teatro Musical e Prêmio CBTIJ.


Priscila Assum - Atriz
Atriz carioca com ampla experiência em teatro, cinema e TV, Priscila trabalhou com os principais diretores da atualidade. Premiada em diversos festivais de cinema por sua atuação em filmes como "Como Nascem os Anjos", de Murilo Salles. Em 2020, fez parte do elenco da série "Reality Z" (Conspiração Filmes), exibida pela Netflix e dirigida por Cláudio Torres. Em 2018, Priscila protagonizou o longa "Despedida de Noivado" de Roberto Santucci, com lançamento previsto para 2021. Em 2017 e 2018 fez parte do elenco da novela "O Outro Lado do Paraíso" (TV Globo), de Walcyr Carrasco, e atuou na série de sucesso "O Mecanismo", na Netflix, dirigida por José Padilha. Nos cinemas, esteve em cartaz na comédia "Tudo Acaba em Festa", de André Pellenz, com sua atuação destacada pela crítica especializada, e A Menina Índigo, de Wagner de Assis - mesmo diretor de Nosso Lar.


Ficha Técnica:
Espetáculo: 
"Caótica - Uma Ótica Bem-humorada sobre o Meu Caos"
Texto e Atuação:
Priscila Assum
Direção: Fabio Strazze
Provocação artística: Duda Maia
Supervisão de texto: Leandro Muniz
Assistente de direção: Kika Werner
Direção musical: Rodolpho Rebuzzi
Música original: Rodolpho Rebuzzi e Marcos Amorim
Direção de arte: Mayra Renna
Figurino: Bruno Perlatto
Direção de fotografia e montagem: Marcelo Gibson
Live streaming: Ghetto Filmes
Projeto gráfico: Edu Juffer
Assessoria de imprensa: Cristiana Lobo / Círculo Comunicação
Coordenação de produção: Renata Campos
Gerência financeira: Estufa de Ideias
Realização: Pri Assum


Serviço:
Espetáculo: 
"Caótica - Uma Ótica Bem-humorada sobre o Meu Caos"
Estreia:
 quinta-feira, dia 8 de abril
Temporada: dias 8, 9, 10 e 11 de abril
Horário: 21h
Canal: http://bit.ly/3rErQDE
Gênero:
comédia
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: comédia
Gratuito


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.