sábado, 24 de setembro de 2022

.: "Vila Sapo", de José Falero, traz a realidade das favelas no Brasil


José Falero, autor de "Os Supridores", tem "Vila Sapo", o livro de estreia, reeditado pela editora Todavia, com um conto inédito. Em linguagem viva e expressiva, as histórias de Falero trazem a realidade das favelas no Brasil. Estão no livro sete histórias escritas com força ímpar e altíssima voltagem literária.

Publicado originalmente em 2019, "Vila Sapo" imediatamente chamou a atenção para José Falero, até então um jovem e desconhecido autor vindo das quebradas de Porto Alegre. Desde aquele momento, o livro apresentou a críticos e leitores um escritor já dotado de uma variada gama de recursos, modulando em cada história a voz das ruas com um refinado registro literário. Você pode comprar o livro "Vila Sapo", de José Falero, neste link.



"Os Supridores"
Primeiro romance de José Falero, o livro "Os Supridores" se apresenta como um dos nomes mais relevantes da nova literatura brasileira. Ao criar um narrador culto e perspicaz - que contrasta com o dialeto a um só tempo urbano e filosófico da periferia -, o autor mostra talento incomum, fazendo uma verdadeira arqueologia da pobreza. Falero leva o leitor direto ao supermercado Fênix, na região central de Porto Alegre. É ali que trabalham Pedro e Marques, dupla que aos poucos veste a carapuça de um Dom Quixote e de um Sancho Pança amotinados.

Moradores de "vila" (a favela no Sul), eles invertem o jogo mesmo que as consequências sejam graves. "Preciso dar um jeito de experimentar as coisa que faz a existência valer a pena, e não vai ser trabalhando que eu vou conseguir isso." Os dois conhecem pessoas que traficam na periferia onde moram, por isso insistem em se manter na legalidade. Mas, diante de uma "seca" de maconha devido ao desinteresse dos traficantes em comercializá-la, e já cansados da exploração do trabalho, os dois amigos decidem entrar para o tráfico. É a única opção para melhorar de vida. E também uma recusa à desumanização do trabalho assalariado. Uma recusa a todo o processo de exploração. Você pode comprar "Os Supridores", de José Faleiro, neste link.


"Mas em que Mundo Tu Vive?"
Aqueles que se empolgaram com a narrativa de "Os Supridores" vão encontrar nas crônicas reunidas em "Mas em que Mundo Tu Vive?" uma ampliação do universo do autor. Publicados originalmente na revista digital Parêntese, os textos revisitam o gênero que é uma das tradições literárias brasileiras, mas trazem a contribuição única de seu autor: falam do cotidiano com lirismo e o olhar atilado de um observador da vida ao sul do país. Um retrato sem retoques da vida de trabalhadores da periferia. Você pode comprar "Mas em que Mundo Tu Vive?", de José Faleiro, neste link.


Sobre o autor
José Falero nasceu em 1987, em Porto Alegre. É autor do romance "Os Supridores" e da reunião de crônicas "Mas em que Mundo Tu Vive?", também publicados pela editora Todavia.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.