segunda-feira, 2 de maio de 2022

.: "Beatriz e o Poeta", de Cristovão Tezza, investiga as relações humanas


Cristovão Tezza lança pela editora Todavia o livro "Beatriz e o Poeta", uma investigação das relações humanas em tempos de pandemia. Na obra, em 2020, experimentando o primeiro alívio depois do período mais duro da pandemia, a tradutora Beatriz volta a frequentar um café perto de sua casa, em Curitiba.

A pausa no trabalho meticuloso da personagem - a tradução para o português dos ensaios de um polêmico pensador catalão - é interrompida por uma surpresa: a aparição do jovem poeta Gabriel, que a conheceu ainda adolescente. A abordagem tímida e estabanada acaba evoluindo para uma relação peculiar, matéria deste novo romance de Cristovão Tezza.

Rescaldos de antigos amores, histórias familiares que não se resolveram, poemas que aparecem em envelopes debaixo de uma porta: entre as máscaras e as contagens de mortos da quarentena, diante do ciclo paradoxal de imobilidade e “violência da passagem do tempo”, é a pequena esfera privada - com seus afetos e acasos - que deveria trazer um sopro de novidade. 

Mas isso ainda é possível hoje? Ou na “era do imbecil”, em que os “autênticos” de “tacape na mão” abriram as torneiras do “dilúvio moral”, a política impede que vivamos apenas “dentro da pele e da imaginação”? Tezza enfrenta a pergunta sob duas perspectivas. Uma está grudada nos pensamentos e atos de Beatriz, antiga personagem de livros seus como "A Tradutora" e "Um Erro Emocional". A outra é a voz em primeira pessoa de Gabriel. 

Na alternância de ambas, os registros também se opõem e complementam. Prosa e poesia, ficção e ensaio, racionalidade e instinto, tudo espelha um mundo fragmentado, em que antigas noções de identidade mudam em ritmo fulminante. Como resultado, seria natural que um romance sucumbisse sob camadas de ironia, ou de desconfiança sobre os próprios métodos. Mas Cristovão Tezza não se deixa cair no cinismo ou no formalismo: as verdades de sua literatura, embora nem sempre fáceis, reconfortantes, estão sempre à disposição de quem tem coragem para vê-las. Você pode comprar o livro "Beatriz e o Poeta", de Cristovão Tezza, neste link.


Sobre o autor
Cristovão Tezzanasceu em 1952, e é um dos principais escritores brasileiros contemporâneos. É autor do premiado "O Filho Eterno", de "A Tirania do Amor" e "A Tensão Superficial do Tempo".


Livro: "Beatriz e o Poeta"
Autor:
 Cristovão Tezza
Gênero: ficção brasileira
Categoria: romance
Capa: Bloco Gráfico
Páginas:  192
Tiragem: 3000
Formato: 13,5 × 20,8 × 1,1 cm
Peso: 0,260 kg  
Editora: Todavia
Link na Amazon: https://amzn.to/3ks9Yd8




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.