terça-feira, 13 de abril de 2021

.: Estreia de "Sônia - Um Ato por Tolstói", com Mariana Muniz, será nesta terça


Elias Andreato dirige Mariana Muniz no texto inédito "Sônia - Um Ato por Tolstói", que estreia em formato online nesta terça-feira, dia 13 de abril. Foto: Claudio Gimenez


A atriz e bailarina Mariana Muniz estreia monólogo online sobre a vida de Sófia Andrêievna Tolstaia no dia 13 de abril, às 20h pelo YouTube, com direção de Elias Andreato. Neste espetáculo, os dois veteranos trabalham  na dramaturgia do jovem escritor Thiago Sogayar Bechara, com carreira literária e editorial, mas ainda inédito nos palcos.

O solo apresenta Sófia Andrêievna Tolstaia (cujo apelido era Sônia), a viúva de Liev Tolstói, autor de clássicos universais como "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina", a partir de uma visão feminina da relação conjugal que, desde o século XIX, é tema de discussão na filosofia, na sociologia, na psicologia, na política e, claro, na literatura, onde Tolstói deu primazia biográfica para acontecimentos ligados direta ou indiretamente ao seu casamento.

“Dito de outro modo, ouvir Sônia, neste ato de amor ao marido mas também de reivindicação para si própria do reconhecimento que lhe é devido, significa ouvir tantas vozes femininas caladas ao longo de séculos, quantas foram oprimidas por uma supremacia masculina, quando em verdade desempenhavam papel social e pessoal indispensável para a manutenção do status quo da sociedade em seus alicerces machistas de virilidade”, explica Mariana Muniz. 

“Tratando-se de um casal emblemático da literatura mundial, pelo grau de complexidade dos acontecimentos íntimos, e pelo modo sui generis por meio do qual tais conflitos reverberaram na literatura do grande escritor, tornando-se públicos, dar voz à Sônia tem significado simbólico agregado, e funciona imediatamente como metáfora para a discussão de temas universais e contemporâneos do ser humano, como respeito, tolerância, empoderamento feminino, lugar de fala, religiosidade, artes e, claro, amor. Não o amor idealizado em perfeição e equilíbrio estável, mas o amor concreto, construído e manutencionado dia após dia, reforçado com doses de concessão mas também de autoritarismo, ciúmes, posse, e todos os componentes da falibilidade humana que tornam uma relação, inevitavelmente, um laboratório de emoções e investigações sobre a espécie”, finaliza Thiago Bechara.

Sinopse
Preparando-se para receber uma homenagem póstuma feita ao marido, a viúva Sófia Andreiêvna (Sônia) se debate contra as paredes de sua memória e acaba por revelar seu ponto de vista sobre um homem a respeito do qual o mundo inteiro pensava ter direitos. 


Ficha técnica:
Espetáculo:
"Sônia - Um Ato por Tolstói"
Interpretação e figurino: Mariana Muniz
Texto: Tiago Sogayar Bechara
Direção e ambientação cênica: Elias Andreato
Assistente de direção e operação de som: Pedro Scalice
Edição de trilha sonora e vídeomaker: Rafael Petri
Fotos para divulgação: Cláudio Gimenez
Edição de fotos: Fellipe Oliveira
Produção geral: MoviCena Produções
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Designer gráfico: Carolina Venancio
Produção administrativa e financeira: Luciana Venancio


Serviço:
Espetáculo: "Sônia - Um Ato por Tolstói"
Transmissão online pelo YouTube da MoviCena Produções (www.youtube.com/movicenaproducoes)
Temporada de 13 a 22 de abril – terças, quartas e quintas, às 20h.
Ingressos gratuitos.
Duração: 45 minutos
Classificação: 14 anos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.