quarta-feira, 24 de novembro de 2021

.: "Música para Cortar os Pulsos" estreia em temporada comemorativa


A Cia. Empório de Teatro Sortido faz temporada comemorativa de dez anos do espetáculo "Música para Cortar os Pulsos", espetáculo que deu origem ao filme “Música para Morrer de Amor” (2019).  Para corações juvenis de todas as idades, a peça, com texto e direção de Rafael Gomes, autor do seriado e do livro "Tudo o que É Sólido Pode Derreter", traz no elenco Fábio Lucindo, Felipe Frazão, Mayara Constantino, Victor Mendes e Dom Capelari, além da atriz alternante (sextas-feiras de novembro) Bella Marcatti. O espetáculo está em cartaz presencialmente até dia 12 de dezembro no Teatro Vivo, em São Paulo.

Em dez cenas curtas, as histórias amorosas de três corações juvenis se desenrolam com a intensidade e ao som das músicas para cortar os pulsos. São três histórias: a de Isabela, que sofre porque foi abandonada; a de Felipe, que quer muito se apaixonar; e a de seu amigo Ricardo, que está apaixonado por ele.  A musicóloga Sarah Oliveira, a psicóloga Camila Vitule e a atriz Alice Marcone participam de bate-papo após as apresentações do espetáculo. As conversas acontecem a partir deste sábado, dia 27 de novembro, sempre após o espetáculo. 

Estreada em 2010, marcando a fundação da companhia Empório de Teatro Sortido, "Música para Cortar os Pulsos" tem um texto concebido a partir dos sentimentos que encontramos nas milhares de canções que ouvimos ao longo da vida e que nos ensinam a amar, nos traduzem, nos embalam, nos fazem chorar, que são princípio e fim das nossas emoções. Como resultado, a peça se tornou, desde sua estreia, uma obra tão escandalosamente confessional, sincera e derramada como só as músicas - e o amor - sabem ser.

A montagem original ficou três anos em cartaz, apresentando-se em mais de 30 cidades brasileiras para um público de dezenas de milhares de pessoas e alcançando enorme poder de comunicação com adolescentes e jovens adultos. Foi ainda vencedora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de melhor peça jovem.

Desde então, o poder de permanência da história fez do texto uma referência em teatro para a juventude, gerando inúmeras remontagens amadoras em universidades e escolas de artes cênicas, figurando em livros didáticos para Ensino Médio e se fixando no imaginário de uma geração.

Dez anos depois, a peça deu origem a um longa-metragem (com o título alterado para “Música para Morrer de Amor”). Com estreia mundial no NewFest – Festival LGBTQIA+ de Nova York, e tendo sido exibido em mais de uma dezena de eventos ao redor do mundo, o filme foi lançado nacionalmente em 2020, em cinemas drive-in e plataformas digitais, durante as restrições impostas pela pandemia da covid 19.  

Agora, fazendo o percurso inverso – das telas para o palco – e celebrando (com o circunstancial atraso) uma década de sua estreia, "Música para Cortar os Pulsos" retorna ao teatro. Sendo ainda o mesmo texto, é um novo espetáculo, reencenado, com novos integrantes no elenco e com a música potencializada em cena, executada ao vivo. 

A nova versão incorpora as experiências vividas desde então por atores e dramaturgo, bem como os dez anos de trocas com o público e os ecos da experiência cinematográfica – além dos caminhos insondáveis sempre percorridos pelos sentimentos. 

Para completar, o texto da peça (anteriormente publicado e com tiragem esgotada) recebeu nova edição, pela editora Incompleta, que o contrapõe ao roteiro do filme e contém inúmeras notas acerca do processo de adaptação. A publicação, também parte da celebração de 10 anos da peça,  contém ainda um ensaio ficcional inédito de Rafael Gomes e um prefácio de Vinicius Calderoni, ambos fundadores da companhia Empório de Teatro. Você pode comprar o livro neste link.


Ficha técnica
"Música para Cortar os Pulsos"
Dramaturgia e direção: Rafael Gomes.
Elenco: Fábio Lucindo (Felipe), Felipe Frazão (Ricardo), Mayara Constantino (Isabela), Victor Mendes – diretor (Ricardo), Dom Capelari –(músico) e Bella Marcatti (atriz alternante Isabela)
Cenografia: adaptada a partir de projeto original de André Cortez.
Iluminação: Marisa Bentivegna.
Figurino: Melina Schleder.
Assistência de direção: Mayara Constantino e Victor Mendes.
Direção de produção: César Ramos e Gustavo Sanna.
Produção: Complementar Produções. 
Realização: Empório de Teatro Sortido.

Serviço
"Música para Cortar os Pulsos"
Teatro Vivo - Av. Dr. Chucri Zaidan, 2460 - Morumbi
De 5 de novembro a 12 de dezembro de 2021
Sextas e sábados, às 20h e domingos, às 18h.
Ingresso: $60 (inteira) e $30 (meia entrada). Nas sextas-feiras de novembro (dias 05, 12, 18 e 25), a entrada será gratuita.
Gênero: drama | Teatro Jovem
Classificação etária: 12 anos
Duração: 70 minutos

Bate-papo após as apresentações:

Sábado, dia 27 de novembro
Sarah Oliveira
, apresentadora e musicóloga
“Música Brasileira para Morrer de Amor”

Sábado, dia 4 de dezembro
Camila Vitule
, psicóloga
“Vulnerabilidade na Juventude e Suas Dores”

Sábado, dia 11 de dezembro
Alice Marcone
, atriz, roteirista e cantora
“Corações Juvenis nos Anos 2010”

Trailer de "Música para Morrer de Amor"



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.