sábado, 29 de outubro de 2022

.: Coleção de quadrinhos de "Horácio" é mais que um resgate histórico


A editora Pipoca & Nanquim e a Mauricio de Sousa Produções orgulhosamente apresentam a coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963.

Não é segredo que o Horácio é uma espécie de xodó de Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica e o maior e mais famoso quadrinista do Brasil. Criado originalmente como coadjuvante para as tiras do Piteco, tempos depois, o simpático dinossauro que ama alface estreou sua própria série semanal, que foi publicada na Folhinha, o suplemento infantojuvenil da Folha de S.Paulo, e, depois, no Estadinho, do jornal O Estado de S. Paulo. 

Esta luxuosa coleção em quatro volumes traz, em ordem cronológica, os mais de mil tabloides do Horácio produzidos por Mauricio e publicados nesses dois jornais, e também alguns inéditos, além de uma rica galeria de extras informativos sobre a carreira do artista e a produção desses quadrinhos.

Mais do que um dinossaurinho de papel, Horácio é a representação de todos os sentimentos e filosofias de seu criador. Então, prepare-se, pois a Pré-História nunca foi tão divertida e cheia de significados! Este é mais que um valioso resgate histórico para os brasileiros, e certamente será presença confirmada na estante de todos os leitores que aprenderam a amar os quadrinhos graças ao trabalho de Mauricio de Sousa.

Os quatro volumes têm capa dura com verniz localizado e mais de 300 páginas coloridas em papel couché de alta gramatura, sendo que o quarto virá acompanhado de uma caixa especial para acomodar toda a coleção! Após quase 30 anos, um dos mais longevos trabalhos do mestre do quadrinho nacional deixa os arquivos para ganhar o mundo em edições dignas dos colecionadores! Você pode comprar a coleção completa dos quadrinhos de Horário neste link.

"Horácio Vol. 1" - Mauricio de Sousa
Primeiro volume da coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de  Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas. O primeiro volume abrange o período de 1963 a 1969. Horácio é um filhote de tiranossauro. Inicialmente, ele havia sido abandonado ao sol e encontrado ainda dentro do ovo pelo personagem Piteco, que o levou para sua aldeia, Lem. Por ter arranjado problemas por lá, acabou expulso. É descrito como gentil, amigo e preocupado em auxiliar o próximo. Tem vários amigos.Horácio é um carnívoro, mas insiste em ter uma dieta vegetariana, tendo a "alfacinha" como seu prato predileto. É um dos personagens mais filosóficos de Mauricio de Sousa, que o descreve como seu alter ego. É muito disputado pelas dinossaurinhas Simone e Lucinda. Vive em função de encontrar sua mãezinha, que, por algum motivo, o largou quando este ainda era um ovo. Você pode comprar "Horácio Vol. 1", de Mauricio de Sousa, neste link.

"Horácio Vol. 2" - Mauricio de Sousa
Segundo volume (de quatro) da coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de  Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, este volume abrande o período de 1969 a 1974. Ao contrário das histórias do Piteco, onde os seres humanos convivem com dinossauros, o ambiente de Horácio reporta-se apenas ao período jurássico. Assim, suas personagens trazem apenas seres compatíveis com o período. Seus maiores amigos são o Tecodonte, o Antão, o Pterodáctilo Alfredo e Lucinda insiste em tentar ser sua namorada - embora Horácio ache que ainda é muito novo para namorar. Por muitos anos, acreditou-se que, após nascerem, os filhotes de tiranossauros eram abandonados pelos pais, mas descobertas paleontológicas recentes revelaram que muitos dinossauros, como o Tiranossauro, apresentavam um comportamento sociável. Você pode comprar o livro "Horácio Vol. 2", de Mauricio de Sousa, neste link.


"Horácio Vol. 3" - Mauricio de Sousa
Terceiro volume da coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de  Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963. Este volume abrange o período de 1974 a 1982. Horácio é o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Mauricio de Sousa. Segundo ele próprio, muitas das típicas divagações de Horácio são fruto de experiências pessoais do próprio Mauricio de Sousa. Mais do que um dinossaurinho de papel, Horácio é a representação de todos os sentimentos e filosofias de seu criador. Uma curiosidade: Horácio foi inspirado em dois amigos de Mauricio de Sousa que viviam em Mogi das Cruzes, o nome veio de um professor e a aparência de um amigo conhecido como Timinho. Além disso, o personagem também ilustra o logotipo da escola Instituto Dona Placidina desta mesma cidade. Você pode comprar o livro "Horácio Vol. 3", de Mauricio de Sousa, neste link.


"Horácio Vol. 4" - Mauricio de Sousa + Caixa da Coleção
Quarto volume da coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de  Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963. Este volume, que vem acompanhado de uma caixa especial para acomodar toda a coleção, finaliza a trajetória de Horácio e abrange o período de 1982 a 1992. De acordo com Mauricio de Sousa, se Horácio fosse humano, teria por volta de nove anos. O carismático filhote de tiranossauro rex é vegetariano e tem a alface como prato predileto. Além de passar o dia fugindo de Lucinda, a dinossaurinha apaixonada por ele, Horácio tem como hábito conversar com todos os que encontra e de observar o pôr-do-sol no topo de uma montanha.Após quase 30 anos, um dos mais longevos trabalhos do mestre do quadrinho nacional deixa os arquivos para ganhar o mundo em edições dignas dos colecionadores! Você pode comprar o livro "Horácio Vol. 4", de Mauricio de Sousa, neste link.


Sobre o autor
Mauricio Araújo de Sousa, o mais famoso e premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos, nasceu em Santa Isabel, no estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Viveu parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando nos cadernos escolares. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais.

Em 1959, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu, na Folha da Tarde. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha, publicadas na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes, criou mais tiras, outros tabloides e diversos personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, PenadinhoHorácio, Astronauta etc. Sua personagem mais famosa, a Mônica, apareceu pela primeira vez em 1963, numa tira de jornal do Cebolinha. Até que, em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela editora Abril.

Entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegaram a cerca de 30 países. Suas revistas figuram há mais de cinco décadas entre as mais vendidas do Brasil. Em toda sua carreira, Mauricio ultrapassou o extraordinário número de 1 bilhão de exemplares vendidos. Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil.

Aos quadrinhos, juntam-se centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, espetáculos teatrais, desenhos animados e longas-metragens produzidos pela Mauricio de Sousa Produções. Em 2008, o incansável e prolífico artista revolucionou novamente o mercado com o lançamento da Turma da Mônica Jovem, uma revista mensal em estilo mangá com os personagens adolescentes e vivendo aventuras diferenciadas.  Desde 2011, Mauricio de Sousa ocupa a cadeira número 24 da Academia Paulista de Letras. Você pode comprar a coleção completa dos quadrinhos de "Horácio", de Mauricio de Sousa, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.