quinta-feira, 22 de setembro de 2022

.: Dia Mundial do Migrante e Refugiado é celebrado por livro "Travessias" e outros

No dia dos migrantes e refugiados (25/09), confira livros para abordar o tema com as crianças. "Construir o futuro com os migrantes e os refugiados" é o tema da mensagem do Papa Francisco para este ano


Celebrado no último domingo do mês de setembro, o Dia Mundial do Migrante e Refugiado é comemorado desde 1914 pela Igreja Católica e visa promover uma reflexão sobre o tema. Para este ano, a mensagem lançada pelo Papa Francisco tem como tema: “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”.

No texto, o Pontífice ressalta que os cristãos são chamados a renovar seu compromisso a favor da construção dum futuro mais ajustado ao desígnio de Deus, onde todos vivam em paz e com dignidade. “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados significa também reconhecer e valorizar tudo aquilo que cada um deles pode oferecer ao processo de construção”, orienta o Papa.

De acordo com o relatório mais recente da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), referente ao primeiro semestre de 2021, 26,6 milhões de pessoas encontram-se em situação de refúgio em todo o mundo, sendo 5,7 milhões somente no território atendido pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa). Segundo o último relatório “Tendências Globais” da Acnur, em 2020 existiam 82,4 milhões de pessoas refugiadas.

Diante de uma realidade que afeta tantas pessoas e países no mundo, é fundamental trabalhar o tema com as crianças, que em suas escolas e espaços de convivência, terão colegas e amigos em situação de refúgio. Por isso, a Paulus Editora indica títulos que abordam os refugiados e a importância de uma convivência harmoniosa e plena entre todas as culturas e identidades. Confira: 



Travessias

Lançado recentemente pela Paulus Editora, o livro “Travessias”, escrito por Dílvia Ludvichak e ilustrado por Marilia Pirillo, conta a história da pequena Stela, uma menina que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem. A autora convida os leitores a refletirem acerca das questões existenciais e sobre as necessidades dos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, sobretudo, no ambiente escolar. 

O quintal de Aladim

A obra infantil “O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil, de forma leve e poética, a questão dos refugiados. Ilustrado por Simone Matias, o livro de Andréa Avelar conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. O personagem passa por muitas mudanças: novo idioma, novos amigos, cheiros, sabores. Valores como amizade, respeito e aceitação social são trabalhados na narrativa. 

O trem e outras histórias

Uma infância roubada, o medo e a solidão que o “avesso” deste mundo nos provoca, os estilhaços da violência que ameaçam arrancar o que temos de mais precioso… Nenhuma criança nasce para sofrer. Contudo, a vida traz consigo desenhos e cores de outras histórias que se somam à história de cada um. A obra “O trem e outras histórias” apresenta três narrativas que tocam a dimensão do fantástico e buscam, com isso, despertar no leitor a reflexão sobre aquilo que deveria ser essencial na vida de cada pessoa. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.