sábado, 31 de dezembro de 2022

.: "As Margens e o Ditado" fala sobre os caminhos literários de Elena Ferrante


"As Margens e o Ditado" é o novo livro de Elena Ferrante. Nos breves ensaios reunidos nesta coletânea instigante, lançada pela editora Intrínseca, a autora, que é um dos maiores fenômenos da literatura contemporânea, discorre sobre a própria jornada como leitora e escritora, oferecendo um raro olhar a respeito das origens de seus caminhos literários.

Ao longo de quatro textos - três palestras inicialmente escritas para os cidadãos de Bolonha, por ocasião das Umberto Eco Lectures, e um ensaio do encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e outros clássicos -, Elena Ferrante fala de suas influências, lutas e sua formação intelectual; descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. 

Partindo de brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de Emily Dickinson, Gertrude Stein, Ingeborg Bachmann e outras, a autora propõe uma fusão do talento feminino. Ao refletir sobre o tênue equilíbrio entre seu gosto por limites e organização - por permanecer dentro das margens - e seu desejo por desordem e clamor, ela indica uma passagem secreta para o processo de criação de suas obras mais conhecidas: a "Tetralogia Napolitana", "Dias de Abandono", "A Filha Perdida" e "A Vida Mentirosa dos Adultos". A autora também aborda quais as motivações e os dilemas que suas emblemáticas personagens Lenù e Lila carregam. "As Margens e o Ditado" é uma obra sobre aventuras na literatura, sejam elas dentro ou fora das margens. Você pode comprar o livro "As Margens e o Ditado", de Elena Ferrante, neste link.


Sobre a autora
Elena Ferrante
é o pseudônimo de alguém cuja verdadeira identidade é desconhecida pelo público. É autora de "A Vida Mentirosa dos Adultos", "Um Amor In­cômodo", "A Filha Perdida", do infantil "Uma Noite na Praia" e da não-ficção "Frantumaglia", todos publicados pela editora Intrínseca, além de "Dias de Abandono" e dos volumes da "Tetralogia Napolitana", que a consagrou como uma das mais importantes escritoras contemporâneas. Em 2021, ela recebeu o prêmio Belle van Zuylen do Festival Internacional de Literatura de Utrecht pelo conjunto de sua obra e o prêmio Sunday Times de Excelência Literária. Compre o livro "As Margens e o Ditado", de Elena Ferrante, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.