quinta-feira, 9 de setembro de 2021

.: Inacreditável: "MasterChef" comemora 500 temporadas no ar


Formato original da Banijay, fenômeno da culinária global atinge marco histórico. Já participaram do programa Dalai Lama, Michelle Obama e alguns dos melhores chefs do mundo, como Massimo Bottura, Heston Blumenthal, Marco Pierre White, Gordon Ramsay, Rick Stein e Nigella Lawson.


Por meio da Endemol Shine Brasil, a Banijay anuncia hoje que um de seus maiores formatos de sucesso ultrapassou a marca de 500 temporadas no ar desde seu relançamento em 2005. Programa de culinária icônico, vencedor de vários prêmios e criado por Franc Roddam, o "MasterChef" tem impressionado o público há mais de 30 anos.

Considerado o formato de televisão de culinária de maior sucesso pelo World Guinness Record, em 2017, houve até hoje 64 versões locais e mais de 10 mil episódios foram ao ar em todo o mundo. E, agora, o programa chega ao marco das 500 edições. Somente no ano passado, apesar das restrições de filmagem por conta da pandemia, houve 43 produções em 30 mercados.

Lucas Green, Chefe Global de Operações de Conteúdo da Banijay, diz: "Atingir este marco é uma conquista fantástica para a família 'MasterChef'. Embora ele permaneça fiel aos valores centrais do formato, cada versão é única, adaptando-se para celebrar as culturas individuais de cada região. As incríveis equipes em todas as 500 produções criaram oportunidades de mudança de vida para os participantes e proporcionaram entretenimento e momentos icônicos para milhões de telespectadores ao redor do mundo".

Nani Freitas, COO da Endemol Shine Brasil, complementa: 'MasterChef' é um fenômeno global na televisão e nas plataformas digitais. Só aqui no Brasil já produzimos mais de dez edições, entre as temporadas de amadores, profissionais e junior. É um orgulho imenso representar esse formato no país e fazer parte dessa história de sucesso”.

A série original do "MasterChef" foi vista pela primeira vez na BBC em 1990, sendo exibida por 11 anos. Em 2005 Franc Roddam, em parceria com a Shine TV, redesenhou o formato da BBC Two, que depois passou para a BBC One em 2009. No mesmo ano, a Austrália tornou-se o primeiro território a adaptar o formato, sendo o final da temporada o programa de televisão mais assistido do ano no país. Mais de uma década depois, o remake do programa ainda desfruta de enorme sucesso, sendo o reality mais procurado de 2020 (Parrot Analytics).

Franc Roddam, criador do "MasterChef", acrescenta: "Estou imensamente orgulhoso de 'MasterChef', programa que tem entretido milhões e transformado a vida de milhares de pessoas. Sou muito grato a todos que contribuíram para seu sucesso global e ajudaram a manter sua popularidade e frescor ao longo dos anos".

"MasterChef" é um formato versátil, que continua evoluindo ano após ano, com versões que incluem "MasterChef Junior," "MasterChef Profissionais", "MasterChef All Stars", "MasterChef Celebrity" e, mais recentemente, "MasterChef Sênior", provando ser incrivelmente popular. Além disso, seu alcance de mercado está em constante expansão, com novos territórios e incluindo quatro versões na Índia.

Não há dúvidas de que o "MasterChef" é um show que transforma vidas, com mais de 100 ex-participantes que tornaram-se chefs profissionais. Entre os ex-alunos notáveis estão Thomasina Meirs, co-fundadora do grupo de restaurantes Wahaca e a premiada chef com deficiência visual, Christine Ha, que venceu a 3ª temporada nos Estados Unidos e abriu recentemente o restaurante "The Blind Goat" em Houston, Texas. Além delas, os chefs premiados com estrelas Michelin, Marko Gajski ("MasterChef Croácia"), Elizabeth Haigh ("MasterChef Reino Unido") e Carlos Maldonado (Espanha).

O programa também contou com vários rostos conhecidos, dentre eles, Dalai Lama, Michelle Obama, Príncipe Charles e sua mulher, Camilla Rosemary Shand (Duquesa da Cornualha), e alguns dos melhores chefs do mundo, incluindo Massimo Bottura, Heston Blumenthal, Marco Pierre White, Gordon Ramsay, Rick Stein e Nigella Lawson.

Além disso, as produções de "MasterChef" em todo o mundo estão com foco na sustentabilidade, com mais de 75% de reaproveitamento de alimentos sendo doados. Na temporada 12 do "MasterChef Austrália", um total de 95% de resíduos alimentares e mais de 39.000 pedaços de papel foram poupados. A versão mais recente na Alemanha construiu seu estúdio inteiramente a partir de materiais reciclados e/ou ecologicamente corretos, economizando pelo menos 3,7 toneladas de plástico.

Finalmente, com mais de 90 licenciados em todo o mundo, a marca "MasterChef" também se estende a uma enorme gama de atividades comerciais de sucesso. Milhões de produtos de consumo têm sido vendidos globalmente, a extensa linha editorial tem se mostrado lucrativa, e o público em todo o mundo pode se envolver com "MasterChef" por meio de experiências ao vivo, desde restaurantes a cruzeiros e passeios.


Sobre a Banijay
Banijay é a maior produtora e distribuidora internacional de conteúdo; lar de mais de 120 empresas de produção em 22 territórios, e um catálogo multi-gênero com mais de 100.000 horas de programação original.

Um coletivo de empreendedores criativos, o grupo representa algumas das maiores marcas globais incluindo Survivor, Big Brother, Peaky Blinders, Temptation Island, MasterChef, Wallander, The Kardashians, Mr Bean, The Wall, Hunted, Black Mirror, Extreme Makeover: Home Edition e Deal or No Deal entre outros. Imaginando e fornecendo IP multi-gênero de alta qualidade que nasceu localmente e viaja globalmente, a empresa oferece as melhores histórias contadas da melhor maneira.

Construída sobre independência, liberdade criativa, empreendedorismo e perspicácia comercial, a empresa, lançada em 2008, opera sob a direção do Diretor Geral, Marco Bassetti.


Sobre a Endemol Shine Brasil
Além de criar, produzir e desenvolver produções originais, a Endemol Shine Brasil traz para o país formatos internacionais, adaptando-os ao mercado local. A empresa também é especializada em licenciamento de marcas, projetos de Branded Content e digital, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais. 

A Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte da potência global Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo internacional do mundo, presente em 22 territórios com mais de 120 empresas de produção, além de apresentar um vasto catálogo com diversos gêneros e inventário com mais de 100 mil horas de conteúdos originais de excelência.

A empresa cria conteúdo para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos mundiais, incluindo títulos variados de ficção e não ficção como "MasterChef"', "The Masked Singer", "The Bridge", "Queen Stars Brasil", "Big Brother", "Canta Comigo", "Casamento às Cegas", "Survivor", "The Kardashians", "Wife Swap", 'Extreme Makeover", "Peaky Blinders", "Versailles" e "Mr. Bean".


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.