sábado, 24 de dezembro de 2022

.: “Saramago: Os Seus Nomes” lidera a lista dos dez melhores livros de 2022

Por Helder Moraes Miranda, editor do portal Resenhando.com.

Listar os dez melhores do ano é tarefa ingrata em qualquer área. Selecionar os dez melhores livros que chegaram à nossa redação é, também, algo desafiador e uma viagem literária ao longo do ano a partir de um critério absolutamente subjetivo: o gosto pessoal de quem elaborou a lista. Vários livros tão bons quanto os que estão nesta lista ficaram de fora, o que não quer dizer que não mereçam ser lidos. 
 
Em primeiro lugar, ficou o belíssimo livro “Saramago: Os Seus Nomes - Um Álbum Biográfico”, lançado pela Companhia das Letras e organizado pelos escritores Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, com projeto gráfico de Raul Loureiro, que celebra vida e obra do escritor José Saramago a partir de imagens, relatos e trechos de livros.

A medalha de prata vai para a reportagem literária "Daniella Perez: Biografia, Crime e Justiça", de Bernardo Braga Pasqualette. Lançado pela editora Record, o livro  é considerando o mais completo relato investigativo sobre as circunstâncias e motivações do crime hediondo que vitimou a estrela em ascensão Daniella Perez. 

No terceiro lugar do pódio, o livro "Modus Operandi: Guia de True Crime", de  Carol Moreira e Mabê Bonafélançado pela editora Intrínseca, em que as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. 

Completam a lista a edição que contempla os livros "O Pior de Mim" e "Uma Vida Inventada", de Maitê Proençalançada pela editora Agir. A edição especial ilustrada e em capa dura do clássico "O Amante de Lady Chaterley", de D. H. Lawrence , da editora Antofágica. A coleção "Horácio Completo", que reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de Sousa, em quatro livros lançados pela editora Pipoca & Nanquim e a Mauricio de Sousa Produções. 

O relançamento de "Limite Branco", primeiro romance de Caio Fernando Abreu , pela Companhia das Letras. O emblemático "1922: Cenas de Um Ano Turbulento", de Nick Rennison, lançado pela editora Astral Cultural. Clássico da literatura norte-americana, "O Beco das Ilusões Perdidas", escrito por William Lindsay Gresham, é lançado no Brasil pela editora Planeta. Para matar a saudade do autor Marcos Rey, o romance infantojuvenil "O Homem que Veio para Resolver", uma obra inédita lançada pela editora Global. 



1. “Saramago: Os Seus Nomes - Um Álbum Biográfico”, de Alejandro García Schnetzer, Ricardo Viel e Raul Loureiro
“Saramago: Os Seus Nomes - Um Álbum Biográfico”, organizado pelos escritores Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, com projeto gráfico de Raul Loureiro, é o livro do ano. A obra pode ser definida como uma viagem extraordinária à vida de José Saramago a partir de imagens, relatos e trechos de livros. Lançado pela Companhia das Letras, este álbum biográfico sem precedentes é dividido em quatro perspectivas - "espaços/lugares", "leituras/sentidos", "escritas/criações" e "laços/pessoas". Você pode comprar o livro “Saramago: Os Seus Nomes - Um Álbum Biográfico” neste link.


2. "Daniella Perez: Biografia, Crime e Justiça", de 
Bernardo Braga Pasqualette
Escrito por Bernardo Braga Pasqualette, o livro "Daniella Perez: Biografia, Crime e Justiça" é considerando o mais completo relato investigativo sobre as circunstâncias e motivações do crime hediondo que vitimou a estrela em ascensão Daniella Perez. Lançada pela editora Record, obra é escrita sob a forma de uma reportagem literária. Você pode comprar o livro "Daniella Perez: Biografia, Crime e Justiça" neste link.

3. "Modus Operandi: Guia de True Crime", de Carol Moreira e Mabê Bonafé
Após conquistarem uma legião de fãs do gênero true crime com o podcast "Modus Operandi", as apresentadoras Carol Moreira e Mabê Bonafé lançaram pela editora Intrínseca o livro "Modus Operandi: Guia de True Crime".  No livro, as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. A dupla descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de assassinos em série e traz diversas curiosidades e fontes para quem quer se estender sobre o assunto. Você pode comprar o livro "Modus Operandi: Guia de True Crime", neste link.


4. "O Pior de Mim" / "Uma Vida Inventada", de Maitê Proença
À primeira vista, este é um livro dois em um, que traz, de um lado, o inédito "O Pior de Mim" e, do outro, a nova edição de "Uma Vida Inventada". Os dois textos, nesta edição lançada pela editora Agir,  encontram-se em várias camadas: nas páginas finais que praticamente se tocam; nas narrativas, que se complementam; na mistura entre literatura e vivência, verdade e imaginação, no jogo de esconder e revelar que se estabelece com o leitor. Ao contar a história de duas meninas em suas jornadas de descobertas, a atriz e escritora Maitê Proença utiliza um material que conhece bem: a própria vida. Você pode comprar o livro "O Pior de Mim" / "Uma Vida Inventada" neste link.

5. "O Amante de Lady Chaterley", de D. H. Lawrence
Edição especial ilustrada e em capa dura do clássico romance "O Amante de Lady Chaterley", de D. H. Lawrence é lançada pela editora Antofágica. A edição conta com tradução inédita de Isadora Próspero, além de ilustrações a óleo da artista Mariana Darvenne e apresentação de Clara Drummond. Assinam os textos de apoio Carolina Correia dos Santos, doutora em Letras pela USP,  e a psicanalista e escritora Luciana Saddi e Nara Vidal, escritora e mestre em Artes e Herança Cultural pela London Met University. Você pode comprar a edição especial de "O Amante de Lady Chaterley", de D. H. Lawrence, neste link.


6. "Horácio Completo", de Maurício de Sousa

A coleção "Horácio Completo", reúne pela primeira vez todos os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por Mauricio de Sousa e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963. Lançada pela editora Pipoca & Nanquim e a Mauricio de Sousa Produções, esta luxuosa coleção em quatro volumes traz, em ordem cronológica, os mais de mil tabloides do Horácio produzidos por Mauricio e também alguns inéditos, além de uma rica galeria de extras informativos sobre a carreira do artista e a produção desses quadrinhos. Você pode comprar a coleção completa dos quadrinhos de "Horácio" neste link.


7. "Limite Branco", de Caio Fernando Abreu
Escrito quando Caio Fernando Abreu tinha apenas 19 anos e publicado pouco tempo depois, em 1971, o livro "Limite Branco", agora relançado pela Companhia das Letras, inaugura a trajetória de uma das vozes mais apaixonantes da nossa literatura. Ao longo da trama, acompanhamos as descobertas, os anseios e os temores de Maurício num período intenso e angustiante, quando a infância fica para trás e o caminho que leva à vida adulta não passa de uma incógnita. A escritora Natalia Borges Polesso assina o posfácio da edição. Você pode comprar o livro "Limite Branco", de Caio Fernando Abreu, neste link.


8. "1922: Cenas de Um Ano Turbulento", de Nick Rennison

No ano em que se comemorou os 100 anos da Semana de Arte Moderna, um livro emblemático foi lançado pela editora Astral Cultural: "1922: Cenas de Um Ano Turbulento". Escrita por Nick Rennison, a obra é fundamental para entender o que foi aquela época e a importância do que aconteceu no mundo para entender os dias de hoje. Você pode comprar o livro "1922: Cenas de Um Ano Turbulento" neste link.


9. "O Beco das Ilusões Perdidas", de William Lindsay Gresham
Clássico da literatura norte-americana escrito por William Lindsay Gresham e adaptado para o cinema por Guillermo del Toro. Lançado no Brasil pela editora Planeta, "O Beco das Ilusões Perdidas" conta a história de um grupo de personagens de um circo de horrores. Por meio da história, o leitor mergulha nos bastidores sombrios do negócio enquanto acompanha a decadência de Stan, o protagonista. Você pode comprar o livro neste link.


10. "O Homem que Veio Para Resolver", de Marcos Rey
Analisando de longe, pode parecer que todo mundo quer ser famoso e sempre ser o centro das atenções, mas esse não é o caso para a maioria das pessoas. Especialmente para Augusto, protagonista do livro "O Homem que Veio para Resolver", obra inédita do autor Marcos Rey, lançada pela editora Global. A história começa quando Augusto, que é filho de um ator famoso, é convidado para assumir o papel principal de uma peça na sua escola. Pressionado pela namorada, pelo diretor do colégio e com medo de decepcionar o pai, acaba aceitando o convite. O problema é que Augusto é um adolescente introvertido. O livro trabalha com uma narrativa intensa que reforça a importância de ter empatia com o próximo, e aborda as dificuldades de tentar atender a expectativa dos outros. As ilustrações são de Dave Santana. Você pode comprar o livro "O Homem que Veio Para Resolver" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.