sábado, 17 de julho de 2021

.: Espetáculo teatral conta a história de menina que sonha em ser astronauta


A peça "ASTRONAUT(A)" da Cia Mar fala de modo lúdico sobre temas urgentes como ciência, machismo, luto e empoderamento. Foto: Fellipe Oliveira


A Cia Mar estará em cartaz de modo online e gratuito com o espetáculo "ASTRONAUT(A)" entre os dias 17 e 26 de julho de junho e 4 de julho (sábados e domingos e uma segunda-feira) no Facebook e YouTube da Casa de Cultura Vila Guilherme (neste sábado, dia 17), no Facebook e YouTube da Casa de Cultura Hip Hop Zona Leste (domingo, dia 18), e nas páginas do Facebook da Casa de Cultura São Rafael, M´Boi Mirim e Tremembé (dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente) sempre às 16h. 

A peça conta a história de Ana, uma menina que tem o sonho de se tornar astronauta e viajar para o espaço. A trama aborda temáticas como a astronomia, o machismo, o luto e o empoderamento. A apresentação tem classificação livre, duração de 60 minutos e conta com intérprete de Libras. Logo após as exibições do final de semana haverá um bate-papo com o elenco e a direção do projeto.

Dirigido por Lucas França e com dramaturgia de Regi Ferreira, o espetáculo gira em torno do drama que Ana vive entre as conversas com a extraterreste Xhépi e sua irmã Jennifer dentro de casa e o bullying que sofre na escola pelo garoto Pedro Juliano, que a ridiculariza por ser uma garota com o sonho de ser astronauta.

Com assuntos sensíveis e urgentes para toda a sociedade, buscar o diálogo com as crianças é a estratégia principal da dramaturgia. “Só vamos entender mesmo como lidar com esses temas quando começarmos a ouvir o que cada criança e adolescente tem a dizer, é a ideia de uma relação de troca, uma relação sem hierarquias”, afirma a Ferreira. A ideia de que existem assuntos que não podem ser discutidos com crianças e adolescentes é rechaçada pela autora. “Os adultos, muitas vezes, têm mais dificuldades para dialogar sobre esses temas do que as próprias crianças e adolescentes e somos nós, “gente grande” que devemos aprender a dialogar de verdade com eles”, comenta.

Além das atrizes Jéssica Policastri e Beatriz Barros e da diretora musical Lua Oliveira, que são as fundadoras da Cia Mar, o elenco conta com a participação das atrizes Nathalia Ernesto e Amanda Chaptiska e da musicista Sandra Valenzuela. O projeto do espetáculo "ASTRONAUT(A)" da Cia Mar foi contemplado pelo ProAC 6/2019 - Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos para o público Infanto-Juvenil.


Cia. Mar
É uma companhia de teatro e contação de histórias que se formou dentro do setor educativo de um grande centro cultural de São Paulo. Jéssica Policastri, atriz e bacharel em letras, Beatriz Barros, atriz e cientista social e Luana Oliveira, musicista e bacharel em percussão, uniram suas diferentes áreas do conhecimento para formar o grupo que pretende discutir questões de grande impacto político e social. Além de projetos em teatro como o espetáculo “ASTRONAUT(A)”, a companhia faz apresentações e cursos de contação de histórias. Em 2019, a Cia foi vencedora na categoria “Revelação” do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.      


Sinopse:
Ana é uma menina diferente, conversa com as estrelas todas as noites e tem um sonho: Tornar-se ASTRONAUT(A) e um dia quem sabe, morar no espaço! No entanto, descobre que isso não será tarefa fácil, pois é preciso enfrentar as piadas entre os colegas de escola que ao descobrirem seu sonho, revelam o seu maior obstáculo: É possível uma menina se tornar astronauta? Só meninos podem ir para o espaço? A jovem acredita que pode ser o que quiser e vivencia coisas mirabolantes entre o real e o imaginário.

Serviço:
"ASTRONAUT(A)" - Cia. Mar (+bate-papo com elenco e direção após apresentações dos finais de semana)
Data: e
ntre os dias 17 e 26 de julho - sábado/domingo e uma segunda-feira, sendo:
Casa de Cultura Vila Guilherme - Casarão

17 de julho - 16h - Via Facebook e YouTube
Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

18 de julho - 16h - Via Facebook e YouTube
Casa de Cultura São Rafael

24 de julho - 16h - Via Facebook
Casa de Cultura M'Boi Mirim

25 de julho - 16h - Via Facebook
Casa de Cultura do Tremembé

26 de julho - 16h - Via Facebook
Horário: 16h
Onde: Canal do YouTube da Cia. Mar - https://www.youtube.com/channel/UCdE-_wDkOI3UFSwG3X6MI2Q


Classificação
livre
Duração: 60 minutos
Online e gratuito
*Intérprete de Libras


Ficha técnica:
"ASTRONAUT(A)"
Realização:
Cia Mar
Idealização: Lucas França e Regi Ferreira
Direção: Lucas França
Direção musical: Lua Oliveira
Dramaturgia: Regi Ferreira
Atrizes: Amanda Chaptiska, Beatriz Barros, Jéssica Policastri e Nathalia Ernesto
Musicistas: Lua Oliveira e Sandra Valenzuela
Visualidade (cenário, figurinos e adereços): Eliseu Weide
Assistentes de visualidade: Bruno Maldegan e Vagner Cavalcante
Designer de luz: Kleber Montanheiro
Operação de luz e fotos: Fellipe Oliveira
Produção fonográfica: Produtora Urbana
Designer gráfico: Henrique Ribeiro
Assessoria de imprensa: BMG Comunicação
Libras: Little Brown Mouse
Produção: Movicena Produções
Assistente de produção: Luciana Venâncio


Versão Audiovisual:
Produção:
Virginia de Ferrante e Cesar Barbosa
Direção: Virginia de Ferrante
Direção de fotografia e câmera: Diego Garc
Câmera: Elisa Ratts
Logger: Marina Duarte
Som direto: Julio Abreu
Montagem: Virginia de Ferrante
Pós-produção de som: Bia Wolf


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.