domingo, 7 de novembro de 2021

.: 40 Anos da MTV no Sesc Avenida Paulista com nomes da cultura pop


Sesc Avenida Paulista revisita os 40 anos da MTV Brasil e discute o formato do videoclipe com participações de Criolo, Giovanni Bianco, Jup do Bairro e Zeca Camargo. Os cursos gratuitos e bate-papos no YouTube, acontecem nos meses de novembro e dezembro de 2021, com inscrição a partir de 9 de novembro.


O Sesc Avenida Paulista apresenta o projeto "A Relevância dos Videoclipes [Desde Seus Primórdios Até Sua Reinvenção na Internet]", que reflete sobre a história do formato videoclipe, aborda as especificidades da linguagem e seus formatos de produção e difusão, bem como sua influência na produção cultural ao longo das últimas décadas.

Com curadoria de Duda Leite, “A Relevância dos Videoclipes” acontece de 10 de novembro a 8 de dezembro, com um curso teórico ministrado por Leite, “A(s) Histórias dos Videoclipes”; um curso prático, “Som no Lab (Videolcipes)”, com Gabi Jacob e participação de Arthur Nogueira; e um ciclo de bate-papos com participação de Criolo, Giovanni Bianco, Jup do Bairro e Zeca Camargo. Gratuitas, as atividades e conteúdos estão disponíveis em ambiente virtual. A inscrição dos cursos inicia dia 9 de novembro.

Os videoclipes tiveram a sua consolidação na década de 80 - com o surgimento da MTV nos EUA, que completou 40 anos em agosto de 2021 - e mudaram o mercado da música, influenciaram a produção cinematográfica e audiovisual, assim como a indústria da moda e os padrões de comportamento. 

Apesar de a mesma MTV que o consolidou ter decretado “o fim dos videoclipes”, na metade dos anos 2000 o formato encontrou um novo espaço de proliferação na internet com o surgimento do YouTube, expandindo sua relevância na cultura contemporânea, mantendo-se vivo, inovador e relevante.  O ciclo de programação "A Relevância dos Videoclipes [Desde Seus Primórdios Até Sua Reinvenção na Internet]" reflete sobre a história do gênero, aborda as especificidades da linguagem e seus formatos de produção e difusão, bem como sua influência na produção cultural ao longo das últimas décadas.


Curadoria
Duda Leite -
Jornalista, cineasta e curador. Formado em Cinema pela FAAP, sempre esteve ligado ao audiovisual. Trabalhou como produtor executivo, roteirista e diretor em canais como Eurochannel, HBO, VH1 e Discovery. Como jornalista, colaborou com revistas como Vogue, Playboy e Bravo. Desde 2012, é curador do Music Video Festival, o Festival dedicado aos videoclipes no Brasil, que acontece anualmente no MIS. Em 2019, fez a curadoria nacional da exposição “Musicais no Cinema”, no MIS, em São Paulo. Desde 2019 ministra os cursos “A(s) História(s) dos Videoclipes” e “A(s) História(s) dos Videoclipes Queer” em instituições como o MIS, o Sesc e o B_arco.


Serviço
Cursos
“Som No Lab (Videoclipes)”
Com Gabi Jacob. Participação de Arthur Nogueira.Edição especial do projeto “Som no Lab”:  o curso aborda o processo de criação de um videoclipe passando pelas áreas de direção, produção, fotografia e edição. Ao final das aulas teóricas, os participantes são convidados a trabalhar com material do artista Arthur Nogueira para a produção de um videoclipe a ser realizado remotamente, colocando em prática todos os processos abordados no curso, da pré-produção à finalização.

Quando: 20 de novembro a 18 de dezembro, sábados das 10h às 13h
Classificação etária: acima de 18 anos
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições a partir de 9 de novembro, http://sescsp.org.br/avpaulista
Gratuito


“A(s) História(s) dos Videoclipes”
Com Duda Leite.
O curso aborda os videoclipes, desde os scopitones (jukeboxes que exibiam performances musicais), até as mais modernas tecnologias de VR (realidade virtual) e XR (realidade expandida), passando pelo impacto que o surgimento da MTV teve na história da linguagem audiovisual. Ao longo das aulas são exibidos e analisados trabalhos de artistas musicais, nacionais e internacionais, que passaram pela televisão dos anos 80 e 90, e dos clássicos clipes do programa "Fantástico". Além de debates sobre trabalhos de diretores que ajudaram na influência do formato videoclipe para a linguagem audiovisual e cultura em geral.

De 16 a 25 de novembro, terças e quintas, das 19h às 21h30
Classificação etária: 18 anos
Onde: Plataforma Microsoft Teams
Inscrições online a partir de 9 de novembro
Gratuito


Ciclo de conversas
“A Relevância dos Videoclipes Desde Seus Primórdios Até Sua Reinvenção na Internet: 
A Origem da MTV e Sua Influência na Cultura Pop" (17 de novembro)
Com Zeca Camargo e Zico Góes, autor de "MTV, Bota Essa P#@% pra Funcionar". Medição de Duda Leite.

Nesse bate-papo, serão tratados temas como a origem da MTV no Brasil e nos Estados Unidos, a importância que os videoclipes tiveram na programação do canal e a influência do “estilo MTV” que segue viva até os dias de hoje. 


"A Direção nos Videoclipes: da Estética Clássica Até os Caminhos Futuros" (24 de novembro)
Com Cisma e Criolo. Mediação de Lorena Calábria.
Como funciona a relação criativa entre um artista e um diretor? De onde vem as ideias para a criação de um videoclipe?  Esses e outros temas serão tratadas nesse bate-papo que abordará também a evolução da estética clássica dos videoclipes produzidos durante os anos 1990 até as mais modernas tecnologias que são utilizadas atualmente.


"A Reinvenção dos Videoclipes na Era Digital" (1º de dezembro)
Com Giovanni Bianco e Jup Do Bairro. Mediação de Rodrigo Carneiro
Na metade da década de 2000, a MTV decretou “a morte dos videoclipes” na grade da sua programação. Porém, com o surgimento do YouTube, os videoclipes encontram um espaço ideal para sua proliferação exponencial. Essa revolução de acesso popularizou artistas surgidos na era digital e atualmente os videoclipes são parte fundamental da estratégia de lançamento de artistas da música.

"O Empoderamento e a Visibilidade da Comunidade LGBTQIA+ Através dos Videoclipes" (8 de dezembro)
Com Filipe Catto,  Juh Almeida e Rico Dalasam. Mediação de André Fisher.
O bate-papo abordará as características da revolução comportamental que ampliou, apesar das frustradas tentativas de minimizar a importância dessa comunidade, a visibilidade e empoderamento de pessoas LGBTQIA+ no ambiente multicolorido e criativo dos videoclipes.

De 17 de novembro a 8 de dezembro, quartas-feiras, às 20h
Classificação etária: livre
Transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Avenida Paulista
youtube.com/sescavenidapaulista
Gratuito


Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Site: sescsp.org.br/avenidapaulista



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.