quarta-feira, 6 de outubro de 2021

.: "O Pato - Uma Distopia à Brasileira", livro inspirado em Trump e Bolsonaro


Uma distopia ainda mais insana e surrealista do que a política brasileira - e você sabe que a concorrência é grande! Livremente inspirado em fatos e personagens da história recente do Brasil e do mundo, "O Pato - Uma Distopia à Brasileira", romance de estreia do jornalista paulistano Gabriel Fabri, chega em formato e-book. O livro concorre ao 6º Prêmio Kindle de Literatura.

 “O livro nasceu da minha vontade absurda de furar o Pato da Paulista, lá em 2015”, conta o escritor. “Como eu não podia, literalmente, furá-lo, comecei a desenvolver essa história, que ganhou novos contornos com a ascensão de Bolsonaro: aquele pato de borracha, afinal, está na gênese do que possibilitou que o presidente fosse eleito”. 

 Na trama, tudo começou com uma multidão erguendo um pato amarelo e gigante nas ruas. Com os políticos em total descrédito, era necessário um outsider para reestabelecer o equilíbrio e o patriotismo da nação por meio de um grande acordo nacional — e, de acordo com o clamor do povo, tão cansado de políticos de carne e osso, o único que poderia articular a Nova Política era alguém que estava além da falibilidade humana: o Pato, um novo governante — de borracha.

Em Patown, capital da Patolândia, cujas ruas são arborizadas com as mais naturais árvores de algodão doce, a jovem Alice se considera um “patinho feio” e equilibra as responsabilidades de “cidadã de bem” da melhor maneira possível: enquanto cultiva uma atração secreta pela melhor amiga, também sonha em ser pedida em casamento durante o baile de formatura pelo capitão do time de futebol. Tudo continuaria como um mero desejo secreto se não fosse a estranha voz que Alice ouve em sua assistente pessoal, uma voz que traz uma mensagem e faz um desafio, forçando-a a questionar os dogmas e a vida dentro dos muros de Patown, seu País das Maravilhas, onde as garotas precisam ter cabelo rosa, e os garotos, azul. Os muros são uma referência aos muros de Donald Trump.


Na contramão das distopias tradicionais
Além de se inspirar livremente em figuras e acontecimentos da política recentes, o livro tem como referências desde obras consagradas da cultura pop, como o filme "Meninas Malvadas" e as distopias "Jogos Vorazes" e "O Conto da Aia", até obras com toques surrealistas como as dos cineastas David Lynch, Luis Buñuel e Alejandro Jodorowsky.

 “Trazer uma pegada pop para o livro, com referências a clipes de Katy Perry e Kylie Minogue, inclusive, foi importante para dar um verniz de alienação à história: a protagonista vive sob um governo totalitário, uma ditadura religiosa, mas acredita que vive no país das maravilhas”, explica o autor. “Ela vive dentro de uma bolha, simbolizada pelos muros que separam Patown de seus arredores.”

 Um dos pontos mais curiosos da obra é o uso do surrealismo. “Essa foi uma saída que encontrei para responder à pergunta: por que alguém se interessaria por uma distopia enquanto estamos vivendo em uma? O surrealismo distancia o leitor dos acontecimentos recentes, mergulhando-o em um mundo de fantasia - uma fantasia macabra -, além de colocar O Pato na contramão das distopias tradicionais, que pintam um mundo de pesadelo, mas com tintas realistas. O que me interessa, aqui, é o absurdo e não o realismo, pois são absurdos, também, os tempos que vivemos”.

 
“Os leitores de Jogos Vorazes cresceram”
Apesar de ter personagens adolescentes, "O Pato - Uma Distopia à Brasileira" é totalmente voltado ao público adulto, e fala sobre política, sexo e religião sem censura, sem tabus e com muita ironia. “Os leitores de Jogos Vorazes cresceram, então, não faz sentido ter uma protagonista tão idealizada e nem deixar certos temas de fora, mesmo que parte da ação se passe entre os muros de um colégio”, explica Fabri. O romance inclui uma protagonista que deseja explorar a sua sexualidade, para além do que é permitido pelas leis heteronormativas de Patown. “É raro ver o tema da bissexualidade ser retratado na literatura, especialmente no gênero distópico, por isso quis explorar com honestidade essa fase de descobertas, confusões e incertezas”, explica o autor.

Gabriel, que também teve sua própria experiência com “bolhas” nos colégios de elite de São Paulo, trouxe muito de sua vivência como um garoto excluído para as páginas. “Por esse lado, o livro tem uma conotação positiva, de esperança, que é raro em uma distopia: Alice se sentia um ‘patinho feio’, como eu me senti por quase duas décadas, e vai tentar dar a volta por cima”, revela. “Tudo o que eu queria era ser o garoto mais popular da escola e eu era o menos (risos).  

 
Sobre o autor
Gabriel Fabri é jornalista especializado em cinema. É autor de “Fora do Comum - Os Melhores Filmes Estranhos” e “Fora do Comum - Vol. II: Filmes Ainda Mais Estranhos”, livros que deram origem à cinelist oficial “Filmes Fora do Comum”, do Telecine. Colaborou com críticas para o livro “O Melhor do Terror dos Anos 90” (Editora Skript, 2021).


Você pode comprar "O Pato - Uma Distopia à Brasileira", de Gabriel Fabrineste link.


Ficha técnica
"O Pato - Uma Distopia à Brasileira"
Autor: 
Gabriel Fabri
Páginas:
197
Disponível na Amazon em Ebook Kindle
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3BgGmX4


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.