terça-feira, 26 de dezembro de 2023

.: “A Natureza da Mordida” lidera a lista dos 15 melhores livros de 2023


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do portal Resenhando.com.

Listar os 15 melhores do ano é tarefa ingrata em qualquer área. Selecionar os 15 melhores livros em meio a um ano tão fértil em relação à literatura e também a vários que chegam diariamente à nossa redação é algo desafiador e uma viagem literária ao longo do ano a partir de um critério absolutamente subjetivo: o gosto pessoal de quem elaborou a lista. Vários livros tão bons quanto os que estão nesta lista ficaram de fora, o que não quer dizer que não mereçam ser lidos. 
 
Na lista de 2023, em primeiro lugar, ficou o sensível 
"A Natureza da Mordida", escrito por Carla Madeira e lançado pela editora Record. No livro, as personagens parecem saltar do papel para colocar o leitor diante de questões universais, entre elas a incondicionalidade do amor, a força do desejo, a culpa e o esquecimento. 

A medalha de prata vai para o romance "Salvar o Fogo", escrito por Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado" e do livro de contos "Doramar ou A Odisseia". Publicado pela editora Todavia, o romance mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país. 

Os dois volumes de "Todos os Diários", de Lúcio Cardoso ocupam a terceira colocação da lista de Melhores do Ano do Portal Resenhando.com. Os títulos fazem parte de um grande projeto da Companhia das Letras em reeditar a obra deste que é um dos principais escritores brasileiros. Edição ampliada e revisada dos diários do autor, concebidos como um projeto artístico pelo próprio autor, figurando como uma obra-prima ao lado de "Crônica da Casa Assassinada". 

Completam a lista a edição especial de dez anos de "Um Defeito de Cor" (4° lugar), escrito por Ana Maria Gonçalves, lançada pela editora Record. O box "A Literatura no Brasil" (5° lugar), escrito por Afrânio Coutinho, lançamento da Global editora. A caixa com todos os romances de Luis Fernando Veríssimo (6° lugar) lançada pela editora Alfaguara que inclui os livros "O Jardim do Diabo", "O Clube dos Anjos", "Borges e os Orangotangos Eternos", "O Opositor", "A Décima-segunda Noite" e "Os Espiões". 

edição especialíssima de "Macunaíma" (7° lugar), romance que marcou época e foi escrito por Mário de Andrade, agora relançada pela Global Editora. A "Odisseia" de Homero em HQ (8° lugar), com texto de Silvana Salerno e ilustrações de Jefferson Costa, publicada pela FTD Educação. O livro de ensaios "As Margens e o Ditado" (9° lugar), assinado por Elena Ferrante e lançado pela editora Intrínseca.

A HQ "Magali - Receita" (10° lugar), escrita e desenhada por Carol Rossetti, publicada pela editora Panini. O livro de crônicas "Patty Diphusa e Fogo nas Entranhas" (11° lugar), do cineasta Pedro Almodóvar, lançado pelo selo Tusquets da editora Planeta. A coletânea de contos e poemas "Coisas Frágeis" (12° lugar), de Neil Gaiman, lançada pela editora Intrínseca. 

O livro "Filha do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura" (13° lugar), de Elizandra Souza, lançado pela Global Editora, e o romance "Chuva de Papel" (14° lugar), de Martha Batalha, publicado pela Companhia das Letras, a mesma editora da seleta de contos "As Pequenas Doenças da Eternidade" (15° lugar), escrita por Mia Couto em uma edição especial para leitores brasileiros. Confira também a lista dos Melhores Livros de 2022 neste link.


1. “A Natureza da Mordida”, de Carla Madeira (Record)
Depois dos arrebatadores "Tudo É Rio" e "Véspera", a escritora Carla Madeira retoma seu interesse profundo pelos conflitos humanos em "A Natureza da Mordida", romance que ficou em primeiro lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. "O que você não tem mais que te entristece tanto?". É com esta pergunta que Biá, uma psicanalista aposentada, apaixonada por literatura, aborda a jovem jornalista Olívia pela primeira vez ao encontrá-la sentada à mesa de um sebo improvisado. A provocação inesperada, vinda de uma estranha, desencadeia uma sucessão de encontros, marcados pela intimidade crescente e que aos poucos revelam as histórias das duas mulheres. As personagens parecem saltar do papel para colocar o leitor diante de questões universais, entre elas a incondicionalidade do amor, a força do desejo, a culpa e o esquecimento, a memória e sua dinâmica inescrutável com o perdão. Compre o livro "A Natureza da Mordida" neste link.


2. “Salvar o Fogo”, de Itamar Vieira Junior (Todavia)
Em segundo lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com, está o romance "Salvar o Fogo", escrito por Itamar Vieira Junior, autor de "Torto Arado" e do livro de contos "Doramar ou A Odisseia". Lançamento da editora Todavia, o romance gira em torno de Moisés, que vive com o pai, Mundinho, e a irmã Luzia em um povoado rural conhecido como Tapera do Paraguaçu, às margens do rio Paraguaçu, no interior da Bahia. Épico e lírico, com o poder de emocionar, encantar e indignar o leitor, o livro mostra que os fantasmas do passado de uma família muitas vezes não se distinguem das sombras do próprio país. O autor mescla a trajetória íntima de seus personagens com traços da vida brasileira. Compre o livro "Salvar o Fogo" neste link.


3. "Todos os Diários", de Lúcio Cardoso
 (Companhia das Letras)
Os dois volumes de "Todos os Diários", de Lúcio Cardoso ocupam a terceira colocação da lista de Melhores do Ano publicada pelo Portal Resenhando.com. Os títulos fazem parte de um grande projeto da Companhia das Letras em reeditar a obra deste que é um dos principais escritores brasileiros. Edição ampliada e revisada dos diários do autor, concebidos como um projeto artístico pelo próprio autor, figurando como uma obra-prima ao lado de "Crônica da Casa Assassinada". O primeiro volume traz os diários do autor até 1951, repletos de citações literárias e de investigações bíblicas, uma obsessão de Cardoso. O segundo volume traz textos inéditos do escritor, além de uma coluna de jornal que Cardoso manteve e que recebeu o adequado título de “Diário Não Íntimo”. Compre os livros "Todos os Diários", de Lucio Cardoso, neste link.

4. Edição especial de "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves (Record)
Vencedor do prestigioso Prêmio Casa de las Américas e incluído na lista da Folha de S.Paulo como o sétimo entre 200 livros mais importantes para entender o Brasil em seus 200 anos de independência, "Um Defeito de Cor", escrito por Ana Maria Gonçalves ganhou uma edição especial de dez anos e figura na quarta colocação dos Melhores Livros do Ano publicada pelo Portal Resenhando.com. O romance conta a saga de Kehinde, mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia. Esta edição especial, em novo projeto gráfico, inclui obras da artista visual Rosana Paulino e o conto afrofuturista inédito "Ancestars". O texto de orelha é assinado pela premiada escritora Cidinha da Silva. Compre a edição especial do livro "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves, neste link.


5. Box "A Literatura no Brasil", de Afrânio Coutinho (Global Editora)
Segundo Afrânio Coutinhoa literatura é uma arte. "A arte da palavra, isto é, produto da imaginação criadora”, enfatizou. Com um conhecimento profundo sobre o ofício, ele se tornou um dos maiores contribuidores para a historiografia da literatura brasileira e durante sua trajetória fez um estudo minucioso sobre o assunto, resultado que pode ser visto na coletânea "A Literatura no Brasil", dividida em seis volumes – que chega na Global Editora com edições repaginadas e atualizadas. A coleção está na quinta colocação dos Melhores Livros do Ano publicada pelo Portal Resenhando.com. Do romantismo ao realismo brasileiro, Afrânio Coutinho organizou a coletânea de forma que ela ressalte a importância e as características da literatura do nosso país, entendendo como a mesma explora assuntos históricos, dos costumes e das tradições populares, se tornando uma arte madura nos anos 1950 do século XX. Os seis volumes são vendidos separadamente, mas também podem ser adquiridos no formato de box. Compre o box "A Literatura no Brasil" neste link.

6. Box com todos os romances de Luis Fernando Verissimo (Alfaguara)
Luis Fernando Verissimo, um dos escritores mais celebrados do Brasil, é famoso por suas crônicas e seus personagens emblemáticos. Dos mais de 80 livros publicados, seis deles são romances, reunidos neste box: "O Jardim do Diabo", "O Clube dos Anjos", "Borges e os Orangotangos Eternos", "O Opositor", "A Décima-segunda Noite" e "Os Espiões" - que ocupa a sexta colocação da lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Todos os livros têm em comum o humor fino e irônico, além da temática que envolve uma mescla de gênero policial e questões do universo literário. Afinal, Verissimo nunca escondeu sua admiração por tramas de espionagem e reflexões sobre o ato de narrar e a própria literatura. Você pode comprar a caixa com todos os romances de Luis Fernando Veríssimo neste link.


7. Edição especial de "Macunaíma", de Mário de Andrade (Global Editora)
edição especialíssima de "Macunaíma", romance que marcou época e foi escrito por Mário de Andrade ocupa a sétima  colocação da lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Relançada pela Global Editora, a obra é indicada aos apaixonados pelo renomado autor, especialistas da área e aos leitores que desejam conhecer mais sobre a obra deste clássico e conta com prefácio das especialistas Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, um ensaio inédito da professora da USP Leyla Perrone-Moisés, além de notas manuscritas. Publicado em 1928, "Macunaíma", o herói sem nenhum caráter transformou nossa literatura. Compre a edição especial de "Macunaíma", escrita por Mário de Andrade, neste link.

8. "Odisseia" de Homero em HQ, de Silvana Salerno e Jefferson Costa (FTD Educação)
Atribui-se ao poeta grego Homero a autoria de dois textos fundadores da literatura ocidental: a "Odisseia" e a "Ilíada". Os longos poemas épicos de quase três mil anos, originalmente cantados para plateias de adultos e crianças, narram histórias de guerra, amor, viagens, superação e redenção. A obra que ocupa a oitava colocação da lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com tem texto adaptado pela escritora Silvana Salerno e ilustrações do quadrinista Jefferson Costa. O clássico de Homero renasce em uma edição impecável, lançada pela FTD Educação, comprovando o caráter atemporal da obra. Protagonizado por Odisseu - também chamado de Ulisses, seu nome entre os romanos -, o clássico apresenta o herói em sua longa jornada de volta para casa após sobreviver à Guerra de Troia. Compre o livro "Odisseia" em quadrinhos no Resenhando.com.

9. "As Margens e o Ditado", de Elena Ferrante (Intrínseca)
Nos breves ensaios reunidos nesta coletânea instigante, lançada pela editora Intrínseca, Elena Ferrante, um dos maiores fenômenos da literatura contemporânea, discorre sobre a própria jornada como leitora e escritora, oferecendo um raro olhar a respeito das origens de seus caminhos literários em "As Margens e o Ditado", que está em 9° lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Ao longo de quatro textos - três palestras inicialmente escritas para os cidadãos de Bolonha, por ocasião das Umberto Eco Lectures, e um ensaio do encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e outros clássicos -, a autora fala das influências, lutas e sua formação intelectual; descreve os perigos do que chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Você pode comprar o livro "As Margens e o Ditado", de Elena Ferrante, neste link.


10. "Magali - Receita", de Carol Rossetti (Panini)
Escrita e desenhada por Carol Rossetti, a HQ "Magali - Receita" é a 40ª Graphic MSP e ocupa o 10° lugar na lista de Melhores Livros do ano publicada pelo portal Resenhando.com. A autora faz a sua estreia no selo voltado para leitores jovens e adultos da Mauricio de Sousa Produções, publicado pela editora Panini. Na história, Magali decide reproduzir uma antiga receita de sua bisavó. Mas, para isso, ela vai precisar da ajuda de seus amigos. Com muita sensibilidade e lindas aquarelas, a autora faz uma deliciosa releitura da clássica personagem de Mauricio de Sousa. O resultado é uma deliciosa história sobre amizade. Compre o livro "Magali - Receita", de Carol Rossetti, neste link.


11. "Patty Diphusa e Fogo nas Entranhas", de  Pedro Almodóvar (Tusquets)
Foi no decorrer da década de 1980 que Pedro Almodóvar, um dos diretores de cinema mais prestigiados e conhecidos do mundo, escreveu uma série de crônicas para a revista La Luna de Madrid. O resultado é a obra "Patty Diphusa e Fogo nas Entranhas", que chega pela primeira vez às livrarias em edição única pelo selo Tusquets, da editora Planeta e está em 11° lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. A primeira parte da obra traz as memórias devassas da narradora-protagonista Patty Diphusa, uma estrela de filmes adultos que, ao contar suas experiências mais íntimas, reflete sobre a cena de Madri na década de 1980. A segunda parte é protagonizada por um grupo de cinco mulheres, cujas vidas se cruzam pelo mútuo envolvimento com um chinês sentimental, dono de uma fábrica de absorventes íntimos e que, de tanto ser traído, transforma-se no vilão da história. Os textos contam com a tradução de Eric Nepomuceno, que já fez versões para o português de obras de Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Gabriel García Márquez. Compre o livro "Patty Diphusa e Fogo nas Entranhas", de  Pedro Almodóvar, neste link.


12. "Coisas Frágeis", de Neil Gaiman (Intrínseca)
"Coisas Frágeis", a emblemática coletânea de contos e poemas de Neil Gaiman, lançada pela primeira vez no Brasil em volume único pela editora Intrínseca, ocupa o 12° lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Composto por 31 textos que transitam entre horror e humor sombrio, doçura e crueldade, o livro traz cenários conhecidos dos leitores e visita universos inesperados. Ao desafiar os limites da imaginação, sondar as profundezas da experiência humana e revelar como ordinário e fantástico se entrelaçam, a obra evidencia o que tornou Neil Gaiman um dos escritores mais originais de seu tempo. Compre o livro "Coisas Frágeis", de Neil Gaiman, neste link.


13. "Filha do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura", de Elizandra Souza (Global Editora)
Escrito por Elizandra Souza, o livro de contos "Filha do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura", lançado pela Global Editora, em 13° lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com, apresenta uma incursão em episódios incomuns protagonizados em sua maioria por vozes femininas negras. A autora e ativista cultural apresenta ao leitor suas principais bandeiras: a cultura periférica e a Literatura Negra Feminina por meio de breves e sensíveis histórias ficcionais. Mulheres que manifestam os desafios, as decepções e as conquistas que permeiam o percurso daquelas que afrontam os códigos consolidados na sociedade atual. O livro traz ainda um texto de quarta capa assinado por Sérgio Vaz. Compre o livro "Filha do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura", de Elizandra Souza, neste link. 


14. "Chuva de Papel", de Martha Batalha (Companhia das Letras)

Tragicômico, intenso e sensível, o romance "Chuva de Papel", o terceiro livro de Martha Batalha, é entremeado da crueza da vida marginal e de dissabores afetivos. O livro, lançado pela Companhia das Letras, ocupa o 14° lugar na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Nele, os leitores podem acompanhar o repórter policial Joel Nascimento que, após uma peculiar tentativa de suicídio, é obrigado a morar de favor com a tia de um amigo. Glória é uma senhora energética, que exige mais interações e boas maneiras do que ele está disposto a dar. A esse arranjo junta-se a falante vizinha Aracy e seus dois chiuauas grisalhos. Da convivência inesperada e pontuada por atritos corriqueiros emerge um companheirismo que preencherá o vagar das horas. À medida que Joel se ambienta à nova rotina, ele se verá diante de uma última história formidável, e sabe que deve contá-la. Compre o livro "Chuva de Papel" neste link.


15. "As Pequenas Doenças da Eternidade", de Mia Couto (Companhia das Letras)
Em "As Pequenas Doenças da Eternidade", seleta de contos escritos por Mia Couto lançada pela Companhia das Letras em uma edição especial para leitores brasileiros, o autor traz histórias que tratam de grandes males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A perspectiva da finitude, o medo do abandono, indiferença, traições, guerras e pandemias - são estes alguns dos temas que perpassam os textos aqui reunidos e que fizeram esta excelente obra ficar com a décima quinta colocação na lista de Melhores Livros do Ano publicada pelo portal Resenhando.com. Para esta edição - ligeiramente diferente da publicada em Portugal sob o nome "O Caçador de Elefantes Invisíveis", Mia Couto revisitou todos os contos, modificou pequenos detalhes e abdicou de alguns textos. A arte da capa é de Alceu Chiesorin Nunes. Compre o livro "As Pequenas Doenças da Eternidade", de Mia Couto, neste link.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.