sexta-feira, 10 de setembro de 2021

.: Chris Standring recria clássicos no CD "Wonderful World"


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Guitarrista, compositor e arranjador, Chris Standring é um dos artistas mais prolíficos e bem-sucedidos da cena do jazz contemporâneo. Com 13 singles no Top 10 da Billboard e 6 singles que alcançaram o primeiro lugar na parada, agora lança "Wonderful World", seu 14º álbum solo, um excelente projeto com releituras de clássicos, que é totalmente diferente de tudo que ele já fez antes.

Ao contrário de todos os seus outros projetos, ele compôs apenas uma das músicas do álbum e concentrou-se em colocar seu próprio toque exclusivo nas músicas do chamado "Great American Songbook", com canções consagradas dos anos 30, 40 e 50. E ainda encontrou espaço para incluir How Insensitive (Insensatez), do nosso maestro soberano Tom Jobim.

O álbum também conta com uma orquestra de 19 músicos, algo que ele sempre quis fazer. Standring explica que escolheu essas músicas porque também poderiam ser arranjadas para uma orquestra completa ou um trio. “Acho que há algo mágico no som de uma guitarra e uma orquestra tocando juntas, mas nem sempre estarei em situações em que seja possível usar uma orquestra. Portanto, os arranjos tinham que ser flexíveis o suficiente para funcionar em um ambiente de trio”, complementou.

Standring se propôs a fazer um álbum de música que fosse reduzido à sua essência. Ele não estava interessado em pirotecnia que mostrasse seus talentos consideráveis. Em vez disso, ele preferiu mostrar arranjos de trio aberto e orquestrações que soariam nostálgicas, mas atualizadas com uma sensibilidade contemporânea.

O resultado, como era de se esperar, ficou acima da média. Ouvir How Insensitive com um discreto arranjo de cordas ao fundo deu um tom nostálgico na medida certa. E a versão da clássica Night and Day, de Cole Porter, ficou excelente, assim como Alfie (de Burt Bacharach) e Autumn In New York.

Como solista, Standring apresenta várias influências, passando por Wes Montgomery e Joe Pass, entre outros. Seu toque característico é facilmente reconhecido pelo ouvinte. Randy Brecker, Kathrin Shorr (que canta What a Wonderful World, única faixa com vocal), Peter Erskine, Harvey Mason, David Karasony, Chuck Berghofer, Darek Oles, Geoff Gascoyne complementam o grupo responsável pelo acompanhamento.

"Wonderful World" é aquele tipo de disco que merece ser ouvido apreciando-se faixa a faixa. E de preferência com um bom e providencial copo de vinho.

"What a Wonderful World"

 
"Night and Day"

"How Insensitive"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.