quinta-feira, 11 de abril de 2024

.: Livro "O Talentoso Ripley", de Patricia Highsmith, ganha adaptação da Netflix


Publicado pela Intrínseca, o best-seller "O Talentoso Ripley", de Patricia Highsmith, uma das mais importantes autoras de thrillers psicológicos de todos os tempos, ganha uma nova adaptação audiovisual na Netflix. Baseada na obra vencedora do Grand Prix de Littérature Policière e indicada ao prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Romance, a minissérie é escrita, dirigida e produzida pelo vencedor do Oscar Steven Zaillian ("A Lista de Schindler"). Nesta nova versão, o britânico Andrew Scott, conhecido por seus trabalhos em "Fleabag" e "Sherlock", dá vida ao personagem-título, um dos sociopatas mais carismáticos da literatura mundial. A obra de 1955 foi adaptada para o cinema em 1999 em um filme de mesmo nome, indicado a cinco Oscars e estrelado por Matt Damon e Jude Law. A tradução é de José Francisco Botelho.

A história acompanha Tom Ripley, um charmoso vigarista tentando se estabelecer em Manhattan após fugir de seu lar disfuncional. Bom de lábia, exímio imitador e piadista, praticante de furtos e pequenos golpes, ele recebe a oportuna missão de ir à Itália para convencer Dickie Greenleaf, o filho de um rico industrial, a voltar para casa e assumir os negócios da família. Seduzido pelo estilo de vida refinado do playboy, Tom vê a relação de amizade entre os dois se complicar com a interferência de Marge, a típica boa menina americana, rica e apaixonada por Dickie. Ao perceber a rejeição do outrora amigo, ele dá vazão a seus desejos mais sombrios e rouba não só o dinheiro dele, mas também sua vida e sua personalidade.

Em 2021, ano do centenário de Patricia Highsmith, a Intrínseca lançou edições com projeto gráfico especial e novas traduções do livro e de sua continuação, "Ripley Subterrâneo". Admirada por expoentes da literatura brasileira como Rubem Fonseca e Caio Fernando Abreu, Highsmith tem influenciado gerações de escritores com o seu talento ao construir “heróis psicopatas”, expressão usada para tratar carinhosamente seus protagonistas. Compre o livro "O Talentoso Ripley", de Patricia Highsmith, neste link.


Sobre a autora
Nascida em Fort Worth, Texas, em 1921, Patricia Highsmith passou grande parte da vida adulta na Suíça e na França. Seu primeiro romance, Pacto sinistro, publicado em 1950, obteve grande sucesso comercial e virou filme, dirigido por Alfred Hitchcock. Autora de mais de vinte livros, é a criadora do personagem Tom Ripley, o sofisticado sociopata que estreou em "O Talentoso Ripley", de 1955, que, além de aparecer em outros quatro romances, figura em adaptações para o cinema e a televisão. Ao longo de sua carreira, Highsmith ganhou os prêmios Edgar Allan Poe, O. Henry Memorial, Le Grand Prix de Littérature Policière e o Award of the Crime Writer’s Association da Grã-Bretanha. Foto: Patricia Highsmith / Arquivo Diogenes Verlag. Garanta o seu exemplar de "O Talentoso Ripley", escrito por Patricia Highsmith, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.