sexta-feira, 10 de setembro de 2021

.: O mundo pós pandemia é tema da 4ª edição da Cátedra Barão do Rio Branco


Promovido pela U:Verse - Centro Universitário, evento acontece de forma online e totalmente gratuita, de 20 a 24 de setembro. Imagem de um dos encontros da Cátedra de 2020. Luiz Carlos Beduschi (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO), Nicolò Giangrande, Juliana Gargiulo (FAO), André Luiz Costa Corrêa

Organizada pelo Reitor da U:Verse, Prof. Dr. André Luiz Costa Corrêa e pelo Diretor da Cátedra Barão do Rio Branco, Prof. Dr. Nicolò Giangrande, a Cátedra deste ano traz dois eventos em um. A primeira parte é no formato de Winter School, com aulas ministradas por Mestres e Doutores internacionais. Depois dessas aulas, a Cátedra oferece uma segunda fase em formato de Conferência com palestrantes de renome internacional.

A Cátedra é uma ponte que liga o conhecimento teórico à prática e une a U:Verse com instituições acadêmicas estrangeiras e organizações internacionais. É um fórum anual de discussões sobre as relações econômicas e políticas internacionais, que começou no Acre (onde fica a U:Verse) de forma presencial. Com a pandemia do novo Coronavírus, migrou para o online,ganhou o mundo e hoje está se transformando em um dos principais eventos para discutir os maiores eixos das relações internacionais. Ao final do evento os participantes recebem um certificado do curso.

Com cinco temas centrais sobre o mundo pós-pandemia, a Cátedra de 2021 traz docentes e palestrantes de destaque no cenário acadêmico e político nacional e internacional. São eles: Prof. Dr. Michele Carducci (Universidade do Salento, Itália), Eng. José Manuel Ferreira Fernandes (Deputado europeu e Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com a República Federativa do Brasil), Prof. Fernando Iglesias (Deputado argentino e Presidente da Comissão Mercosul da Câmara dos Deputados da República Argentina), Dr. Marco Brunitto (diretor da LIDE Itália), Dr.a Francesca Tortorella, Ma. Antonella Maia Perini, Ma. Melisa Tatiana Slep, Prof. Dr. Andrea Califano, Prof. Dr. Roberto Lampa, Prof.a Dr.a Maria Cláudia S. Antunes de Souza (Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI), Prof.a Dr.a Danielle Anne Pamplona (Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR) e Me. Germán Zarama (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE).

Sempre com introdução e moderação do Professor Doutor Nicolò Giangrande, Diretor da Cátedra Barão do Rio Branco da U:VERSE, economista italiano, Doutor europeu em Economia Política pela Universidade do Salento (Itália) com sanduíche na Universidade de Cambridge (Reino Unido), os cinco temas centrais que perpassam esses cinco dias de Cátedra são: 

  • Os desafios macroeconômicos no pós-Covid. 
  • Como repensar os dados, as políticas públicas e a cooperação. 
  • O federalismo, a integração regional e o desenvolvimento sustentável   na encruzilhada da pós-pandemia.
  • O papel da justiça climática no pós-pandemia.
  • As relações entre Brasil, Mercosul e União Europeia no pós-pandemia.

O diretor da Cátedra, Nicolò Giangrande comenta a importância de se fazer um encontro como este no momento pelo qual o mundo está passando,“A Cátedra Barão do Rio Branco é um programa internacional e interdisciplinar da U:Verse aberto a todos que permite discutir, refletir e entender a complexidade extraordinária do mundo atual. Nesta quarta edição, o objetivo é repensar o mundo pós-pandêmico levando em conta as crises que a pandemia explicitou”.

“A internacionalização da didatica e da pesquisa é uma prioridade estrategica da U:Verse. A Cátedra Barão do Rio Branco é um evento acadêmico de alto nível internacional que organizamos anualmente e que surge em um período no qual precisamos extrapolar as fronteiras e estreitar as relações internacionais", completa o Reitor da U:Verse, André Luiz Costa Corrêa.

O evento acontece online de 20 a 24 de setembro, das 12h às 14h (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: bit.ly/Catedra2021 Mais informações e programação completa pelo site: https://catedra.uverse.com.vc/



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.