quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

.: "Qualquer Lugar Menos Agora", as crônicas de viagem de J. P. Cuenca

Em tempos de fronteiras fechadas e planos de viagem suspensos, "Qualquer Lugar Menos Agora: Crônicas de Viagem Para Tempos de Quarentena" guia o leitor pelas mais peculiares vivências do autor em suas andanças pelo mundo e mata um pouco a saudade de estar lá fora.

Lançado pela editora Record, o livro tem uma escrita ágil e sedutora. O autor, João Paulo Cuenca, transporta o leitor para bares em Nova Iorque e Tóquio, manifestações de rua em Paris e Istambul, pistas de dança em Cabo Verde e no Vietnã, karaokês em Bangkok e no Rio.

Há também quadros em movimento - como o mototáxi em Mossoró, o trem noturno Paris-Milão, as caminhadas noturnas em Macau e Buenos Aires - e muitos encontros surreais e inesperados: com a raposa epifânica na madrugada em Berlim, com um fantasma em Portugal ou um mosteiro budista em Hong Kong. 

Por fim, junto com Cuenca, o leitor passa a conhecer de perto os corredores de exclusão: os palestinos em Gaza, os bolivianos subempregados em São Paulo, o insólito intercâmbio entre Porto Príncipe e Nova York, captado com maestria na crônica "As Mãos que Vêm do Haiti".

Em todas essas viagens, encontra-se a escrita romanesca e a observação sensível de João Paulo Cuenca. As marcas de sua obra ficcional continuam presentes a começar pelo "sujeito fora de lugar", que é o desses registros de viagem, nos quais o autor afirma não escrever jamais sobre turismo, mas sobre viajar.

A diferença? Viajar sempre esconde a esperança de uma revelação - e esse livro está cheio delas. Você pode comprar "Qualquer Lugar Menos Agora: Crônicas de Viagem Para Tempos de Quarentena", de João Paulo Cuenca, neste link.


O que foi dito sobre o livro
"Se cada viagem é feita de instantes, conte com Cuenca para registrar alguns deles com sensibilidade de quem busca vibrações inesperadas para descrever por onde passa, de uma pista de dança lenta em Cabo Verde a uma noite sem breu em Estocolmo." Zeca Camargo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.