sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

.: "Get Back": o último show dos Beatles, agora em disco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Na esteira do documentário "Get Back", disponibilizado pelo streaming Disney+, foi lançado em disco o registro da mítica e última apresentação ao vivo dos Beatles. Trata-se do "Rooftop Concert", ocorrido em janeiro de 1969 no telhado do prédio da Apple Corps, empresa fundada pelo quarteto em Londres, na Inglaterra.

Mas os fãs e colecionadores da obra de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não vão encontrar muitas novidades nesse lançamento. As canções são as mesmas incluídas no álbum "Let It Be".

O ponto interessante é que não há interferência de produtores, como ocorreu no caso do álbum "Let It Be", que contou com a edição de Phil Spector. As canções são mostradas como vieram ao mundo, em versões cruas e sem qualquer tipo de alteração. A única novidade é a versão instrumental curta de "God Save The Queen", que pouco acrescenta ao material apresentado.

O setlist é bem enxuto. Foram executadas "Get Back", "Dig a Pony", "Don´t Let Me Down", "I´ve Got a Feeling", e "One After 909", até a polícia inglesa chegar e pedir para parar o show por conta da confusão no trânsito que estava provocando nos arredores do prédio.

Até ali, apesar dos perrengues que ocorreram durante a elaboração das canções, os Beatles ainda demonstravam um certo entrosamento tocando, com a inclusão do excelente Billy Preston nos teclados. Havia uma vontade de mostrar as canções e ver como o público reagia. Afinal de contas, eles não se apresentavam ao vivo desde 1966, quando então passaram a gravar somente em estúdio.

Mais tarde, ainda em 1969, eles gravaram em estúdio o "Abbey Road" e depois se separaram em 1970. O álbum "Let It Be", lançado também em 1970, é feito justamente com esse material que eles produziram em janeiro de 1969. Foi o último lançado, mas o último gravado por eles em estúdio foi o "Abbey Road".

Ouvindo eles ao vivo nesse "Rooftop Concert", tenho a impressão que a banda caminhava para a elaboração de um tipo de som mais pesado. As canções tinham riffs fortes ("Get Back" e "I´ve Got a Feeling" são bons exemplos). E a coisa se repetiu em várias faixas do "Abbey Road". Esse CD "Get Back (The Rooftop Concert)" vai agradar os fãs e também aqueles que passaram a descobrir o quarteto vendo o documentário produzido e editado por Peter Jackson.


"Don´t Let Me Down"

"Get Back"


"I´ve Got a Feeling"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.