quarta-feira, 7 de abril de 2021

.: Companhia de teatro apresenta espetáculo online com acessibilidade


Companhia de teatro apresenta o segundo espetáculo online com acessibilidade em libras nesta quarta-feira. Serão três apresentações pelos canais do Youtube da Biblioteca Sinhá Junqueira e Associação de Surdos de São Carlos. Foto: VGCOM - Cia. Libélulas

A Companhia Libélulas se inspirou em Ribeirão Preto para contar três histórias visuais através do teatro de sombras: "Povos do Aquífero Guarani", "O Anão do Palace" e "Os Caiapós e o Velho Diabo". Após a apresentação do primeiro espetáculo, que aconteceu na quarta-feira passada,  a Companhia segue com as apresentações no Youtube da Biblioteca Sinhá Junqueira e da Associação de Surdos de São Carlos.

Os eventos online estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e cresceu ainda mais em 2020/2021 com a pandemia. Mas pensar em um evento virtual não é tão fácil como muitos pensam, é preciso muito cuidado na hora da exibição, principalmente na acessibilidade, pois mais de 60 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência ou limitação. E foi pensando nesse acesso que a Cia. Libélulas montou seus espetáculos, além de mostrar o teatro de sombras que muitos não conhecem.

Para montar os espetáculos o grupo buscou inspiração em suas referências, na originalidade do seu povo e do bioma. Trazendo um encontro de fantasia e de identidade da cidade. “Com esse projeto, pretende-se chegar à diversas audiências. Procuramos por uma diversidade do público e nesse trabalho damos um passo para a acessibilidade em Libras, para que possamos começar a dialogar artisticamente com o público surdo, principalmente na região de Ribeirão Preto”, conta Daniele Viola, atriz-sombrista e produtora executiva da Cia. Libélulas. 

O projeto “Sombras do Interior: Rastros Expressos em Imagens” foi selecionado pelo PROAC Expresso Lei Aldir Blanc 38/2020 e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Sobre a Cia. Libélulas
A Cia. Libélulas foi formada em 2015. Hoje a companhia trabalha em dois núcleos, um em Florianópolis/SC e outro em Ribeirão Preto. Tem em sua trajetória seis espetáculos e a participação em festivais nacionais e internacionais. Atua, principalmente, nas linguagens do Teatro de Sombras, Máscaras Teatrais e Teatro Performativo.


Sobre Ribeirão Preto:
É um dos maiores municípios do Estado de São Paulo, com uma área de 652,2 km² e com mais de 710 mil habitantes. Está há uma distância de 315km da Capital Paulista, numa altitude média de 546,8 m.   Ribeirão Preto foi fundada por fazendeiros em 1856. Em 1883 a cidade teve sua transformação através da plantação de café. Já foi também o maior produtor de açúcar e álcool do mundo. Hoje a cidade é conhecida como a “Capital do Agronegócio”, devido a sua alta produtividade no setor de agronegócio e tecnologia.


Símbolo de Língua Brasileira de Sinais
A Língua Brasileira de Sinais é uma linguagem usada por deficientes auditivos e intérpretes para a comunicação entre eles, surdos e ouvintes. O símbolo é utilizado para indicar que o evento, palestra, visita guiada ou algum tipo de mídia audiovisual conta com intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Em sites, este símbolo informa que oferecem um tradutor de português para Libras.   A representação do símbolo consiste em pictograma branco sobre um fundo azul. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo.


Os espetáculos:   
"O Anão do Palace" - Um mistério. Anos 50. Ribeirão Preto. Tarde da noite, a ligação de uma mulher. A Policial que atende vai verificar o que ocorre no Hotel Palace. Ao adentrar ao local é surpreendida por uma pessoa, um ser, adulto e de baixa estatura. Depois deste encontro, ninguém mais ouve falar das pessoas envolvidas no estranho acontecimento, resta apenas um boato do Anão do Palace.


"Os Caiapós e o Velho Diabo" - Um povo vive harmoniosamente na região que hoje chamamos de Ribeirão Preto, plantam milho, mandioca, além de ervas e plantas medicinais. Sob os fortes raios solares, imersos na vegetação do cerrado, onde os Caiapós vivem. Até que os bandeirantes chegam invadindo as terras e causando destruição. Eles são liderados por um homem que é chamado por eles de Anhanguera, o Velho Diabo.


Serviço
7 de abril - "O Anão do Palace"
10h30 e 16h -
YouTube da Biblioteca Sinhá Junqueira
19h - YouTube da Associação de Surdos de São Carlos

14 de abril - "Os Caiapós e o Velho Diabo"
10h30 e 16h -
YouTube da Biblioteca Sinhá Junqueira
19h - YouTube da Associação de Surdos de São Carlos

18 de abril - Encerramento (apresentação dos três vídeos em sequência)
18h -
Facebook da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB-UNIMA) e Youtube da Cia. Libélulas
Onde: YouTube da Biblioteca Sinhá Junqueira e da Associação de Surdos de São Carlos
Gratuito e online.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.