sexta-feira, 23 de junho de 2023

.: Resenha crítica: "Elementos" reforça que juntos somos mais



Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2023


Quando tanto se fala sobre aprender a tolerar as diferenças, surge na telona do Cineflix Cinemas, a nova animação Disney Pixar, "Elementos". Em 1h42, o público é levado para a cidade em que os elementos fogo, água, terra e ar convivem. No entanto, o foco da trama está na jovem flamejante, Amber/Faísca, nascida no local em que os pais chegaram quando buscavam uma vida melhor.

Cercada pelo amor dos genitores, Faísca cresce com a incumbência de um dia, administrar a loja do pai. No entanto, a moça é diferente -assim como os sonhos que tem para o próprio futuro. Para não desapontar o pai, Faísca esconde os verdadeiros desejos e segue dando o melhor para continuar com o comércio. Em meio a testes para liderar a loja, Faísca perde o controle e atrai o seu oposto: Wade/Gota.

Não pense que, como no trailer dá entender, os jovens Faísca e Gota terão um encontro curioso num vagão de metrô. Os dois se conhecem na casa da garota flamejante e, logo se desentendem feio. Ainda mais que ele, com o poder que tem de acabar com toda a Vila do Fogo, representa ainda mais perigo, uma vez que trabalha na prefeitura e faz uma série de anotações estruturais do local, o que implica no fechamento do comércio, ou seja, seria o fim do sonho do pai de Faísca.

Todavia, Gota não é um carrasco como parece ser inicialmente. O rapaz tem bom coração, é extremamente emotivo e tenta desfazer a confusão, mas acaba sendo tarde. Com culpa, ele se junta a moça na procura da causa do problema que pode significar o fim da Vila do Fogo. Assim, Faísca e Gota se apaixonam e vivem experiências incríveis.

"Elementos" resgata cenas de outras animações Disney. Seja quando a bebê Faísca espirra no colo dos pais, remetendo ao pequeno "Hércules", na produção de mesmo nome de 1997, mas ao subir labaredas em torno de si, remete ao bebê herói Zezé de "Os Incríveis"(2004). Na cena em que as mãos dos protagonistas encostam, lembra a de Tazan e Jane em "Tarzan" (1999). O cano da Prefeitura que suga "o caso da loja" do pai de Faísca é muito parecido com os apresentados em "Divertidamente" e quando o casal anda pela cidade dos elementos de balão, remete ao clássico "Up - Altas Aventuras".

Com o curta-metragem "O Encontro de Carl", o senhorzinho que aprendemos a amar em "Up - Altas Aventuras", a animação de Faísca e Gota é indiscutivelmente uma animação com visual belíssimo e de encher os olhos. Chega a envolver o público, mas a trama não tem força suficiente para arrebatar e emocionar, assim como aconteceu em outras produções, seja "Divertidamente" ou "Viva - A Vida é Uma Festa". Por outro lado, é um presente para os olhos ver na tela grande do cinema toda uma cidade cheia de detalhes no colorido que a Disney sabe entregar para o público. Vale super a pena!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


"Elementos"Ingressos on-line neste link
Gênero: animação e aventura. Classificação: Livre. Duração: 1h42. Ano: 2023.  Idioma: inglês. 
Distribuidora: Walt Disney Studios. Roteiro: John Hoberg, Kat Likkel e Brenda HsuehDireção: Peter Sohn. Elenco: Leah Lewis (Ember Lumen), Mamoudou Athie (Wade), Catherine O’Hara (Brook Ripple), Wendi McLendon-Covey (Gale Cumulus). Sinopse: Em uma cidade onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem, uma jovem mulher flamejante e um rapaz que vive seguindo o fluxo descobrem algo surpreendente, porém elementar: o quanto eles têm em comum.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.