Diálogo aborda a presença feminina em espaços de poder e o impacto das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Em outubro, o Sempre um Papo se volta para a trajetória de lideranças femininas que atuam em diferentes campos do conhecimento e da sociedade, como a jurista Cármen Lúcia e a filósofa Maria Vilani. Foto Carmen Lúcia: Diego Bressani. Foto Maria Vilani: Rogério Alves.
Em continuidade à série temática desenvolvida pelo Sesc SP em parceria com o "Sempre Um Papo", a Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha e a filósofa Maria Vilani vão conversar com a jornalista Semayat Oliveira sobre o tema “Mulheres que Movem o Mundo”, no dia 14 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, com entrada gratuita e retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria.
Neste encontro, o diálogo se volta para a trajetória de lideranças femininas que atuam em diferentes campos do conhecimento e da sociedade. Dificuldades enfrentadas pelas mulheres em espaços de poder, a conquista de novos territórios e o impacto de suas ações na transformação social serão temas da conversa. Será um momento para discutir a importância da equidade de gênero, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade como pilares de um futuro mais democrático e justo.
Ao reunir uma voz da literatura e da periferia - Maria Vilani - e uma das mais respeitadas juristas do país - Cármen Lúcia -, o encontro conecta diferentes perspectivas para pensar o lugar da mulher como agente essencial de mudança no Brasil contemporâneo.
Série Temática Sesc / "Sempre Um Papo"
A série temática sugerida para o "Sempre Um Papo 2025" tem como fio condutor os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e propõe encontros que integram literatura, ciência, cultura e cidadania em torno de questões urgentes para o mundo contemporâneo. A curadoria, realizada em parceria com o Sesc Pinheiros, o GEAC (Literatura), o GESC (Sustentabilidade) e o GEPROS (Povos Indígenas), reuniu debates, que vão do consumo consciente ao futuro das cidades, passando pelas vozes da periferia, pela educação como ferramenta de transformação, pela alimentação como cultura e sustentabilidade, pela liderança das mulheres e pela justiça climática.
Essa programação não apenas atualiza o diálogo entre escritores e público, mas também reforça o papel do Sempre Um Papo como plataforma de reflexão sobre equidade, diversidade e sustentabilidade, colocando a literatura em convergência com os desafios sociais, ambientais e políticos do nosso tempo.
Ao longo de 2025, o "Sempre Um Papo" em São Paulo promoveu uma série de encontros marcantes, com temas que percorreram literatura, meio ambiente, justiça social, consumo consciente e saberes tradicionais. Estiveram presentes, entre outros: Veronica Stigger, Edson Kayapó e Semayat Oliveira discutindo sustentabilidade e diálogo; Valter Hugo Mãe e Itamar Vieira Junior, oferecendo perspectivas literárias potentes; Sérgio Abranches e Sandra Benites, refletindo sobre cosmo percepções e modos de viver conectados à biodiversidade; encontro com Anielle Franco e Aílton Krenak, voltado à dimensão racial da crise ambiental; Bianca Santana e Ricardo Abramovay, debatendo consumo consciente e o futuro das cidades, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de Neide Rigo e Fabiana Cozza, em diálogo sobre alimentação, cultura e sustentabilidade.
Convidadas
Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha - Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006, é uma das juristas mais respeitadas do Brasil. Foi presidente do STF (2016–2018) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo papel central na defesa da Constituição, da democracia e dos direitos fundamentais. Reconhecida por sua firmeza e ética, é também professora universitária e referência na magistratura brasileira.
Filósofa Maria Vilani - Cearense radicada em São Paulo desde os anos 1970, é filósofa, escritora, poeta e ativista cultural. Fundadora do CAPSArtes (Centro de Arte e Promoção Social) no Grajaú, transformou sua casa em um polo de literatura, filosofia, arte e teatro de rua na periferia paulistana. Autodidata, retomou os estudos aos 40 anos, formou-se em Filosofia e se tornou professora. É autora de obras como "Varal", "Penteando a Vida," "Abscesso" e "Memórias de Maria e Um Pouquinho de Mim". Membra vitalícia da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, segue atuando intensamente pela valorização da cultura nas periferias. Compre os livros da filósofa Maria Vilani neste link.
"Sempre Um Papo – 39 Anos"
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o "Sempre Um Papo" é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Em sua história, chegou a 30 cidades de oito estados do país, tendo sido realizado também na Espanha e Portugal. Em 39 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2,5 milhões de pessoas. Atua em conjunto com o Sesc SP há 23 anos consecutivos, tendo passado por diversas unidades da instituição.
Serviço
"Sempre Um Papo - Mulheres que Movem o Mundo"
Convidadas: Cármen Lúcia e Maria Vilani
Dia 14 de outubro, terça-feira, às 19h30
Teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.