segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

.: Grátis: "Intimidade Cômica - Um Ato de Amor Profundo" em teatros de SP


O espetáculo circense será apresentado gratuitamente em diversos teatros da Prefeitura de São Paulo.

Em fevereiro, a Companhia LaClass Excêntricos estreia seu mais novo projeto, "Intimidade Cômica - Um Ato de Amor Profundo". Neste espetáculo, a companhia traz à cena o resultado de uma pesquisa centrada na construção narrativa circense e conta com diversas técnicas estudadas pela companhia, entre elas a linguagem cômica, palhaçaria, equilíbrio, manipulação de objetos, teatro físico, mágica e música.

O que acontece quando um excêntrico casal se põe a compartilhar suas intimidades em forma de lembranças?! Um sanduíche partilhado, a solidão em uma estação de trem, um primeiro e quase último beijo revelam desejos e desencontros tragicômicos. O tempo aqui é um elemento utilizado para construir ilusões, abrir baús da memória e permitir que recordações venham à tona. Daniela e Marcelo trazem para a cena um espetáculo que mistura humor em universo onírico e surrealista, tudo moldado em clave de Clown dentro de uma atmosfera burlesca, em que a alegoria circense é parte constitutiva da trama.

"Intimidade Cômica - Um Ato de Amor Profundo" compartilha com a plateia uma história que busca, através de uma brincadeira com o tempo, transformar as emoções em fenômenos com outras dimensões do cotidiano. Daniela e Marcelo criam um enredo poético, absurdo, cheio de humor e amor para toda família. Rhena de Faria, Carla Candiotto, Raphael SantaCruz, Ana Luiza BellaCosta, Denise Namura, Michael Bugdahn foram provocadores cênicos do processo, trabalhando com a dupla nas propostas iniciais do projeto. 

Outros artistas informalmente também acompanharam a criação, como Victor Tomate Avalos, Erica Stoppel, Tato Villanueva, Leticia Beltrano e Barbara Francesquine, cada um trazendo suas falas e impressões sobre a pesquisa. Nereu Afonso da Silva e Bruno Rudolf foram convidados para finalizar a etapa de montagem na construção narrativa, dramatúrgica e estética. Nereu assina como dramaturgo e Bruno como supervisor artístico.


Sobre cenário e figurino
A Companhia LaClass Excêntricos utiliza como inspiração e ponto de partida estética para criação do cenário o quadro pintado por Fabrini Crisci, artista plástico e mágico, brasileiro, reconhecido internacionalmente pela dupla “Vik & Fabrini”. Através de um recurso de cortinas, ambientes diferentes são criados e modificam o tempo e espaço de cada cena.  

O figurino de Chris Galvan tem cores vibrantes e traz camadas de histórias, conforme o conceito do espetáculo. A pesquisa sonora foi realizada pela própria dupla durante todo o processo, construindo os climas de cada cena. Ela é composta por músicas que reforçam emoções, e também de sons incidentais, que fazem referência a climas, lugares e momentos.


Sobre a Companhia LaClass Excêntricos
A Companhia LaClass Excêntricos foi fundada no ano 2012 pelo casal Marcelo Lujan e Daniela Rocha-Rosa, com foco na construção dramatúrgica de números e espetáculos poéticos e cômicos, inspirados na estética circense burlesca. Inúmeras criações já foram realizadas e hoje possui 07 espetáculos e mais de 15 atos, com técnicas refinadas de circo, humor, teatro e música. 

Em seu histórico constam a participação em diversos festivais internacionais e nacionais (São Paulo, Recife, Ceará, Minas Gerais, Argentina, Suíça, França, Espanha), além de temporadas no exterior. Marcelo e Daniela também dirigiram outras trupes e artistas solos, entre eles: Cia dos Relativos, Nanikos Circus, Gêmeas Dias, Cia Suno, LaMala, NaMakaka, Iara Gueller e Laura Faleiros.


Serviço
"Intimidade Cômica - Um Ato de Amor Profundo"
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro.
Dias 17, 18 e 19 de fevereiro.
Sexta e sábados, às 21h. Domingo, às 19h.
Valor do ingresso: gratuito - presencial.

Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 - Vila Romana.
Dia 23 de fevereiro.
Quinta, às 21h. 
Valor do ingresso: gratuito - presencial.

Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955. Mooca.
Dias 24 e 25.
Sexta e sábado, às 21h. 
Valor do ingresso: gratuito - presencial.

* Distribuição dos ingressos com uma hora de antecedência. Este projeto foi contemplado pela 6ª edição do Programa de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.