quarta-feira, 24 de novembro de 2021

.: Crítica: filme "A Crônica Francesa" homenageia o jornalismo e ao cinema


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2021


Imagine um filme com texto inteligente, ágil e cheio de doses perfeitas de poesia, adicionado a imagens de encher os olhos com cores vibrantes e cenários dos mais diversos e surpreendentes. Esse é o novo longa de Wes Anderson, "A Crônica Francesa", produção que nitidamente celebra as criações cinematográficas, e está em cartaz na rede de cinemas Cineflix. 

Poético e teatral, "A Crônica Francesa" apresenta quatro histórias em uma, ao longo de 1h 48min. Pode-se dizer que a agilidade em que as histórias distintas se desenvolvem, mas se conectam, e a inclusão de um narrador ajudando a amarrar toda a história em uma só, em muito remete ao longa de 2005, "Sin City: A Cidade do Pecado", dirigido por Frank Miller e Robert Rodriguez


Ora colorido, ora em preto e branco e com tela reduzida, "A Crônica Francesa" tem como tema o meio jornalístico, na verdade, de uma publicação americana, "The French Dispatch Magazine"Com a morte do amado editor da revista, Arthur Howitzer Jr., nascido no Kansas, fica decretada a última edição, que, no longa, ganha vida por meio da interpretação de um conjunto com quatro histórias vividas numa cidade francesa fictícia, do século XX. 

Assim, a equipe da sede na cidade francesa de Ennui-sur-Blasé, reúne-se para escrever o seu obituário. E leva para a telona um diário de viagem das seções mais sórdidas da própria cidade do "O Repórter Ciclista"; “A Obra-Prima Concreta”, sobre um pintor assassino, louco e a musa inspiradora, assim como a lida com os vorazes negociantes; “Revisões a um Manifesto”, uma crónica do amor e da morte nas barricadas no auge da revolta estudantil; e “A Sala de Jantar Privada do Comissário de Polícia”, um conto de suspense sobre drogas, rapto e jantares chiques.

É incrível visualizar os ambientes sempre recortados mantendo paredes que separam personagens, mas também totalmente abertos a quem assiste pela telona. Os mais de 130 sets de visuais requintados para as histórias repletas de comicidade e performances comoventes não deixam negar que a forma Wes Anderson fazer filme é inovadora. Seja por ter a favor a fotografia com características únicas ou pelo rico texto que conta detalhes da história que, geralmente, não  são ditas. 

As crônicas em longa tem no elenco nomes como Benicio del Toro, Timothée Chalamet, Bill Murray, Léa Seydoux, Jeffrey Wright, Saoirse Ronan, Tilda Swinton, Owen Wilson, Willem Dalfoe e outros grandes nomes de Hollywood. "A Crônica Francesa" é um filmaço!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: A Crônica Francesa (The French Dispatch)

Diretor: Wes Anderson

Companhia(s) produtora(s): Indian Paintbrush; American Empirical Pictures

Distribuição: Searchlight Pictures

Elenco: Benicio del Toro, Timothée Chalamet, Bill Murray, Léa Seydoux, Jeffrey Wright, Frances McDormand, Saoirse Ronan, Tilda Swinton, Owen Wilson, Willem Dalfoe entre outros


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.