terça-feira, 20 de julho de 2021

.: Tudo sobre "Doce 22", o segundo álbum de Luísa Sonza


Projeto autoral, composto por 14 faixas, mostra novas facetas da artista, que assina a composição e produção musical do álbum, além do roteiro e direção criativa e codireção dos clipes.

Luísa Sonza, uma das principais artistas pop do país e dona de hits e parcerias inigualáveis, acaba de lançar seu tão aguardado segundo álbum de carreira, “Doce 22”. O projeto, que vem sendo elaborado há cerca de um ano, já está disponível em todas as plataformas de streaming. 

Além do lançamento do álbum, Luísa também está divulgando dois clipes das duas primeiras músicas de trabalho do projeto, as faixas “VIP *-*” e “Melhor Sozinha :-)-:”, ambas disponíveis no canal oficial da cantora no YouTube. 

Os 22 anos de Luísa foram marcados pelo crescimento exponencial da carreira e por diversos episódios sensíveis e difíceis envolvendo seu nome, com ondas de ataque e ódio na web, além de várias fake news. Foi um ano marcante, do qual ela se lembrará muito. Vivendo esse turbilhão de acontecimentos, a cantora embarcou em um mergulho interno e extremamente pessoal, que resultou em “DOCE 22”, que é lançado no mesmo dia do aniversário da artista, hoje (18 de julho), em sua virada para um novo ciclo, no qual ela completa 23 voltas ao sol.

“DOCE 22” é, antes de tudo, um presente da artista para si mesma e para seus fãs, uma forma de expor artisticamente os sentimentos de Luísa diante de tudo o que viveu. Nas folhas de papel, nas teclas do piano e nas cordas do violão, em arranjos criados por ela própria, o que gritava eram as mais variadas emoções. Em “DOCE 22”, Luísa se mostra ainda mais empoderada e mais dona de si, mas também expõe, pela primeira vez, suas fragilidades, medos e incertezas.

O novo trabalho é, de longe, o mais pessoal da jovem e intensa carreira de Luísa, que aproveitou a maior disponibilidade de tempo livre, em virtude da pandemia, para se dedicar a cada detalhe do álbum durante pouco mais de um ano. O envolvimento de Sonza no projeto foi, de fato, total. Além de ser compositora de todas as músicas de “DOCE 22”, ela ainda faz sua estreia como produtora musical do álbum, em parceria com Doug Moda, e assina o roteiro e a direção criativa e codireção de dois clipes do projeto, “VIP *-*” e “Melhor Sozinha :-)-:”.

“DOCE 22” marca um novo momento na trajetória de Luísa Sonza, um lugar de liberdade acima de tudo, de poder expressar o que ela quer, da forma que quiser. Procurando fugir da obviedade que, muitas das vezes, pavimenta o caminho de um artista pop, Luísa quer com o novo álbum ir além de apenas emplacar um novo sucesso, subvertendo as exigências do mercado musical, que demanda uma produção cada vez mais intensa de hits. Ao desobrigar-se de cumprir esse papel, ela faz com que “DOCE 22” chegue não como um objeto especificamente estratégico, mas como um fruto da honestidade e da sinceridade de seu olhar artístico, que, certamente, irá reverberar e perdurar exatamente por sua autenticidade.

Nesse sentido, Luísa aproveitou para conceber a estética visual do projeto com um mergulho nos anos 2000, trazendo sua própria versão de um período marcado por divas pop, como Britney Spears e Christina Aguilera. É dessa década também a inspiração para o nome do álbum, uma alusão ao "Sweet 16", celebração que marca o início da maturidade na vida de uma menina em alguns países, e, também, ao "My Super Sweet 16", reality show da MTV, que durante mais de dez anos fez das vidas de jovens meninas um espetáculo aos olhos dos telespectadores, semelhante ao que aconteceu com Luísa Sonza em 2020, quando completou 22 anos.

“Entrei de gaiato, na brincadeira, era 21 de julho de 2020, dia do meu aniversário, Luísa me ligou e falou ‘Vem pra minha casa? Estou começando o processo do meu disco’. Desde então, tudo mudou! Entrei tão de cabeça nesse projeto que em três  meses virei produtor e diretor musical do ‘Doce 22’. Isso para mim, sem dúvidas, é um upgrade na minha carreira e na vida! E, claro, uma super experiência poder trabalhar com uma das principais cantoras pop do país. Pude viver ao lado de Luísa, ver tudo que ela passou neste último ano, e utilizamos como combustível de responder tudo isso com MÚSICA. Foi extremamente desafiador para a gente, e viver isso de dentro trouxe muitas ideias para as músicas do ‘Doce 22’. Foi um processo muito intenso e, assim como o disco, cheio de sentimentos. Estou muito feliz e ansioso para o lançamento”, disse Douglas Moda.

Composto por 14 faixas em diversos estilos musicais, “DOCE 22” pode ser dividido em dois lados, como duas faces de uma mesma moeda, e isso é feito de duas formas no álbum: com uma faixa, “INTERlude :(”, e na grafia dos títulos das canções. O lado A, mais dançante e animado, investe na ousadia, sensualidade, coragem e traz seis músicas, com títulos em letras maiúsculas e a certeza de fazer todo mundo dançar, algo que já é marca registrada de Luísa. Entre as faixas presentes neste lado do álbum, estão “INTERE$$EIRA”, “2000 s2” e “CAFÉ DA MANHÃ ;P”, primeira parceria de Sonza com a cantora Ludmilla, além de “MODO TURBO”, hit lançado como single no final de 2020, com Anitta e Pabllo Vittar, e que acumula mais de 134 milhões de visualizações no YouTube e mais de 85 milhões de plays no Spotify.

A primeira parte de “DOCE 22” acrescenta ainda dois feats internacionais à discografia de Luísa: “VIP *-*”, com o rapper americano 6lack, e “ANACONDA *o* ˜˜˜”, parceria com Mariah Angeliq, americana que é uma das recentes revelações do reggaeton e trap latino.

O Lado B de “DOCE 22”, mais sensível e melódico, mostra uma face mais vulnerável e intimista, ressaltado nos títulos redigidos com letras em minúsculo, traz também “penhasco.” +  uma parceria com o cantor Jão, na faixa “fugitivos :)”, além de “melhor sozinha :-)-:” e “caos/flor ***”.

A relação de afeto e parceria com o pai também inspirou uma das canções. Na faixa “o conto dos dois mundos (hipocrisia)”, a cantora abre o coração para Cezar Luíz, demonstrando ter saudade da vida calma e simples que levava no interior do Rio Grande do Sul antes do sucesso estourar, ao mesmo tempo em que revela um certo desajuste em relação ao seu lugar no mundo, uma espécie de ausência de pertencimento, já que Luísa não mais se encaixa naquela realidade do passado nem na que vivencia atualmente na “cidade grande”. “DOCE 22” ainda proporcionou à Sonza a oportunidade de realizar o sonho de cantar com um de seus maiores ídolos. Lulu Santos, classificado por ela como uma grande inspiração, faz uma participação mais que especial em “também não sei de nada :D”, faixa que encerra o álbum. Alguns detalhes presentes na música, inclusive a gaita, foram sugestão dele. 

Apesar de estarem indicadas na tracklist de “DOCE 22”, as parcerias com Ludmilla, Jão e 6lack nas faixas “CAFÉ DA MANHà ;P”, “fugitivos :)” e “ANACONDA *o* ˜˜˜”, respectivamente, não estarão disponíveis neste primeiro momento, sendo lançadas posteriormente.

Importante ressaltar que a direção dos videoclipes de “VIP *-*” e “Melhor Sozinha :-)-:” contam com direção da própria Luísa Sonza e de João Monteiro. No primeiro videoclipe, Luísa reforça o empoderamento feminino e o lado empreendedor das mulheres. Já em “Melhor Sozinha :-)-:” é possível observar uma Luísa vulnerável diante de um novo amor. Além disto, o clipe de  “VIP *-*” conta com Product Placement da marca Trident. 

“Depois de alguns trabalhos que fizemos juntos no passado, Luísa me procurou novamente, desta vez para assinar a direção de dois clipes , 'VIP *-*' e 'Melhor Sozinha :-)-:' , que serão lançados juntos. Ambos vêm carregados de referências dos anos 2000, tanto estética como cinematográfica. Propomos todo este roteiro onde ela emula esta empresária, empoderada e dona de si e da própria empresa, e trazendo também um pouco de humor, característica dos anos 2000 e do cinema desta época. E além, é claro, do fator pop, que para nós é muito importante, com cenas e coreografias empolgantes e divertidas. Já em 'Melhor Sozinha :-)-:', que também traz esta estética dos anos 200, exploramos um lado menos pop e mais conceitual, um pouco mais intimista, com sequências de cenas mais longas, entendendo melhor o que está acontecendo, e entramos na energia da música, que é sobre estar sozinha e a relação consigo mesma”, disse João Monteiro, diretor do clipe.

Em ação inédita no Brasil, Luísa irá disponibilizar o Enhanced Álbum "DOCE 22", que estará exclusivo, a partir do dia 18 de julho, no Spotify, incluindo conteúdo de vídeos exclusivos, Canvas, Storylines e mais surpresas. 

Além disso, Luísa será a primeira artista do Brasil a lançar um álbum em Áudio Espacial com Dolby Atmos no Apple Music. Essa tecnologia proporciona uma experiência imersiva na qual o usuário tem a sensação do som estar se movendo por todos os lados, mesmo com o uso de um fone de ouvidos comum. Essa tecnologia também oferece aos artistas o poder de mixar suas músicas de forma que os instrumentos e as vozes tenham mais profundidade e clareza. Esta riqueza de detalhes faz com que a música chegue aos ouvidos dos fãs mais viva que nunca. Fãs podem curtir o “DOCE 22” em Áudio Espacial com Dolby Atmos no Apple Music.

Atualmente, Luísa Sonza está entre as cinco cantoras mais ouvidas do Spotify Brasil e reúne uma legião de fãs nas redes sociais, somando no total mais de 50 milhões de seguidores. No YouTube, a artista possui mais de 1 bilhão de views em seus vídeos e mais de 6 milhões inscritos em seu canal. 


Confira a tracklist:

1.    "INTERE$$EIRA"

2.    "VIP *-*"

3.    "MODO TURBO"

4.    "CAFÉ DA MANHÃ ;P"

5.    "2000 s2"

6.    "ANACONDA *o* ~~~"

7.    "MULHER DO ANO XD"

8.    "INTERlude :("

9.    "melhor sozinha :-)-:"

10.    "fugitivos :)"

11.    "penhasco."

12.    "caos/ flor ***"

13.    "o conto dos dois mundos (hipocrisia)"

14.    "também não sei de nada :D"


Assista “VIP *-*” - Luísa Sonza: 

Assista “Melhor Sozinha :-)-:” - Luísa Sonza:


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.