quarta-feira, 6 de outubro de 2021

.: Roteiro de "O Lobo Atrás da Porta" conta a história real da Fera da Penha


Lançamento do livro “O Lobo Atrás da Porta” (192 páginas, BrLab Edições), que reúne roteiro e curiosidades sobre o filme premiado de Fernando Coimbra. Um dos precursores da atual onda de obras baseadas em crimes reais, também chamadas de true crime, o filme “O Lobo Atrás da Porta” é a história de uma vingança passional que destrói uma família.

Estrelada por nomes como Leandra Leal, Milhem Cortaz, Juliano Cazarré e Thalita Carauto, o  roteiro é inspirado na história de uma mulher que sequestrou e matou a filha de seu amante nos anos 60, caso que ficou popularmente conhecido como A Fera da Penha. O filme teve estreia mundial em 2013, no Festival Internacional de Toronto. Ganhou o prêmio Horizontes Latinos no Festival de Cinema de San Sebastián e outros troféus nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro, entre outros. 

Além de fotos de cena, anotações, manuscritos e imagens de making of, o livro traz uma conversa inédita do autor com o elenco, organizada especialmente para a publicação. Participaram do encontro as atrizes Leandra Leal e Fabíula Nascimento, o ator Milhem Cortaz, o roteirista Miguel Machalski, a montadora Karen Akerman e o autor Fernando Coimbra, moderados por Flavia Guerra e Rafael Sampaio. O prefácio é da atriz e escritora Fernanda Torres, especialmente preparado para a publicação.

Durante a conversa editada no livro, o elenco e equipe relembram do roteiro e das filmagens realizadas há exatos dez anos, em 2011, e ressaltam a importância da publicação. A atriz Leandra Leal, por exemplo, comenta: "Eu acho incrível essa publicação para qualquer pessoa que queira estudar roteiros. A maioria dos roteiros que leio, eu encontro em sites estrangeiros. É um processo muito rico não só para estudar o roteiro, mas também o processo de direção, de entender as soluções, os caminhos. Além de ser um registro da nossa memória, do nosso cinema. Isso é muito importante. E o roteiro do Lobo é muito incrível, um dos melhores do cinema brasileiro. E, do meu ponto de vista como atriz, ele era tão preciso, que eu imediatamente colei na personagem da Rosa".   

Sobre a natureza trágica da história e o gênero true crime, o autor comenta que "Na hora em que eu conheci a história que inspirou o filme, entendi que ela era mais trágica do que o normal. E que a assassina se entregou. Ela não queria defesa, assumiu tudo, foi um suicídio em vida. Resolvi mostrar pontos de vista humanos no meio da tragédia. O oposto do que faz o sensacionalismo", considera Fernando.

O livro é voltado para cinéfilos, roteiristas, atores, estudantes, escritores e qualquer pessoa apaixonada por cinema, dramaturgia e interessada em compreender o processo de criação e realização de um filme. O livro é o segundo exemplar da coleção "Roteiros do Cinema Brasileiro", que já conta com “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert. Com prefácio inédito de Fernanda Torres“O Lobo Atrás da Porta” estará à venda na Amazon neste link.


Fernando Coimbra
Estudou cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Escreveu e dirigiu nove curtas-metragens antes do seu primeiro longa: “O Lobo Atrás da Porta”. O filme teve estreia mundial em 2013, no Festival Internacional de Toronto. Ganhou prêmio Horizontes Latinos no Festival de Cinema de San Sebastián e outros troféus nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro. Coimbra dirigiu para Netflix dois episódios da primeira e da terceira temporada da série Narcos. Em 2018, lançou Sand Castle, o seu primeiro filme realizado nos EUA com o selo Natflix Original. Na Cinemax/Fox, dirigiu um episódio Outcast, serie criada por Robert Kirkman.

Você pode comprar o roteiro de “O Lobo Atrás da Porta”, escrito por Fernando Coimbraneste link.


Ficha técnica
“O Lobo Atrás da Porta”
Roteiro de: Fernando Coimbra
Prefácio: 
Fernanda Torres
Edição e organização:
Rafael Sampaio
Revisão e preparação: Ana Paula Gomes
Edição e transcrição de texto: Belisa Figueiró
Projeto gráfico e diagramação: Marcelo Sodré Aka cão fila
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3lbgJkS


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.