sexta-feira, 17 de setembro de 2021

.: 7 motivos para ler "Luxúria", de Raven Leilani, sensação no New York Times


Sucesso de crítica, best-seller do jornal norte-americano explora relações de gênero, classe e raça a partir de jovem protagonista negra em meio a casamento aberto de casal branco.

No próximo dia 29 de setembro, sai pela Companhia das Letras o livro "Luxúria", de Raven Leilani. Trata-se de um livro que vem causando muito barulho – tanto em termos de crítica, quanto em vendas – desde seu lançamento no ano passado nos Estados Unidos. 

1. Romance já tem vários prêmios. Com seu primeiro romance, a escritora de 31 anos já conquistou uma série de prêmios literários, além de figurar nas listas de mais vendidos do jornal The New York Times e em diversas listas de “melhores livros do ano”. 

2. Grandes nomes já indicaram. O livro foi endossado por nomes como Carmen Maria Machado, Brit Bennett, Angela Flournoy e Zadie Smith, tutora de Leilani na New York University, que o definiu como: “um livro ousado, perverso e extremamente engraçado sobre como usamos uns aos outros - especialmente como os velhos usam os jovens, socialmente, economicamente e intimamente".

3. Temas importantes da atualidade. Narrado em primeira pessoa, a protagonista reflete de maneira perspicaz sobre uma série de questões ligadas a raça, classe, gênero, sexualidade, tecnologia e relações geracionais.

4. Ousadia e polêmica. O livro segue a história de Edie, uma jovem mulher negra que, após passar por série de trabalhos ruins, passa a morar na casa do homem com quem teve alguns encontros, a convite da esposa dele. Além de lidar com as regras do casamento aberto do casal branco, Edie passa a conviver com a filha adotiva deles, uma adolescente negra.

5. Uma mulher negra no mundo contemporâneo. O romance também trata do desenvolvimento artístico de uma jovem mulher negra que sonha em se tornar uma pintora, mas se vê presa às dificuldades de sobreviver em Nova York por meio de uma série de trabalhos precarizados. Além disso, apresenta uma personagem complexa, falível e aberta à vulnerabilidade

6. Gênero, classe e raça em um só livro. Em seu romance de estreia, Raven Leilani explora o poder das relações de gênero, classe e raça por meio das angústias e descobertas da jovem Edie, que se vê imersa em uma complexa dinâmica familiar. 

7.  Livro está em várias listas de "melhores do ano". Eleito um dos melhores livros do ano por The New York Times, The Guardian, Los Angeles Times, entre outros.


Sinopse do livro
Edie tem vinte e poucos anos e está tentando descobrir quem é e o que quer ser – tudo isso enquanto trabalha numa editora e faz as piores escolhas amorosas possíveis. Pela internet, ela conhece Eric, um homem branco de meia-idade que tem um casamento aberto e com quem inicia um relacionamento.

Quando Edie perde o emprego, a esposa de Eric, Rebecca, convida a jovem para passar um tempo em Nova Jersey, onde vivem com Akila, a filha adotiva do casal – que também é negra. Com essa nova dinâmica familiar – marcada pelas tensões políticas, sociais, econômicas e identitárias dos tempos atuais –, as intenções e os pontos de vista de todos os personagens estarão em xeque. E, assim, através de um emaranhado de raiva, dor, ternura e afeto, Edie talvez consiga compreender mais a respeito de si mesma, de seu talento e de seu lugar no mundo.


O que disseram sobre o livro
"Este livro é ridiculamente bom: lindo, sombrio e divertido, com frases que vão acabar com você." – Carmen Maria Machado, autora de "Na Casa dos Sonhos"

"Um livro tenso, afiado e engraçado sobre ser jovem. Brutal e brilhante." – Zadie Smith


Sobre a autora
Raven Leilani nasceu em 1990, em Nova York. Seus escritos já foram publicados em veículos como Granta, The Yale Review, McSweeney's Quarterly Concern, Conjunctions, The Cut e New England Review. É mestre pela New York University e foi escritora residente da Axinn Foundation. Luxúria é seu primeiro romance.


Você pode comprar "Luxúria", escrito por Raven Leilani, publicado pela Companhia das Letras neste link.


Ficha técnica
Livro: 
"Luxúria" | Autora: Raven Leilani | Título original: "Luster" | Editora: Companhia das Letras | Tradução: Ana Guadalupe | Páginas: 232 | Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3nJSFHk



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.