terça-feira, 3 de janeiro de 2023

.: Grátis: Grupo Matizes Dumont e o Julian Campos em cursos e oficinas


Atividades atendem desde os mais experientes na técnica até aqueles que nunca tiveram nenhum contato com o bordado. As inscrições são on-line e têm início no dia 4. Foto: Bordado Matizes Dumont/Divulgação


Em janeiro, a programação do Sesc Avenida Paulista está baseada na temática das linhas, com o projeto “Entrelinhas”, cujas atividades vão desde técnicas manuais até atividades esportivas do programa Sesc Verão. Nas oficinas de artes manuais, o bordado é a prática em destaque.

O grupo Matizes Dumont ministra, de 11 a 15 de janeiro, quarta a domingo, duas oficinas por dia, às 11h e às 15h. Além do trabalho a partir da técnica, o grupo propõe a criação de uma roda de afeto e bordado permeada por histórias e danças circulares, que culminam na construção coletiva de painéis, que seguem com o grupo no movimento que dá nome ao curso, “Bordar para Fluir: Escritas Feitas de Águas e Seres”.

Já no período entre 17 e 20 de janeiro, terça a sexta, o artista visual e ilustrador Julian Campos apresenta as oficinas “Bordado Livre: Quadrinhos Bordados”, às 14h30 e “Transferência de Imagem e Bordado”, às 19h. A participação nas oficinas acontece mediante inscrição prévia, na Central de Relacionamento Digital do Sesc SP, a partir de 4 de janeiro para aqueles que têm a Credencial Plena do Sesc e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. 

O grupo Matizes Dumont, criado há mais de 30 anos em Pirapora (Minas Gerais), reúne artistas que bordam a brasilidade com uma linguagem poética livre. Seu trabalho mistura o fazer criativo à literatura e a dança circular, em que o bordado é o fio que conecta à tradição e à cultura popular brasileira. Nestas oficinas, além de propor a criação de painéis coletivos, o grupo trabalha, junto aos participantes, na peça “Painel Rio que Sonha”, que vem sendo bordada desde 1999 e serve de bandeira do grupo em sua luta pela defesa da natureza e das águas do Rio São Francisco. Estes encontros são um convite para escrever por meio do bordado uma mensagem aos seres e às águas de São Paulo, somado à experiência do fazer coletivo. 

Para os iniciantes ou aqueles que não tem nenhum conhecimento no bordado, Julian Campos apresenta os procedimentos introdutórios da técnica no curso “Bordado Livre: Quadrinhos Bordados”, na qual, ao longo dos quatro encontros, prepara o participante para a criação de seu desenho bordado. Ao final do curso, ele tem o próprio quadrinho bordado pronto para ser colocado na parede. Já no curso “Técnicas de Imagem e Bordado”, Julian aborda as formas de transferência de imagens impressas (offset/laser/toner) sobre tecido e a possibilidade de intervenções com bordado livre nestes resultados. Artista visual e ilustrador, Julian Campos realiza trabalhos em diversas técnicas de fazer manual, como gravuras, bordado, cerâmica e colagem. É artista colaborador do Núcleo de Livros de Artista da Casa Contemporânea, em São Paulo/SP, onde coordena o Entre Pontos - Grupo de Estudos e Produção em Bordado e Arte Têxtil. 


Serviço
Oficina | “Bordar para Fluir: Escritas Feitas de Águas e Seres”
Com Matizes Dumont

De 11 a 15 de janeiro de 2023. Quarta a domingo, às 11h e às 15h.
Classificação etária: 16 anos.
Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar.
Duração: 180 minutos.
Capacidade: 20 vagas.
Inscrições: on-line, a partir de 4 de janeiro para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro.  


Curso | “Bordado Livre: Quadrinhos Bordados”
Com Julian Campos
De 17 a 20 de janeiro de 2023. Terça a sexta, às 14h30.
Classificação etária: 16 anos.
Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar.
Duração: 120 minutos.
Capacidade: 12 vagas.
Inscrições: on-line, a partir de 4 de janeiro para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. 


Curso| “Transferência de Imagem e Bordado”
Com Julian Campos
De 17 a 20 de janeiro de 2023. Terça a sexta, às 19h.
Classificação etária: 16 anos.
Onde: Tecnologias e Artes - 4° andar.
Duração: 120 minutos.
Capacidade: 12 vagas.
Inscrições: on-line, a partir de 4 de janeiro para Credencial Plena Sesc SP e, para o público em geral, nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. 


Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, São Paulo.
Telefone: (11) 3170-0800.
Transporte público: Estação Brigadeiro do Metrô - 350 metros.
Horário de funcionamento da unidade: terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.