quarta-feira, 30 de março de 2022

.: Rádio Novelo lança a nova série de podcast "Crime e Castigo"


Responsável pelo podcast investigativo "Praia dos Ossos", que abordou o assassinato da socialite Ângela Diniz, dois anos depois a Rádio Novelo lança a série "Crime e Castigo", que examina porque o sistema penal não está funcionando para vítimas, réus e nem para a sociedade.

A Audio.ad, unidade de negócios especializada em publicidade em áudio digital da Cisneros Interactive, anuncia uma nova parceria com a Rádio Novelo. A produtora de podcasts, que é responsável pela série "Praia dos Ossos", agora lança "Crime e Castigo" para falar sobre o sistema penal brasileiro. Com o acordo comercial, os dois programas passam a fazer parte da rede Audio.ad de Podcasts.

Quase dois anos após o fim de "Praia dos Ossos", série narrativa sobre o assassinato da socialite Ângela Diniz pelo então namorado, Doca Street, a Rádio Novelo lança agora o podcast Crime e Castigo. A nova série vai ao ar no dia 2 de abril e será narrada por Branca Vianna - presidente da Rádio Novelo . Nos seis episódios, o roteiro passeia por casos reais e traz reflexões em conversas entre a apresentadora, Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux - diretora de criação e diretora de pesquisa, respectivamente, da Rádio Novelo.

A ideia de abordar o sistema carcerário brasileiro veio após Branca, Flora e Paula lerem comentários raivosos de ouvintes do "Praia do Ossos" após a morte de Doca. A audiência não achava que a condenação e os anos preso tinham sido pena suficiente, e queria mais. O projeto nasceu com o objetivo de responder por que um caso como esse, em que o sistema penal funcionou, com julgamento, provas e condenação do assassino confesso, não encerrava a questão.

Foi cerca de um ano e meio de trabalho em que a equipe conversou com mais de 30 pessoas, muitas delas vítimas, parentes de vítimas ou acusadas de crimes. O novo programa visita casos reais e convida os ouvintes a avaliarem o quanto estão confortáveis com os conceitos de justiça, retaliação, vingança e reparação. São histórias de um filho assassinado, uma mulher violentada, um atropelamento, um estelionato, uma briga de vizinhos, um tiro acidental, um feminicídio, entre outros casos.

"Num primeiro momento, pensamos em fazer um episódio bônus do 'Praia dos Ossos', discutindo punitivismo no Brasil. Mas, conforme fomos conversando com especialistas e mergulhando mais fundo na pesquisa, percebemos que o tema era complexo demais para um único episódio", conta Paula Scarpin.

Com a novidade da parceria, tanto "Crime e Castigo" quanto "Praia dos Ossos" passam a fazer parte da rede Audio.ad de Podcasts e a contar com a expertise da empresa especializada em publicidade em áudio digital para a monetização dos programas.


Conheça os casos da série "Crime e Castigo"
O ponto de partida é o caso do estudante Alex Schomaker Bastos, morto com sete tiros no Rio de Janeiro em 2015. A polícia encontrou os culpados, a Justiça condenou-os a 28 anos de prisão e a família foi acolhida por autoridades e pela imprensa. Apesar disso, Mausy, mãe de Alex, e Olívia, irmã, continuam insatisfeitas, embora de jeitos diferentes.

Os relatos de João Luíz Francisco da Silva, preso por estelionato, e de Mônica Cunha, mãe de um adolescente que cumpriu medidas socioeducativas e depois foi morto pela polícia, levam à pergunta: que preço o criminoso tem que pagar para estar quite com a sociedade? A prisão é mesmo a saída?

Valentina Homem foi estuprada pelo irmão de uma amiga em uma festa em 2013, mas achou que não deveria ir à polícia e buscou um caminho diferente do sistema penal. E se conseguíssemos que os agressores realmente se responsabilizassem pelos seus crimes? Leonardo Monteiro de Araújo, jurado de morte depois de atropelar uma família, e Júlio Fernández Araújo, brigado com metade da comunidade onde ele morava, conheceram a justiça restaurativa, e suas histórias tiveram desfechos fora do esperado.

A série também esmiúça um caso rumoroso que desafia todo pensamento crítico ao sistema prisional: a história de Champinha. Roberto Aparecido Alves Cardoso estuprou e matou a estudante Liana Friedenbach e participou da morte do namorado dela, Felipe Caffé, em 2003. O assassino tinha 16 anos na época do crime e seu julgamento levantou o debate sobre o tema da maioridade penal. O que fazer com alguém que cometeu um crime hediondo? E o que esse caso nos mostra sobre os horizontes da reforma prisional?

A série completa estará disponível em todas as principais plataformas de podcast e no site radionovelo.com.br/crimeecastigo no dia 2 de abril. "Crime e Castigo" é uma série original da Rádio Novelo realizada com recursos do Instituto Betty e Jacob Lafer e da Oak Foundation.

"Praia dos Ossos", primeiro podcast original da Rádio Novelo, examinou o julgamento de Doca Street pelo assassinato de sua então namorada, Ângela Diniz. Em oito episódios, lançados em 2020, a série rapidamente se tornou um marco no podcasting narrativo em língua portuguesa, atingindo mais de 2 milhões de downloads. radionovelo.com.br/praiadosossos

A Rádio Novelo é uma das principais produtoras de podcast do Brasil. Fundada em 2019 no Rio de Janeiro, já criou mais de 20 podcasts, entre originais e produções para clientes, entre eles grandes veículos de comunicação, ONGs, Spotify e Globoplay. Tornou-se conhecida pela qualidade técnica e narrativa de suas produções e colabora com uma rede de profissionais e estúdios em todo o Brasil.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.