sexta-feira, 17 de setembro de 2021

.: "Vida Desinteressante": as crônicas, ensaios e diários do Victor Heringer


No próximo dia 20 de setembro, sai pela Companhia das Letras o livro "Vida Desinteressante: Fragmentos de Memórias", de Victor Heringer. A obra reúne memórias, ensaios, anotações e crônicas que entremeiam literatura, poesia, filosofia e política para refletir sobre si mesmo, mas também sobre as transformações do mundo ao seu redor. Vencedor do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Oceanos, Heringer - falecido precocemente em 2018, aos 29 anos - é considerado uma das mentes mais brilhantes de sua geração. 

O livro reúne 70 textos publicados entre fevereiro de 2014 e maio de 2017 na revista Pessoa. Na coluna "Milímetros", o escritor registrou um pouco de tudo: o cotidiano, as referências literárias, a infância no Rio de Janeiro, a mudança para São Paulo, as novas e as velhas amizades, os sebos, as viagens, a política, o noticiário e um Brasil em franca ebulição. O título reúne também algumas entrevistas com poetas, a quem Victor muito admirava, como: Matilde Campilho, Ismar Tirelli Neto e Marilia Garcia.

Segundo o organizador, Carlos Henrique Schroeder, que que assina a organização e a apresentação do volume, o que se encontra nos textos são anticrônicas, em uma prosa situada entre memórias, ensaios, anotações e crônicas. Schroeder foi editor de Victor por alguns anos; foi quem convidou o autor para assinar a coluna

Em reflexões oscilam entre a ironia mordaz e a ternura funda, trata-se do retrato de um escritor inquieto, que absorvia, a quente, as transformações de um Brasil turbulento, às vésperas de um colapso, o qual o autor não presenciou. “Que sonho seria ter conservadores melhores, não este lumpenreacionariato”, escreveu no dia da eleição de Dilma Roussef. O título 'Vida Desinteressante' dava nome também a um diário que o escritor mantinha; alguns trechos desses textos pessoais se encontram nesta edição".

Nesta reunião de textos – mistura de memórias, ensaios, anotações e crônicas –, uma das mentes mais brilhantes de sua geração entremeia literatura, poesia, filosofia e política para refletir sobre si mesmo, mas também sobre as transformações do mundo ao seu redor. Entre fevereiro de 2014 e maio de 2017, Victor Heringer assinou 70 textos para o site da revista Pessoa. 

Na coluna "Milímetros", o escritor registrou um pouco de tudo: o cotidiano, as referências literárias, a infância no Rio de Janeiro, a mudança para São Paulo, as novas e as velhas amizades, os sebos, as viagens, a política, o noticiário e um Brasil em franca ebulição.

"Vida Desinteressante" traz uma prosa situada entre memórias, ensaios, anotações e crônicas – ou anticrônicas, como aponta Carlos Henrique Schroeder, que assina a organização e a apresentação deste volume. São pensamentos luminosos de um escritor inquieto, que absorvia, a quente, as transformações de um mundo trepidante e de um país às vésperas do colapso.

As reflexões oscilam entre a ironia mordaz e a ternura funda, sem nunca deixar de lado o estilo irresistível, perspicaz e de rara sensibilidade, que remete a Machado de Assis, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Lydia Davis, Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst.

Victor Heringer nasceu no Rio de Janeiro, em 1988. Publicou "Automatógrafo" (7Letras, 2011), "Glória" (7Letras, 2012; Companhia das Letras, 2018) – premiado com o segundo lugar do Prêmio Jabuti na categoria romance – e "O Amor dos Homens Avulsos" (Companhia das Letras, 2016), entre outros livros e plaquetes. Faleceu em 2018.

Você pode comprar "Luxúria", escrito por Raven Leilani, publicado pela Companhia das Letras neste link.

Ficha técnica
Livro: 
"Vida Desinteressante: Fragmentos de Memórias" | Autor: Victor Heringer |  Editora: Companhia das Letras | Organização: Carlos Henrique Schroeder | Capa: Mateus Valadares | Páginas: 264 | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3AifGEV


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.