domingo, 8 de maio de 2022

.: "Tradutor de Silêncios" traz para o teatro uma coletânea de Mia Couto

A admiração pelo universo de Mia Couto despertou o desejo de Selim Nigri de retornar ao palco, em um projeto que busca ampliar os espaços para a conexão entre humanidades e sonhos. Foto: Ester Marak e Fernando Monteiro. Poemas e contos: Mia Couto. Roteiro e direção: Marco Miranda. Cenário e figurino: Augusto Pessôa. Estreia dia 13 de maio. Entrada franca.

Em sua volta à cena teatral, após 35 anos, Selim Nigri apresenta “Tradutor de Silêncios”. A estreia está marcada para o dia de maio, sexta-feira, às 20h. O espetáculo busca ampliar a construção do que o ator chama de Arquitetura Social, onde os espaços são abertos para facilitar a convivência e o diálogo.

“Tradutor de Silêncios” traz uma pequena coletânea de poemas e contos do autor moçambicano Mia Couto, expoente da literatura africana já traduzido para mais de 24 países em todo o mundo. “Tenho que agradecer à permissão do Mia para utilizar seus textos. A ideia de dar acesso gratuito ao espetáculo veio de encontro aos objetivos do autor que liberou a sua obra para este espetáculo”, fala Selim Nigri.

A escolha dos contos e poemas não foi fácil. Os contos, por exemplo, são polêmicos e abordam temas contemporâneos, como as relações humanas, o racismo e o machismo. O desafio do roteiro coube ao ator e diretor Marco Miranda para que o texto trouxesse as reflexões com leveza e humor. A música é assinada por Bruno Gomes e o cenário e figurino coube ao amigo, desde os tempos de teatro, Augusto Pessôa.

Formado em engenharia, Selim cursou teatro no Rio de Janeiro, onde atuou e também criou projetos autorais nos anos 80, antes de seguir por novos desafios. “Já são mais de 30 anos de experiência em consultoria empresarial, onde falo sobre experiências próprias. Decidi me desafiar para o diferente em uma época tão fechada para o diálogo”, fala Selim que está produzindo “Tradutor de Silêncios” com recursos próprios.

“Milagre é haver gente em tempo de cólera e guerra”.  A frase é de um conto que faz parte do monólogo. “Em tempos agitados como os nossos, quando polaridades se exacerbam, é fundamental ter gente importando-se com a cultura. Como você que veio ver 'Tradutor de Silêncios'”, escreve Selim Nigri para o programa da peça. A entrada é franca.

Serviço
"Tradutor de Silêncios" - Pequena coletânea de poemas e contos do autor moçambicano Mia Couto
Elenco:
Selim Nigri
Roteiro e direção: Marco Miranda
Cenário e figurino: Augusto Pessôa
Música: Bruno Gomes
Produção: Aline de Moraes
Estreia: dia 13 de maio
Temporada: de 13 de maio a 10 de junho.
13 de maio, às 20h; 15 de maio, às 18h; 27 e 28 de maio, às 20h; 10 de junho, às 20h.
Recomendação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Entrada franca
Reserve seu lugar com antecedência: https://www.sympla.com.br/evento/tradutor-de-silencios/1549266
Local:
Espaço Cultural Rudolf Steiner - 90 lugares
Rua da Fraternidade, 156 - Santo Amaro
11. 5523.0537

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.