segunda-feira, 19 de abril de 2021

.: Resenha de "A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria"

 

Por: Mary Ellen Farias dos Santos


O livro "A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria", escrito pelo pastor Yago Martins e publicado pela Editora Record em 252 páginas incomoda ao trazer à tona a realidade dos moradores de rua, fato para o qual muitos insistem em tapar os olhos. Martins foi além ao se disfarçar de mendigo para entender como é a vida que ninguém deseja ter. Assim, retrata também a economia que mantém essa roda problemática a girar sem parar.

O livro dividido em três partes: "As Duas Filhas da Sanguessuga", "As Ruas Escuras da Alma" e "O Cadáver da Fé", é composto por sete capítulos, além de apresentar um texto de introdução e conclusão. "A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria" expõe em letras garrafais que a miséria de um, na verdade "uns", pode ser o ganha-pão do outro. "Claro que nem toda pessoa que paga suas contas através do gerenciamento de ações de caridade possui sentimentos oportunistas, mas é de espantar que existem tantos profissionais da caridade que se esforçam em propagar as ideias políticas mais famosas por manter pessoas na pobreza durante mais tempo. Se, nestes casos, isto for mesmo proposital e pensado, há uma genialidade macabra na indústria da generosidade", expõe o autor.

Escrita pela ótica do pastor, a obra também apresenta relatos como o de Soares, policial militar de 59 anos, que vive na rua há três. "A mulher morreu de leptospirose. Ele não teve coragem de ir ao enterro. Diz que pegou o carro do filho, acelerou o máximo que pôde e bateu em um poste. Dias de coma e algumas cirurgias. [...] Foi do hospital direto para a rua porque não aguentava olhar para os filhos.

Yago Martins registra em "A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria" que tentou comer lixo, mas vomitou. "Vomitei por comer o que para outros é dejeto. Vomitei pelo que aquilo representava, não pela alimentação em si. Tenho ânsias de vômito só de escrever isto". Contudo, o morador de rua Marcelo revela comer lixo e não vomitar. "Para ele é natural. O que precisa acontecer no psicológico de uma pessoa para que ela consiga se contentar em comer dejetos domésticos?"

A obra é um estudo que retrata a vida do homem nas ruas e conscientiza a respeito das variantes que levam a essa sobrevivência. "Não somos tão diferentes de mendigos. A tentativa humana de fugir da inevitabilidade da morte através de um apego cada vez maior à existência terrena é tão fútil e fracassada quanto as braçadas de desespero de quem tenta se agarrar às ondas para evitar o afogamento. Todos vamos morrer. Mais que isso, todos já estamos morrendo. E, considerando a brevidade da vida humana, sempre é mais cedo, nunca mais tarde. Numa perspectiva a longo prazo, todas as expectativas de vida tendem a zero."

"A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria" é um livro que expõe um problema que, geralmente, insiste em ser jogado para debaixo do tapete. A publicação destaca a brevidade da vida humana, o apego excessivo à futilidade e a necessidade de ver o próximo como alguém que pode precisar de sua ajuda. No entanto, usa a ideia do trabalho de entidades religiosas voltado a esse público, ainda que o Brasil seja um país laico. "O trabalho e sua teologia podem ser úteis no estabelecimento so senso humano de dignidade cósmica".

Ao analisar os efeitos colaterais da caridade durante o ano em que viveu nas ruas, mesmo sem muita fundamentação teórica, o autor apega-se a própria visão diante do que experienciou. Por outro lado, Yago Martins lança luz a um tema esquecido. 

Autor: Yago Martins é pastor batista e autor de cinco obras sobre cristianismo. Dá aulas de teologia e de economia em níveis de graduação e pós-graduação em Fortaleza, São Paulo e Brasília, além de palestras por todo o Brasil e América Latina. É formado em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana (Londrina/PR), especialista em Escola Austríaca de Economia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (São Paulo/SP) e estudante do Sacrae Theologiae Magister (Th.M) em Teologia Sistemática do Instituto Aubrey Clark (Fortaleza/CE). É presidente do Conselho da Missão GAP, membro do corpo de especialistas do Instituto Ludwig von Mises Brasil e apresentador do canal Dois Dedos de Teologia no YouTube.

Livro: A Máfia dos Mendigos: Como a Caridade Aumenta a Miséria, O Pastor que Fingiu Ser Morador de Rua Explica Por Que Nossas Tentativas de Vencer a Pobreza Continuam Fracassando

Autor: Yago Martins

Editora Record

252 páginas

Venda na Amazon: amzn.to/3aaJPLa


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.