sexta-feira, 26 de agosto de 2022

.: Crítica: "Não! Não Olhe" é ficção científica com bons sustos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


Num rancho, pai e filho cuidam de cavalos, tradição da família Haymond que consta na primeira imagem em movimento registrada da história. Contudo, num dia ensolarado, do céu são cuspidos restos e até alguns objetos inteiros -uma chave, por exemplo-, fazendo com que o pai, Otis (Keith David), enquanto montava em um cavalo querido, fosse vitimizado. Assim, surge na trama de "Não! Não Olhe", em cartaz no Cineflix Cinemas, a irmã de OJ (Daniel Kaluuya, de "Corra!"), Emerald (Keke Palmer, de "Scream Queens"), com estilo tomboy.

Ao passar um tempo maior com o irmão no lugar, Emerald presencia algo estranho e totalmente inédito. Assim, tem a brilhante ideia de fazer dinheiro com vídeos e publicar na internet. Ao procurar um comércio para instalar um sistema de monitoramento com diversas câmeras, chamam para a história Angel (Brandon Perea) que mergulha na situação de cabeça a ponto de consultar as imagens do fenômeno de modo ilegal.

Embora seja um lugar afastado, o rancho é vizinho de um parque de diversões com temática no velho oeste, mantido por uma estrela mirim de seriados televisivos que sobreviveu ao ataque de um chimpanzé, Ricky 'Jupe' Park (Steven Yeun, de "The Walking Dead"). A política da boa vizinhança se rompe quando um ser engolidor de vidas voa pela região e garante uma assombrosa chuva de restos mortais em cima da casa dos Haymond, lavando com sangue toda a casa e a escadaria, o que faz lembrar a cena do elevador em "O Iluminado".

Como a criatura -que por vezes parece ser um gigantesco chapéu de caubói- coloca a energia e itens tecnológicos abaixo, os irmãos procuram por Antlers (Michael Wincott), criador de documentários memoráveis. É dele o momento do "é tudo ou a morte", pois age de modo apaixonado e sem sentido para capturar algo jamais visto. Cutucada em muitos? Certamente. Todava, sobra espaço também para uma cirúrgica crítica ao TMZ e seus flagrantes sem limites. 

É nítido o flerte de Jordan Peele com o estilo de criar de "Hitchcock", principalmente no jogo de câmeras e falas sem palavras que garantem muito tensão. No entanto, mescla ideias que claramente remetem a outras produções, contempla ainda "O Chamado"não por incluir cavalos, mas pelo fato de o protagonista interpretar a questão do olhar do animal. Há também um toque do filme "Sinais", mas a digestão da criatura faz lembrar do longa protagonizado por Tom Cruise, "Guerra dos Mundos". Ninguém se desmaterializa na telona, mas é levado por um tornado e o público testemunha o caminho percorrido pelo o que é sugado para dentro do extraterrestre. 

"Não! Não Olhe", em 2h10m, provoca a refletir sobre o homem -uma mente que lida com tanta tecnologia diariamente- acreditar ter poder de controle absoluto sobre todas as coisas. No entanto, acaba fazendo uma certa miscelânea entre terror e ficção científica, assim como referências de outras produções, o que tira dele o posto de melhor filme do ano, mas, indiscutivelmente, faz valer a pena sair de casa para conferir a trama na telona Cineflix Cinemas. Recomendo!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Não! Não Olhe!" ("Nope")

Gênero: ficção científica

Direção e roteiro: Jordan Peele

Duração: 2h10

Classificação: 14 anos

Elenco: Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun, Michael Wincott, Wrenn Schmidt, Keith David, Donna Mills, Barbie Ferreira, Ryder Muybridge, Devon Graye, Osgood Perkins (II), Terry Notary e Jennifer Lafleur

Distribuição: Universal Pictures


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.