sábado, 15 de maio de 2021

.: "Protocolo Volpone", um clássico em tempos pandêmicos, no teatro


Comédia criada para comemorar os 20 anos da Cia Bendita Trupe "Protocolo Volpone – Um Clássico em Tempos Pandêmicos" foi o 1º espetáculo presencial a estrear na pandemia, na abertura da fase verde, antes da chegada da vacina, em São Paulo. Foto: Maria Clara Diniz

Em curta temporada online, o espetáculo "Protocolo Volpone" fez temporada presencial no final de 2020. Como o formato presencial com protocolos só permitia a entrada de 20 pessoas por sessão, muitos espectadores não conseguiram ver a peça. Por este motivo, a Bendita Trupe prepara esta pequena temporada online com oito apresentações, de 14 de maio a 5 de junho, sempre às sextas e sábados, as 20h, na qual apresenta a filmagem da peça, com opção de legendas em três línguas (português, inglês e espanhol), no intuito de que espectadores de outros países possam também acompanhar o projeto.

Comédia criada para comemorar os 20 anos da Cia Bendita Trupe, dirigida por Johana Albuquerque, "Protocolo Volpone – Um Clássico em Tempos Pandêmicos" foi o 1º espetáculo presencial a estrear na pandemia, na abertura da fase verde, antes da chegada da vacina, em São Paulo. Convertendo todos os protocolos de segurança em procedimentos e linguagem cênica, o espetáculo recebeu um público restrito de 20 pessoas por sessão, abrigadas em cabines plásticas higienizadas e individuais, que garantiram isolamento e proteção à plateia.

Agora, com a segunda onda da pandemia em 2021, o grupo ganhou o Prêmio de Histórico de Grupo do Proac Lab, para compartilhar apresentações online da filmagem e edição em quatro câmeras do espetáculo, que ocorreu a céu aberto no Estacionamento do Teatro Arthur Azevedo, em novembro de 2020. Como o formato presencial com protocolos só permitia a entrada de 20 pessoas por sessão, muitos espectadores não conseguiram ver a peça.

Por este motivo, a Bendita Trupe prepara esta pequena temporada online com oito apresentações, de 14 de maio a 5 de junho, sempre as sextas e sábados, as 20h, na qual apresenta a filmagem da peça, com opção de legendas em três línguas (português, inglês e espanhol), no intuito de que espectadores de outros países possam também acompanhar o projeto.Visando ainda fomentar a discussão sobre as relações entre artes cênicas, cultura e pandemia, como também, estar de forma ao vivo com os espectadores, acontecerão quatro debates através do Zoom, sendo transmitidos ao vivo pelo Youtube/ProtocoloVolpone e pelo Facebook da Bendita Trupe.

Os debates acontecerão seguidos de roda de perguntas do público via chat, que acompanhará ao vivo a transmissão. Os debates serão realizados as segundas às 18h30, com duas horas de duração, de 17 de maio a 7 de junho, com os seguintes temas e participantes:

Debate 1 – 17 de maio - "O Artista na Linha de Frente da Pandemia", com a Bendita Trupe – Mediação Ruy Cortez (diretor da Cia. da Memória)

Debate 2 – 24 de maio - "A Gestão Cultural na Pandemia", com Pedro Granato (SMCSP / Teatro Pequeno Ato) e Rosana Paulo da Cunha, Gerente de Ação Cultural do Sesc SP – Mediação Johana Albuquerque (idealizadora do projeto)

Debate 3 – 31 de maio - "Ben Jonson: A Comédia da Ganância Ontem e Hoje", com Marcos Daud (tradutor e adaptador Protocolo Volpone) e Ricardo Cardoso (Shakespeare Institute, USP / FAPESP) – Mediação Joca Andreazza (ator do espetáculo)

Debate 4 – 7 de junho - "Teatro na pandemia: o Olhar Crítico". Com Valmir Santos (Teatro Jornal) e Kil Abreu (Cena Aberta + curador de teatro CCSP) – Mediação Cacá Toledo (assistente de direção do espetáculo).

Todos os debates ficarão disponíveis no canal do YouTube do ProtocoloVolpone para quem não puder acompanhar a transmissão ao vivo. A Bendita Trupe deseja inspirar espectadores e artistas de muitos territórios a ousarem estabelecer novos experimentos cênicos protocolares, assim que houver uma melhora no quadro atual que permita a tão esperada abertura.


A equipe
Essa montagem é a mais famosa comédia de Ben Jonson, na versão de Stefan Zweig, e tem adaptação de Marcos Daud. A idealização do projeto e direção é de Johana Albuquerque e o elenco é composto pelos atores Daniel Alvim, Helena Ranaldi, Joca Andreazza, Luciano Gatti, Marcelo Villas Boas, Mauricio de Barros, Pedro Birenbaum, Vanderlei Bernardino, Sergio Pardal e Vera Bonilha.

Na visualidade do espetáculo figuram o cenógrafo Julio Dojcsar, a iluminadora Aline Santini, a figurinista Silvana Marcondes, o diretor musical Pedro Birenbaum e o visagista Leopoldo Pacheco. O projeto conta também com a assistência de direção de Cacá Toledo e produção de Anayan Moretto. 


Sobre o espetáculo
Trata-se de uma adaptação de Volpone, a comédia da ganância, de Ben Jonson, contemporâneo de Shakespeare, um dos textos mais encenados no Reino Unido. O texto ganha uma versão enxugada pelo austríaco Stefan Zweig, nos anos 1920, a partir da qual Marcos Daud fez a versão atualizada para o contemporâneo. Volpone é um homem sem filhos, especialista na arrecadação de riquezas e, para mais acumular, finge estar agonizante e diverte-se com o desfile de bajuladores que, na expectativa de serem contemplados em seu testamento, o enchem de favores e se prestam a todas as humilhações. É uma comédia clássica, com uma embocadura de linguagem aparentemente de época, mas também divertida, cáustica e popular. 

O texto foi encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia nos anos 1950, e Décio de Almeida Prado, crítico que ajudou a formar o público do TBC, assim descreve o texto: ‘Voltore’, ‘Corvino’, ‘Corbaccio’ – Ben Jonson   não   teria reunido assim esse bando de aves de rapina, em torno de Volpone, a astuta raposa velha, se não pretendesse escrever a mais estranha e inesperada das comédias: “a comédia da morte”. A letra da música “Oh, Veneza, Terra dos Sonhos”, escrita especialmente por Bertolt Brecht para uma montagem deste texto pela diretora Elizabeth Hauptmann, em 1952, serviu de inspiração para a abertura deste espetáculo. 


História da montagem
Com protocolos criados para que todos estejam protegidos, a elaboração da obra partiu do desejo do resgate do encontro primordial do teatro, a experiência presencial e efêmera entre o público e a cena (mesmo que de forma restrita). Chegaram, então, ao dispositivo cênico ao ar livre que abriga 20 espectadores em cabines individuais, assim como a atuação e movimentação dos atores no espaço com distanciamento físico entre eles, além do compartilhamento de objetos cênicos através de medidas de proteção, procedimentos que se transformaram em linguagem e criação cênica. A peça estreou no dia 16 de outubro de 2020 e ficou em cartaz neste formato até 08 de novembro, no Estacionamento do Teatro Arthur Azevedo.

Uma particularidade deste projeto é o fato de que a equipe criadora e de produção participaram do espetáculo no papel de “anjos de proteção”. Responsáveis por estabelecer os protocolos dentro da própria cena, direção, figurinista, iluminadora, cenógrafo, diretor musical e produção circulam por dentro do espaço cênico para garantir a troca segura de objetos entre os atores, o traslado de grandes mobiliários, o cuidado com o som e a luz, além de serem os guias da plateia na circulação pelo estacionamento.


Sobre a Bendita Trupe
A Bendita Trupe é um premiado conjunto paulistano, que tem como linha de pesquisa a criação de espetáculos para o público adulto e infantojuvenil, com linguagem crítica e poética voltada ao Brasil contemporâneo. Tem como princípio fundamental estimular a inteligência e o humor de todas as idades, perseguindo o ideal de um teatro "sério" e paradoxalmente, divertido.

Em 2019, realiza a leitura encenada de Volpone, de Ben Jonson, em homenagem ao Teatro Brasileiro de Comédia, na Biblioteca Mario de Andrade,  no  465º  aniversário  da  cidade  de São  Paulo, que resultou na 1ª temporada presencial de Protocolo Volpone, um Clássico em Tempos Pandêmicos, em 2020. Em 2017, produz Hospedeira & Paquiderme: Díptico de Estranhas e Esquizos Dramaturgias, dois monólogos que conversam sobre os colapsos mentais, que estreou no SESC Consolação. Em 2015, encena dois espetáculos de jovens dramaturgos do Sesi – British Council, Solilóquios e Em Abrigo, que esteve em cartaz no Mezanino do SESI Paulista.


Sobre Johana Albuquerque
É diretora, atriz, produtora e pesquisadora teatral. É pós doutora pela ECA/USP e dirige a Bendita Trupe. Tem 20 espetáculos encenados na cidade de São Paulo. Johana também é professora universitária. Além das montagens com a Bendita Trupe, em 2018 dirige a pesquisa cênica Quadro em Branco, numa parceria com o PPGEAC da UniRio, com as professoras atrizes Rosyane Trotta e Jacyan Castilho, uma revisitação ao Auto dos 99%, do Centro Popular da Cultura, CPC, tomando a história da universidade pública brasileira como metáfora da exclusão social no país. Em 2015, Johana dirige o Coletivo Quizumba, um coletivo negro com a pesquisa Santas de Casa Também Fazem Milagres, pela Lei de Fomento ao Teatro, que resultou no espetáculo Oju Orum, na Sala Adoniran Barbosa, no CCSP.


Ficha técnica
Espetáculo:
"Protocolo Volpone"
Texto: Ben Jonson, na versão de Stefan Zweig
Adaptação: Marcos Daud
Idealização e direção: Johana Albuquerque
Assistência de direção: Cacá Toledo
Elenco: Daniel Alvim, Helena Ranaldi, Joca Andreazza, Luciano Gatti, Marcelo Villas Boas, Maurício de Barros, Pedro Birenbaum, Vanderlei Bernardino, Sérgio Pardal e Vera Bonilha.
Cenografia e adereços: Julio Dojcsar
Desenho de luz: Aline Santini
Figurino: Silvana Marcondes
Direção musical, músicas originais, produção de som e teclados: Pedro Birenbaum
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Colaboração nos desenhos de cena: Kenia Dias
Preparação corporal de Kempô: Ciro Godoy
Maquiadora: Jess Inamura
Sonorização: Kako Guirado
Operação de som: Anderson Moura
Assistente de luz e operação: Pajeú Oliveira
Microfonista: Matheus Santos
Design gráfico: Murilo Thaveira
Mídias sociais: JustWebSites
Fotos ensaio e teasers: Marcelo Villas Boas
Fotos divulgação: Maria Clara Diniz
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Filmagem em quatro câmeras e edição do espetáculo: Kim Leekyung e Marcelo Villas Boas
Áudio Studio: Felipe Santana
Legendas: Miguel Aceves Ramos Junior
Tradução legendas inglês: Jorge Minicelli
Tradução legendas espanhol: Iralys Escalona
Transmissão: Daniel Lopes


Ciclo de debates:
Mediadores:
Ruy Cortez; Johana Albuquerque; Joca Andreazza; Cacá Toledo.
Debatedores: Bendita Trupe; Pedro Granato; Marcos Daud; Ricardo Cardoso; Kil Abreu e Valmir Santos.
Produção executiva: Marcelo Leão
Produção: Anayan Moretto
Coordenação geral: Johana Albuquerque
Realização: Bendita Trupe


Serviço
Espetáculo:
"Protocolo Volpone, Um Clássico em Tempos Pandêmicos"
De 14 de maio a 5 de junho, sextas e sábados às 20h.
Duração do espetáculo: 120 minutos
Ingresso: gratuito
Local: Canal do Youtube/Protocolo Volpone
Debates: dias 17, 24 e 31 de maio, e 7 de junho, segundas-feiras das 18h30 às 20h30.
Ingresso: gratuito
Onde: Canal do YouTube/ProtocoloVolponeFacebook da Bendita Trupe



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.