quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

.: Nova obra de "Duna "traz mundo após dominação da IA

Um mundo em guerra após a dominação da IA é o cenário futurista da obra "Irmandade de Duna", assinada por Brian Herbert, filho de Frank Herbert, autor de "Duna", que acaba de chegar ao Brasil pela editora Aleph. O livro que compõe a trilogia e inspirou a série produzida pela HBO, lançada no dia 17, traz uma história anterior a toda trama principal de "Duna". A obra conta a passagem de um pouco mais de 80 anos após as últimas máquinas pensantes terem sido destruídas na Batalha de Corrin, depois de Faykan Butler ter adotado o nome Corrino e ter se estabelecido como o primeiro imperador do Novo Imperium.

A irmandade de mulheres chamadas Bene Gesserit, donas de habilidades sobrenaturais, prometem uma história envolvente e uma leitura fascinante da obra que conta grandes mudanças que deram novos rumos à vida humana.Cheio de conflitos, o livro traz o herói de guerra Vorian Atreides, que virou as costas à política e a Salusa Secundus. Os descendentes de Abulurd Harkonnen, Griffen e Valya, juraram vingança contra Vor, culpando-o pela ruína de suas fortunas. 

Como a primeira Reverenda Madre, Raquella Berto-Anirul formou a Escola Bene Gesserit no planeta Rossak. Os descendentes de Aurelius Venport e Norma Cenva construíram o Grupo Venport, usando navegadores mutantes e saturados de especiarias. Gilbertus Albans, o pupilo do odiado Erasmus, ensina os humanos a tornarem-se Mentats, além de esconder um segredo inacreditável. 

Outro aspecto envolvente da obra é o movimento butleriano, que se opõe raivosamente a todas as formas de “tecnologia perigosa” e é liderado por Manford Torondo e sua devota Mestre-Espadachim, Anari Idaho. O grupo, apenas décadas após a derrota das máquinas pensantes, começa a varrer o universo, destruindo tudo no caminho. Cada um desses personagens entra em uma disputa envolvendo a razão e a fé. O ápice da trama fica exatamente na escolha de um lado na inevitável cruzada que poderá destruir a humanidade para sempre. Compre o livro "Irmandade de Duna" neste link.


Sobre o autor
Filho do famoso autor de ficção científica Frank Herbert, Brian Herbert é o autor de diversos best-sellers do New York Times. Ganhou e foi indicado a várias premiações do gênero. Em 2003, publicou Dreamer of Dune, uma biografia emocionante sobre o pai, a qual foi finalista do prêmio Hugo. É responsável por expandir o universo de Duna com uma série de romances em coautoria com Kevin J. Anderson. Kevin J. Anderson publicou mais de 180 livros, com mais de cinquenta alcançando as principais listas de best-seller do mundo. Escreveu histórias para as sagas "Star Wars" e "Duna". Participou da criação de antologias, quadrinhos e videogames. Sua obra já foi publicada em mais de 30 idiomas. Garanta o seu exemplar de "Irmandade de Duna" neste link.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

.: "A História de Souleymane" imerge público no desespero do migrante


Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em novembro de 2024


O drama "A História de Souleymane", exibido na Cineflix Cinemas de Santos, durante o 15º Festival Varilux de Cinema Francês, provoca a refletir sobre as condições de vida que um estrangeiro se submete em busca de uma vida mais digna. Eis que Souleymane (Abou Sangare) é um desses tantos que tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta. Ainda que tenha que fazer uso de meios ilegais, uma vez que sua estadia em Paris ainda não está regularizada perante a lei.

No entanto, o jovem também se prepara para a mais importante entrevista do momento, capaz de determinar a obtenção do asilo e de documentos para poder trabalhar e seguir com a vida em Paris. Na tentativa de não falhar diante das perguntas, ele paga alguém que o faz decorar respostas. Todavia, enquanto tenta absorver cada data e nome, Souleymane se depara com muitas pedras e desafios.

Até culminar no momento determinante do destino de Souleymane que se dá nos minutos finais, o longa dirigido por Boris Lojkine acontece de modo agradável, porém cheio de emoção a ponto de sufocar, por vezes. Em meio a diversos recortes da vida do estrangeiro que se vira em mil, é possível identificar uma pessoa que poderia ser muito bem um brasileiro em terras estrangeiras, principalmente, se considerarmos seu empenho e esforço para alcançar o sonho de ajudar a família. 

"A História de Souleymane" é cativante, mesmo quando o protagonista não tem uma noite feliz em uma cama de alojamento, por perder a viagem do ônibus que os recolhe para o abrigo, o que dá total mérito ao ator guineano Abou Sangare. Ao provocar imersão, o longa com roteiro de Boris Lojkine e Delphine Agut consegue comover, enquanto coloca -mesmo que um pouco- a quem assiste a tudo numa situação de absoluto desespero. Imperdível!


O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN


"A História de Souleymane" (L'histoire de Souleymane). Ingressos on-line neste linkGênero: dramaClassificação: livre. Duração: 1h33. Ano: 2024. Distribuidora: Bonfilm. Direção: Boris LojkineRoteiro: Boris Lojkine, Delphine Agut. Elenco: Abou Sangare, Nina Meurisse, Alpha Oumar Sow. Sinopse: Recentemente chegado em Paris, Souleymane tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta. Ao mesmo tempo, ele prepara uma entrevista determinante para a obtenção do asilo e de documentos para poder trabalhar. Mas ele encontra muitas pedras em seu caminho. 

Trailer "A História de Souleymane"





Leia + 

.: Crítica: "A Fanfarra" é emocionante comédia com Lavernhe e Lottin

.: Crítica: "A Favorita do Rei" é história de amor escandalosamente apaixonante

.: Crítica: "Apenas Alguns Dias" é sobre amadurecimento e amizade

.: Crítica: "Ouro Verde" é corajoso ao criar ficção com pegada de denúncia

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

.: Crítica: "Moana 2" é encantadoramente lindo e colorido em viagem a Motufetu

Por: Mary Ellen Farias dos Santos, editora do Resenhando.com

Em novembro de 2024


Toda a magia da jovem desbravadora Moana está de volta em "Moana 2". Contudo, ela que ganha uma irmãzinha fofamente linda, Simea, segue em busca da ilha perdida de Motufetu. No entanto, as descobertas aventureiras da garota acontecem quando ela tem ao lado, não somente seus bichinhos, o galo Hei Hei e o porquinho Puá, pois desta vez, Moana Waialiki consegue formar uma equipe completamente singular. 

Com novo visual e numa mais completa jangada, Moana leva a enérgica e extremamente inteligente engenheira, Loto, assim como o agricultor idoso rabugento e mal-humorado, Kele, além de Moni, um navegante observador e fã de Maui, esbarrando no caminho e juntando-se a equipe, um guerreiro destemido pertencente a tribo dos Kakamora: Kotu.

Embora insira vários e interessantes personagens, "Moana 2" resgata outros já conhecidos, desde os pais de Moana, com direito a participação da avó da protagonista -algo que acontece mais uma vez no estilo "Pocahontas"-, a animação dirigida por Dana Ledoux Miller, Jason Hand, David Derrick Jr., traz de novo o querido semideus, Maui.

Colorido e animado, do início ao fim, em "Moana 2", por vezes, é possível estabelecer conexões com certos movimentos de "Pocahontas" e "Lilo & Stich" -que vai virar live action e já usou Kotu numa imagem de divulgação. Como não conectar a rabugice de Kele com as do senhor Carl Fredricksen de "Up - Altas Aventuras"? Contudo, insere também uma vilãzinha que se faz amiga e tem um toque da Megara de "Hércules", por exemplo. 

Por outro lado, outras produções de nem tanto sucesso são contempladas na produção, como por exemplo, quando a equipe de Moana adentra um ser estranho e enfrenta gosmas, remete "Mundo Estranho" de 2022. Até mesmo o propósito da aventura da animação "Moana 2" esbarra no recente "Elementos".

Com trilha sonora excelente, "Moana 2" é divertido, encantador e empolgante, não há como deixar de mencionar a perfeição alcançada pela Disney, numa segunda vez, só em 2024. É inegável que a Disney entregou total capricho nas aguardadas sequências com estreia nos cinemas. O impecável "Divertidamente 2", foi um tremendo sucesso das férias do mês de julho e a história da jovem da Polinésia não fica tão atrás. Imperdível!

O Resenhando.com é parceiro da rede Cineflix Cinemas desde 2021. Para acompanhar as novidades da Cineflix mais perto de você, acesse a programação completa da sua cidade no app ou site a partir deste link. No litoral de São Paulo, as estreias dos filmes acontecem no Cineflix Santos, que fica no Miramar Shopping, à rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga. Consulta de programação e compra de ingressos neste link: https://vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN.


"Moana 2" ("Moana 2"). Ingressos on-line neste linkGênero: infantil, animação, musical, aventuraClassificação: livre. Duração: 1h40. Ano: 2024. Distribuidora: Walt Disney Animation Studios. Direção: Dana Ledoux Miller, Jason Hand, David Derrick Jr.Roteiro: Dana Ledoux Miller, Jared Bush. Vozes originais: Auli'i Cravalho (Moana), Dwayne Johnson. (Maui),  Alan Tudyk (Hei Hei), Nicole Scherzinger (Sina)Sinopse: Moana recebe um chamado inesperado de seus ancestrais para navegar por mares desconhecidos, assim, a jovem se aventurará em águas longínquas e perigosas de Oceania. Confira os horários: neste link

Trailer "Moana 2"


Leia+

.: “Mufasa: O Rei Leão” estreia dia 20 e libera trilha sonora dia 13. Saiba mais!

A trilha sonora apresenta novas músicas originais de Lin-Manuel Miranda, com performances adicionais de Lebo M e trilha original composta por Dave Metzger


Dezembro chegou trazendo a tão aguardada estreia nos cinemas de "Mufasa: O Rei Leão", no próximo dia 20 de dezembro. Para celebrar, um novo featurette chamado "Música de Mufasa" e pôsteres da exposição foram lançados, enquanto a Walt Disney Records anunciou o lançamento da trilha sonora oficial do filme para o dia 13 de dezembro, nas versões de músicas apenas e deluxe. A trilha sonora já está disponível para pre-save.

As músicas originais foram compostas por Lin-Manuel Miranda, vencedor do GRAMMY®, Tony®, Emmy® e homenageado pelo Kennedy Center Honor®, e produzidas por Mark Mancina e Lin-Manuel Miranda, com música e performances adicionais de Lebo M. Miranda, que declarou: “’O Rei Leão’ tem um legado musical incrível, com músicas de alguns dos maiores compositores da história, e estou honrado e orgulhoso de fazer parte disso. Foi uma alegria trabalhar ao lado de Barry Jenkins para dar vida à história de Mufasa. Mal podemos esperar para que o público experimente este filme nos cinemas”.

O álbum foi produzido por Miranda, Mancina e Tom MacDougall, presidente da Walt Disney Music e vencedor do GRAMMY®. A trilha sonora, que estará incluída na versão Deluxe, foi composta por Dave Metzger, vencedor do prêmio Tony®.


Confira a tracklist completa de “Mufasa: O Rei Leão”:

1.    “Ngomso” - Performed by Lebo M

2.    “Milele” - Performed by Anika Noni Rose and Keith David

3.    “I Always Wanted A Brother” - Performed by Braelyn Rankins, Theo Somulo, Aaron Pierre and Kelvin Harrison, Jr.

4.    “Bye Bye” - Performed by Mads Mikkelsen, Joanna Jones and Folake Olowofoyeku

5.    “We Go Together” - Performed by Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., Tiffany Boone, Preston Nyman and Kagiso Lediga

6.    “Tell Me It’s You” - Performed by Aaron Pierre and Tiffany Boone

7.    “Brother Betrayed” - Performed by Kelvin Harrison Jr.


Os ingressos já estão à venda para "Mufasa: O Rei Leão", filme que explora a improvável ascensão do amado rei das Terras do Reino. Rafiki conta a lenda de Mufasa para a jovem leoa Kiara, filha de Simba e Nala, com Timão e Pumba emprestando seu humor característico. Contada em flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho, até encontrar Taka, um leão simpático e herdeiro de uma linhagem real. Esse encontro muda o rumo da vida de ambos, levando a uma jornada épica de um grupo extraordinário de desajustados em busca de seus destinos. Seus laços serão testados enquanto trabalham juntos para escapar de um inimigo ameaçador e mortal.

O filme conta com um elenco estelar, incluindo Aaron Pierre, Kelvin Harrison Jr., John Kani, Tiffany Boone, Kagiso Lediga, Preston Nyman, Mads Mikkelsen, Thandiwe Newton, Lennie James, Anika Noni Rose, Keith David, Seth Rogen, Billy Eichner, Donald Glover, Blue Ivy Carter, Braelyn Rankins, Theo Somolu, Folake Olowofoyeku, Joanna Jones, Thuso Mbedu, Sheila Atim, Abdul Salis, Dominique Jennings e Beyoncé Knowles-Carter.

Combinando técnicas de filmagem live-action com imagens geradas por computador de forma fotorrealista, este novo longa-metragem é dirigido por Barry Jenkins, produzido por Adele Romanski & Mark Ceryak e conta com produção executiva de Peter Tobyansen. Com músicas originais do premiado compositor Lin-Manuel Miranda, trilha sonora de Dave Metzger e performances vocais adicionais de Lebo M, "Mufasa: O Rei Leão" estreia exclusivamente nos cinemas em 20 de dezembro de 2024.

Trailer do filme

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

.: Livro "O Observador no Escritório" quase foi destruído pelo próprio autor

A aura mítica que envolve a figura e a poesia de Carlos Drummond de Andrade ganha contornos reais neste . O leitor tem aqui o privilégio de mergulhar no cotidiano do poeta a partir de anotações de seu diário, que cobre um arco narrativo de mais de trinta anos – de 1943 a 1977.

Publicado pela primeira vez no Jornal do Brasil entre 1980 e 1981, esse registro histórico por pouco não sucumbe ao perfeccionismo do autor, que cogitou destruir seus escritos em um impulso kafkiano. Finalmente editado o livro em 1985, ele revela a diversidade de interesses do autor, em um período de intensa instabilidade política no Brasil e no mundo: o fim do Estado Novo e da Segunda Guerra Mundial; a volta de uma ditadura a partir de 1964; o embate entre militares e a esquerda etc.

Mas “nem só de política vive o homem, se é que ela o deixa viver”, como diz o escritor consigo mesmo. Para além de sua preocupação com os rumos do Brasil, estão registrados também lances de sua vida íntima, como uma tarde despretensiosa na casa de Fernando Sabino, acompanhado de João Cabral de Melo Neto e Vinicius de Moraes; uma recepção ao poeta Pablo Neruda em visita ao Rio de Janeiro; ou, ainda, uma comovente descrição do enterro do canário da família Drummond.

O diário também registra um momento de transição na vida profissional do autor, quando deixa o então Ministério da Educação e da Saúde Pública para viver da escrita, seja no jornalismo ou na literatura: “Sinto o interesse de ganhar a vida fora do círculo paternalista da burocracia.”

Variando entre textos longos, tal qual uma reportagem, e notas curtas, como um post de rede social, Drummond transforma o comezinho em arte. E, por meio de sua lente privilegiada, o Brasil das ruas se transforma em obra literária. Compre o livro "O Observador no Escritório" neste link.


Sobre o livro
“Uma coisa é ler um livro para escrever um posfácio. Outra, é conviver com Drummond. É entrar em seu escritório e observá-lo escrevendo ideias soltas, enquanto Crispim, seu gato, com personalidade oposta à de Inácio, que era ‘esquivo e seco’, ‘mostra-se disposto à confraternização’. Virou seu grande amigo no escritório. ‘Só que nem sempre me deixa escrever.’ Terminei o livro sentindo a alegria da intimidade com o poeta cujos versos vieram comigo pela vida.” ­– Míriam Leitão


Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Foi poeta, cronista e contista, firmando-se como um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Entre outros clássicos, é autor de "Alguma Poesia", "Brejo das Almas", "Sentimento do Mundo", "A Rosa do Povo", "Claro Enigma", "Fazendeiro do Ar" e "Fala, Amendoeira". Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos. Garanta o seu exemplar de "O Observador no Escritório" neste link.

Ficha técnica
"O Observador no Escritório"
Carlos Drummond de Andrade
304 págs. | Ed. Record| Grupo Editorial Record
"Compre o livro neste link.

.: Entrevista: Claudia Ohana comemora retorno de "Tieta" e relembra gravações


Atriz revela que, antes de receber o convite para a novela, estava se preparando para viver uma versão italiana da personagem; Foto: TV Globo / Bazilio Calazans

A novela "Tieta" está de volta nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, no "Vale a Pena Ver de Novo". Livremente inspirada no romance "Tieta do Agreste", de Jorge Amado, a obra de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, que completou 35 anos em 2024, nunca saiu da memória do público. Claudia Ohana, que dá vida à protagonista homônima na primeira fase da novela, celebra a volta da obra. “Fico muito feliz em saber que uma nova geração vai assistir a essa novela que marcou época. Para mim, 'Tieta' só traz boas lembranças. Não sou de assistir aos meus trabalhos antigos, mas com certeza não vou resistir”, comenta a atriz.

A novela tem direção geral de Paulo Ubiratan e direção de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho. Antes de retornar rica para Santana do Agreste, Tieta sofreu maus bocados, o que lhe trouxe muita experiência de vida e sabedoria. Bonita, vistosa, passional, mas também debochada, desbocada e rebelde, foi expulsa da cidade aos 18 anos. O comportamento da jovem acaba levando o pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava), a escorraçar Tieta de Santana. Humilhada e abandonada pela família, ela segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de sua terra natal. Volta 25 anos depois com o firme propósito de se vingar de toda a hipocrisia da cidade. Na entrevista abaixo, Claudia Ohana relembra um pouco mais sobre o trabalho em "Tieta".

Qual foi a sensação ao saber que "Tieta" iria voltar no "Vale a Pena Ver de Novo"?
Claudia Ohana - Fico muito feliz em saber que uma nova geração vai assistir essa novela que marcou a época. Para mim, 'Tieta' só traz boas lembranças. As gravações nas dunas de Mangue Seco e esse personagem maravilhoso que é a Tieta em si. Não sou de assistir aos meus trabalhos antigos, mas com certeza não vou resistir!

Desde a exibição original da novela, há 35 anos, "Tieta" é lembrada como uma das protagonistas mais marcantes da teledramaturgia. A personagem-título era vistosa, sensual, passional, desbocada, obstinada, e na primeira fase, uma jovem rebelde. Como foi a experiência de dar vida a uma personagem com uma personalidade tão forte?
Claudia Ohana - Quando o diretor Paulo Ubiratan me chamou para fazer a Tieta, não pensei duas vezes. Eu já tinha estudado a personagem porque eu ia fazer o filme sobre ela na Itália, mas o projeto acabou não acontecendo. Então, quando veio esse convite, eu pude finalmente viver a minha Tieta, esse personagem icônico do Jorge Amado. Eu fiz de uma maneira bem simples, conforme o texto e a direção me induziam.

Você se recorda da cena mais desafiadora, e também a mais divertida, que fez na novela?
Claudia Ohana - As cenas rodadas em Mangue Seco foram tranquilas, lúdicas e maravilhosas. Lá tudo era muito mágico. Sobre a cena mais desafiadora, com certeza a da praça, onde Tieta é espancada pelo pai. Foi a cena mais forte que eu fiz na novela.

E quais são os seus próximos projetos?
Claudia Ohana - No momento estou com um espetáculo em São Paulo, "Toc Toc".

.: "Pavilhões de Vidro", de Sol Camacho e Abividro, é lançado na Escola da Cidade


Palácio de Cristal, projetado por Sir Joseph Paxton no Hyde Park, em Londres

Arquiteta mexicana radicada no Brasil, Sol Camacho lança no dia 12 de dezembro, na Escola da Cidade, em São Paulo, o livro "Pavilhões de Vidro: uma Tipologia de Vanguarda". Apoiado pelo Ministério da Cultura, Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Cidadania Corporativa e pela própria Escola da Cidade, o livro aprofunda as histórias por trás de 36 pavilhões de vidro, refletindo sobre a importância do material ao longo dos anos na construção civil.

São diversos projetos arquitetônicos emblemáticos que exploram o uso do vidro na arquitetura entre 1851 e 2023. Dentre eles, obras como o Crystal Palace (1851), de Joseph Paxton, em Londres; o pavilhão de Lucio Costa e Oscar Niemeyer para Feira Mundial de Nova York de 1939 – primeiro projeto com cortina de vidro na cidade –; e o pavilhão do Jardim Botânico de Joaquin Guedes (1996) no Brasil. A publicação destaca o papel do vidro como material essencial na arquitetura moderna, com imagens de mais de 50 acervos de 18 países.

O lançamento dá sequência ao projeto, que segue com a mostra “Pavilhões de Vidro”, também na Escola da Cidade, aberta em 7 de novembro. A exposição conta com 16 dos 36 pavilhões que são abordados no livro e pode ser vista até 28 de março de 2025.


Serviço
Exposição "Pavilhões de Vidro: uma Tipologia de Vanguarda"
Até dia 28 de março de 2025, às 19h00
De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. Sábados, das 10h00 às 12h00
Escola da Cidade - Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque/São Paulo

Lançamento do livro: "Pavilhões de Vidro: uma Tipologia de Vanguarda"
Autoria: Núcleo de Pesquisa: Cultura do Vidro na Arquitetura
Lançamento: 12 de dezembro, às 19h00
Escola da Cidade - Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque/São Paulo

domingo, 1 de dezembro de 2024

.: As crônicas de Drummond no Correio da Manhã em livro pela primeira vez


A antologia "A Intensa Palavra: crônicas Inéditas do Correio da Manhã, 1954-1969" reúne crônicas de Carlos Drummond de Andrade nunca antes publicadas em livro. São 150 textos originalmente escritos pelo poeta e cronista entre 1954 e 1969 para o Correio da Manhã, antigo jornal carioca que foi perseguido e fechado em diversas ocasiões durante a ditadura militar. A seleção, feita pelo também cronista Luís Henrique Pellanda no vasto acervo pessoal de Drummond, revela a percepção singular do poeta sobre a história política do país. O texto de orelha do livro é de Luiz Ruffato.

"A Intensa Palavra" funciona como uma lente que amplia nossa compreensão acerca do tempo e do cotidiano, refletindo a visão de Drummond sobre o século XX. Luís Henrique Pellanda observa, no texto de apresentação à edição, que o cronista é, em essência, “um cortejador de acasos”, e que, apesar de o período em que foram escritas estar claramente marcado nas crônicas, Drummond, mesmo à distância no tempo, consegue captar e transmitir nelas problemas e vivências universais e ainda atuais, aproximando-se dos leitores que “estão sempre buscando alguma confluência entre o que leem e o que vivenciam no seu dia a dia. E é justamente nesse terreno fértil e movediço, no qual as coincidências se multiplicam com o avanço das décadas e a evolução da mentalidade de leitores cada vez mais diversos, que uma crônica escrita no Brasil, há setenta anos, pode ganhar novos sentidos”.

O livro chega, assim, em boa hora para os admiradores das obras de Drummond e para os apaixonados por este gênero literário que, como o próprio autor descreve em uma de suas crônicas mais conhecidas – “Fala, Amendoeira” (1954) –, é um “ofício de rabiscar sobre as coisas do tempo”. E não há forma melhor de explorar as nuances da vida e do tempo do que por meio dos escritos de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Compre o livro "A Intensa Palavra" neste link.


Trecho do livro
“A destruição causada pela bomba faz lembrar velhas fotos: os edifícios de Londres atacados pela aviação nazista. Entretanto, não estamos em guerra no Brasil, onde apenas a efervescência social, como em outros países, denota um processo de mudanças estruturais em andamento. Este processo pode e deve ser pacífico, e não adiantaria impedi-lo (ou acelerá-lo) pelo uso da violência, quando as conquistas da ciência e da tecnologia oferecem a perspectiva de um mundo multidimensional aberto à suficiência econômica e à convivência tranquila, utopia que ○ homem pode converter em realidade se exercer plenamente sua consciência de homem.”

Sobre o livro
“Que Carlos Drummond de Andrade seja um dos maiores poetas da língua portuguesa não restam dúvidas. Que também figure entre os seus maiores cronistas parece indiscutível [...]. Por isso, é sempre motivo de júbilo quando nos deparamos com textos inéditos em livro que permaneciam esquecidos em arquivos só acessíveis a pesquisadores, e que nos trazem o autor no frescor de sua tarefa cotidiana de ‘cortejador de acasos’, na feliz definição dada pelo compilador desse "A Intensa Palavra", o também cronista, e excelente, Luís Henrique Pellanda.” – Luiz Ruffato

Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Foi poeta, cronista e contista, firmando-se como um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Entre outros clássicos, é autor de "Alguma Poesia", "Brejo das Almas", "Sentimento do Mundo", "A Rosa do Povo", "Claro Enigma", "Fazendeiro do Ar" e "Fala, Amendoeira". Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos. Garanta o seu exemplar de "A Intensa Palavra" neste link.

Ficha técnica
"A Intensa Palavra: crônicas Inéditas do Correio da Manhã, 1954-1969"
Carlos Drummond de Andrade
350 págs. | Ed. Record| Grupo Editorial Record
"Compre o livro neste link.



.: Chega a SP a exposição "The Friends™ Experience: The One In São Paulo"


Inspirada em uma das séries mais amadas de TV de todos os tempos, "The Friends™ Experience: The One In São Paulo" estreia em São Paulo. Foto: "The Friends™ Experience: The One in Boston"


Prepare-se para mergulhar no universo de "Friends™" e criar memórias em cenários emblemáticos dessa, que é uma das séries mais conhecidas do mundo. Criada pela Warner Bros. Discovery Global Experiences, Original X Productions e Warner Bros. Television Group, em parceria com a Fever, "The Friends™ Experience: The One In São Paulo" celebra o sucesso de um dos programas de TV mais assistidos de todos os tempos. 

A experiência será aberta oficialmente ao público neste dia 28 de novembro no Shopping Cidade São Paulo (localizado no coração da capital paulista), com diversas datas já esgotadas antes mesmo de sua estreia. A resposta notável destaca o entusiasmo dos fãs ansiosos por reviver momentos inesquecíveis e explorar cenas recriadas da amada série em um ambiente envolvente.

Com sedes principais em Nova York, Londres e, em breve, em Las Vegas, e tendo percorrido mais de 20 cidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Europa e Austrália, a "The Friends™ Experience: The One In São Paulo" desembarca pela primeira vez na América do Sul e promete transportar o público diretamente para as cenas e memórias que vivem na imaginação dos fãs da série.

Repleta de recriações interativas de cenários nostálgicos, a "The Friends™ Experience" oferece aos visitantes inúmeras oportunidades de explorar a história da série e recriar algumas de suas cenas favoritas, como posar em frente à porta roxa de Rachel e Monica, relaxar nas poltronas de Chandler e Joey, ajudar Ross a mover o famoso sofá "pivot" ou se sentar no icônico sofá laranja em uma recriação do Central Perk.

O público também pode desfrutar de comidas e bebidas no "The Friends™ Experience: The One In São Paulo". Eles podem adquirir um combo de café e biscoitos, da Biscoitê, por mais R$35,00, disponíveis na cafeteria. Os fãs também poderão visitar a loja The Friends™ Experience, onde encontrarão uma seleção de mercadorias.

Com uma combinação única de interatividade, recriações de cenários icônicos e momentos inesquecíveis, a "The Friends™ Experience: The One In São Paulo" não só reafirma o legado duradouro da série, mas também oferece uma oportunidade única de nostalgia e diversão em um só lugar. "The Friends™ Experience: The One In São Paulo" é apresentada por Ministério da Cultura e Nubank; conta com patrocínio de Sem Parar e tem como media partners Rádio Mix, Uol e São Paulo Secreto. O parceiro operacional local é a Businessland. Clientes Nubank tiveram pré-venda exclusiva e contarão com benefícios exclusivos na compra de ingressos durante a temporada.


Serviço
"The Friends™ Experience: The One In São Paulo"
Shopping Cidade São Paulo - Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo – SP.
Acessibilidade: O evento conta com recursos para audiodescrição e libras
Ar-condicionado: Sim.
Classificação Etária: Sujeito à classificação indicativa.
Os ingressos custam a partir de R$ 39,90 e estão disponíveis pelo link: http://saopaulo.friendstheexperience.com/

Datas e horários
Até dia 28 de fevereiro de 2025.
Horário de funcionamento: de terça a domingo - das 10h às 21h.

Ingressos
Valor: a partir de R$39,90 (meia-entrada).
Ingressos em: http://saopaulo.friendstheexperience.com/

.: Murilo Gun convida o público a refletir sobre a harmonia entre a ordem e caos


Com uma combinação única de humor, autoconhecimento e música ao vivo, o show oferece uma experiência imersiva e transformadora que explora criatividade e inteligência emocional. Os ingressos estão disponíveis online ou na bilheteria do teatro. Foto: @tribezen


Com uma abordagem inovadora que mescla humor, autoconhecimento e música ao vivo, o humorista e palestrante Murilo Gun apresenta seu novo espetáculo, “Fé no Flow”, no Teatro B32, em São Paulo. Dirigido por Márcio Ballas, a montagem oferece uma experiência imersiva que transcende o stand-up tradicional, convidando o público a explorar a relação entre ordem e caos e refletir sobre a busca por uma vida mais alinhada e fluida.

“Fé no Flow” é o resultado de um experimento pessoal que Gun desenvolve há mais de 20 anos, "sem saber", como ele mesmo explica. “Nos últimos anos, venho fazendo isso de forma intencional, buscando entender como podemos viver em harmonia com o fluxo da vida, abraçando tanto a ordem quanto o caos”, comenta. O espetáculo reflete essa jornada e convida o público a fazer o mesmo, em uma reflexão profunda, porém leve, sobre criatividade e autoconhecimento. 

Com uma proposta única que combina teatro, humor, e música ao vivo, Murilo Gun usa metáforas e provocações inteligentes para despertar a consciência do espectador, levando-o a reflexões profundas e sugerindo formas claras de mudar a maneira como encara a vida. O equilíbrio entre diversão e autoconhecimento é a chave da narrativa, reforçando a mensagem de que aceitar tanto a ordem quanto o caos é essencial para viver em harmonia com o fluxo natural das coisas.

Com um cenário visualmente impactante e uma banda ao vivo para complementar a narrativa, “Fé no Flow” une tecnologia e arte em uma produção de alta qualidade, oferecendo uma experiência sensorial envolvente. O espetáculo conta com o patrocínio da Eduzz, além do apoio de Boali, Expert Integrado, Espaço Mabu, Reserva e Sloul. A produção fica a cargo da C.A. Produções.


Sobre Murilo Gun
Murilo Gun é um dos nomes mais respeitados do humor no Brasil, tendo sido pioneiro na internet e no stand-up comedy. Com passagens por grandes palcos, programas de TV e plataformas como o Netflix, Gun decidiu explorar novos horizontes ao estudar futurismo na Singularity University, localizada em um centro de pesquisas da NASA. Desde então, tem se dedicado a explorar temas como criatividade e inteligência emocional, transformando essas reflexões em conteúdo acessível e inspirador.


Serviço

"Fé no Flow"
Local: Teatro B32 – Av. Brg. Faria Lima, 3732 - Itaim Bibi, São Paulo/SP
Datas: 21 de dezembro (sábado), às 19h e às 21h30
Ingressos: A partir de R$ 70,00 (meia entrada) - https://teatrob32.com.br/fe-no-flow/
Vendas: Bilheteria do Teatro B32 e online pelo site oficial teatrob32.byinti.com
Classificação: 10 anos
O artista é representado pela C.A. Produções

.: "Roda Viva" recebe o presidente do MASP, Heitor Martins, nesta segunda


Na entrevista, o convidado fala sobre o novo prédio do museu que será aberto ao público em 2025. Foto: Denise Andrade


O MASP - Museu de Arte de São Paulo acaba de anunciar que terá um novo prédio aberto ao público em março de 2025. O imóvel, de 14 andares, é vizinho do museu na Avenida Paulista e vai aumentar a área de exposição em 66%. A reforma do edifício custou cerca de R$ 250 milhões, verba captada junto a pessoas físicas. Para falar desse momento que vive o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul, o "Roda Viva" recebe o presidente do MASP, Heitor Martins, nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, ao vivo, a partir das 22h00.

A bancada de entrevistadores será formada Mario Cesar Carvalho, jornalista escritor e colunista do Poder 360; Tatiane de Assis, repórter da revista Piauí; João Perassolo, repórter da Folha de S.Paulo; Maria da Paz Trefaut, colaboradora do Valor Econômico e Correspondente do Jornal Expresso e Bianca Tavolari, professora de Direito da FGV - São Paulo e Pesquisadora do CEBRAP. Com apresentação de Vera Magalhães, o "Roda Viva" vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, Tik Tok e Facebook.

.: TV Cultura exibe "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, neste domingo


Premiado filme brasileiro vai ao ar na faixa Cine Cult , a partir das 22h45. Foto: Priscila Prade

Neste domingo, dia 1° de dezembro, a TV Cultura exibe o longa "Como Nossos Pais", na faixa Cine Cult, às 22h45. Estrelado por Maria Ribeiro e com nomes como Herson Capri, Clarice Abujamra e Paulo Vilhena no elenco, o filme dirigido por Laís Bodanzky conta a história de Rosa, uma mulher que enfrenta a expectativa de ser perfeita em tudo o que faz.

Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, Rosa se vê pressionada por duas gerações exigindo que seja engajada, moderna e onipresente, uma supermulher sem falhas nem vontades próprias. Ela se vê submergindo em culpa e fracassos, até que em um almoço de domingo recebe uma notícia bombástica de sua mãe. A partir desse episódio, Rosa inicia uma redescoberta de si mesma.

Depois de estrear no Festival de Berlim, "Como Nossos Pais" levou seis prêmios no Festival de Gramado – o mais importante do cinema brasileiro -, entre eles os de Melhor Filme; Melhor Direção, para Laís Bodansky; Melhor Atriz, para Maria Ribeiro; e Melhor Ator, para Paulo Vilhena.

← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial
Tecnologia do Blogger.