sexta-feira, 26 de agosto de 2022

.: Entrevista: Claudia Amorim conquista espaço com garra, talento e simpatia


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Claudia Amorim é mais um nome novo de nossa MPB que vem conquistando seu espaço. Com uma voz de timbre original e singular, ela passeia por vários estilos, passando pelo samba, forró e outros ritmos tradicionais. Já lançou três discos com composições de Danilo Caymmi, Geraldo Azevedo, Simone Guimarães, Dominguinhos, Vander Lee, entre outros. Recentemente lançou três singles: "This Round Is Mine" (de Simone Guimarães), "Não Existe Amor em SP" (de Criolo) e "Eu Só Peço a Deus" (versão de Raul Ellwanger para canção de Leon Gieco). Em entrevista para o Resenhando, Claudia explica como foi o seu início na música e a importância de nomes como Danilo Caymmi, Geraldo Azevedo, Renato Piau e Perinho Santana para sua formação. “Eu tive a sorte de trabalhar com esses músicos incríveis”.


Resenhando -  É verdade que você começou a cantar bem cedo?
Claudia Amorim – Meu início foi com dez anos. Fazia a dublagem do "Clube do Mickey" ao lado de outras jovens que mais tarde se tornaram cantoras, como a Bebel Gilberto (filha de João Gilberto e Miucha). A Cyva, do Quarteto em Cy, coordenava os cantores desse programa no Brasil. Foi a Cyva quem me incentivou a cantar em grupo vocal. A falecida Cibelle, irmã da Cyva, também foi uma amiga que me incentivou bastante. E foi assim que cantei como backing vocal de Sandra de Sá e do Tavito. Mais tarde, encontrei o Danilo Caymmi, que me incentivou a tentar a carreira solo e ainda me presenteou com duas composições.


Resenhando - Quais foram suas referências na música?
Claudia Amorim – Sempre admirei e continuo admirando Elis Regina e Zizi Possi. Simone Guimarães é outro nome que também se tornou uma referência para mim. Na verdade, temos muitos nomes da atualidade fazendo um trabalho com qualidade.


Resenhando - O que é o projeto Cores do Brasil?
Claudia Amorim - É um projeto que desenvolvi com instrumentistas mulheres, com mulheres atuando na produção. É realizado única e exclusivamente por mulheres. Para ressaltar a força e o talento que nós mulheres temos. Gravamos vídeos que podem ser vistos no meu canal oficial do YouTube. Pretendo repetir essa experiência, que foi muito positiva sob todos os aspectos.


Resenhando – Você já citou o Danilo Caymmi como um incentivador. Mas também trabalhou com outros nomes consagrados. Como foram essas experiências?
Claudia Amorim - Eu posso afirmar que tive muita sorte. Trabalhei com Luiz Claudio Ramos, Lui Coimbra, Renato Piau, Geraldo Azevedo e com o saudoso Perinho Santana. Este último inclusive foi o arranjador do meu segundo disco. Ele foi importante demais na minha formação musical, assim como o Renato Piau, que tocou por muitos anos com o Luiz Melodia. Fiz um show dedicado a obra do Geraldo Azevedo. Gravei dele Dia Branco no meu primeiro disco.


Resenhando - Você já pensou em compor ou prefere ficar na interpretação?
Claudia Amorim – Eu sou uma intérprete. Mas procuro dar uma visão pessoal de cada composição que canto, trazer um toque de originalidade em cada interpretação. Tanto nas composições consagradas como nas inéditas e atuais.


Resenhando - Por que você recentemente preferiu lançar singles ao invés de um novo disco?
Claudia Amorim - Hoje em dia há uma corrente no meio musical que aponta para essa tendência. Um disco levaria mais tempo para gravar e divulgar. Um single lançado nas plataformas (Spotfy, Deezer e YouTube) permite uma visualização mais rápida da canção de trabalho. O vídeo de Não Existe Amor em SP tem participação do ator Paulo Cesar Pereio e rendeu muitas visualizações no YouTube. Tenho experimentado esse tipo de formato (single) e tem funcionado bem. Mas não descarto gravar mais um disco no futuro.


Resenhando - Quais são seus planos para o futuro?
Claudia Amorim - Continuar a divulgação do mais recente single, Eu Só Peço a Deus, que é uma versão em português de uma canção de Leon Gieco feita pelo Raul Ellwanger. E quero levar esse meu trabalho para o maior número de pessoas possível.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Claudia Amorim pode acessar o site oficial da artista na internet: www.claudiaamorimoficial.com.br.

"Não Existe Amor em SP"

"This Round Is Mine"

"Eu Só Peço a Deus"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Um talento nato! Adorei a entrevista! Parabéns, Claudia! Sou sua fã! 🤩🙏🤩 Ass: Tatiana Lopes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Claudia, e sempre muito bom te ver e ouvir cantando. Muito sucesso! Bjs😘😘😘

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.