segunda-feira, 3 de maio de 2021

.: Temporada de "Onde Você Estava Quando Acordei" estreia nesta semana


Baseado na obra de Valerie Solanas, espetáculo é uma comédia macabra e que voltou à tona em 2020. Foto: Jetmir Idrizi

O Avessa Grupa, em parceria com Pandêmica Coletivo, apresenta nova temporada da peça online "Onde Você Estava Quando Acordei - Um Atentado Virtual", que nasceu durante a pandemia. O texto apresenta as personagens Vera e Sara numa narrativa atemporal e que demonstram em seus diálogos o desejo de romper com o que as aprisiona. A estreia acontece em 7 de maio e segue até o final do mês com apresentações ao vivo todas as sextas-feiras (dias 7.14, 21 e 28) sempre às 20h.

As personagens Vera (Diane Veloso) e Sara (Giuliana Maria) compartilham de sonhos e desejos. Após 15 anos sem se falarem, as duas se reencontram e a conversa entre elas revela pistas do que as trouxe até ali. Em comum, ambas têm o desejo de romper com o que as aprisiona para seguirem com suas vidas.

Escrito por Sidnei Cruz a partir do “SCUM Manifesto - Uma Proposta para a Destruição do Sexo Masculino” (obra de Valerie Solanas - feminista que ficou conhecida por alvejar Andy Warhol em seu estúdio), “Onde Você Estava Quando Eu Acordei? - Um Atentado Virtual” é uma comédia macabra e que voltou à tona em 2020.

Criado em 2005, o texto surgiu por uma procura de Diane por algo que desse conta de algumas questões do feminino vividas por ela. Ao falar com Sidnei, ele teve a ideia do texto após um sonho e decidiu presenteá-lo à amiga. A partir daí, Diane e Giuliana (então artistas do Grupo Caixa Cênica - Aracaju/SE) começam algumas leituras e intervenções no espaço público, utilizando o procedimento do Bankete. Porém, o espetáculo não chegou a estrear.

Com a chegada da pandemia ao Brasil, e a exigência pelo isolamento social se tornando cada vez mais real, o texto, “adormecido” há quase 15 anos, volta a ter força e ganha muitas camadas, principalmente, inserido no contexto político-pandêmico brasileiro. Com a montagem da peça, Diane quis ressaltar a necessidade das mulheres ganharem voz, principalmente, durante o período de isolamento social.

Foi por esta razão que ela, residente de Sergipe, e a mineira Giuliana, radicada em São Paulo, resolveram resgatar a obra e iniciar sua montagem pelas vias virtuais. A seguir, surgiu a ideia de convidarem a atriz maranhense Flávia Teixeira, que também mora em São Paulo, para a direção do projeto. Surgia aí a Avessa Grupa e "Onde Você Estava Quando Acordei - Um Atentado Virtual"  passou a tomar forma.

As profissionais se propõem a investigar os limites das linguagens teatro/ cinema/ performance em meio à ocupação das redes sociais - único lugar possível de encontro com o público em segurança e de elaboração e produção poética em tempos de pandemia. Assumindo as novas condições impostas pelo distanciamento físico, ocupam as redes como sala de ensaio e projeto a ser investigado em plataformas diversas.

“O que será de nossas vidas, da forma como elaboramos nosso fazer artístico, nossas interações no futuro, não sabemos, mas a necessidade nos faz criar o que desconhecemos e lançá-lo na rede. Algo já mudou, o que propomos já não é teatro, mas se apoia nele, vislumbrando o desejo/sonho de que logo possamos habitá-lo novamente”, Flávia Teixeira.

Focadas no projeto desde março de 2020, elas passam a experimentar o trabalho em plataformas virtuais adaptando o Bankete às condições de isolamento físico para alguns interlocutores mais próximos a partir de maio do mesmo ano. Diante das experiências vividas nesse processo e dos feedbacks coletados, a montagem foi tomando forma e sendo aprimorada para poder estrear ao público em geral em meados de outubro, em parceria com a Pandêmica Coletivo Temporário de Criação e venda de ingressos pela plataforma Sympla. Em janeiro de 2021, o projeto foi apresentado dentro do 11º Festival Popular de Teatro de Fortaleza.

Agora, a produção poderá ser vista e revista a partir de maio de 2021 em sessões periódicas e sempre ao vivo para que o público tenha mais proximidade com as atrizes e viva a experiência mágica que traz o teatro. 

Ficha técnica:
Espetáculo: 
“Onde Você Estava Quando Eu Acordei? - Um Atentado Virtual” 
Direção:
Flávia Teixeira
Atrizes: Diane Veloso e Giuliana Maria
Dramaturgia: Sidnei Cruz
Direção musical: Alex Sant’Anna e Diane Veloso
Design gráfico: Rafaella Simbol
Técnica em audiovisual: Luana Nogueira
Fotos: Jetmir Idrizi


Sobre a Avessa Grupa:
A Avessa é grupa nova, mas tem como essência a mistura das experiências artísticas de cada uma de nós, que não somos tão novinhas assim… A Avessa Grupa se forma em março de 2020, a partir do desejo das atrizes Diane Veloso e Giuliana Maria, de montarem o espetáculo "Onde você estava quando eu acordei?", de Sidnei Cruz, e convidam a atriz Flávia Teixeira para dirigir o projeto. 


Serviço
Espetáculo: 
“Onde Você Estava Quando Eu Acordei? - Um Atentado Virtual”
Temporada: dias 7, 14, 21 e 28 de maio, às 20h
Ingressos: R$ 30
Classificação: 10 anos
Vendas pelo site https://www.sympla.com.br 
Ingressos disponíveis em: https://www.sympla.com.br/produtor/pandemicacoletivotemporario

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.