segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

.: Crítica: "Obrigado, rapazes" adapta "A Noite do Triunfo" e faz rir

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2023


"Obrigado, rapazes" começa provocando, uma vez que a tela preta com letreiros informativos da produção do filme ganha uma vocalização um tanto que inesperada para um início de filme. Numa sala de dublagem, Antonio (Antonio Albanese) dá seu melhor para ganhar um suado dinheiro, uma vez que está desempregado. Contudo, o ator recebe a proposta de ensinar teatro em uma prisão. 

Inicialmente, nem ele próprio aprova a ação. Até que percebe o envolvimento de um pequeno grupo -quatro detentos- ao encenar fábulas para outros presidiários. Assim, Antonio vê que existe a chance de fazer algo muito maior e não desperdiçar o talento dos detentos. Para tanto, decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. 

Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. No entanto, percebem que o sucesso nos palcos não reflete no tratamento na cadeia. Nem mesmo os presentes recebidos podem ser levados para a cela, como por exemplo, um ursinho de pelúcia.

Mesmo fazendo gargalhar, é inevitável não conectar o italiano "Obrigado, rapazes" ao glorioso francês "A Noite do Triunfo" por tamanha similaridade. De fato, a produção dirigida por Riccardo Milani é baseada no longa lançado em 2021 nos cinemas brasileiros. Com o toque italiano, "Obrigado, rapazes" entrega uma releitura com muita comédia e garante seu posto numa boa adaptação.

"Obrigado, rapazes" faz parte do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2023 e pode ser assistido gratuitamente, até 9 de dezembro, aqui: https://festivalcinemaitaliano.com/title-item/grazie-ragazzi-obrigado-rapazes/. Vale a pena conferir!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Obrigado, rapazes(Grazie Ragazzi)
Gênero: comédia
Classificação: 14 anos
Duração: 1h57
Ano: 2023
Idioma: italiano

Direção: Riccardo Milani
Elenco: Antonio Albanese, Sonia Bergamasco, Vinicio Marchioni, Giacomo Ferrara
Sinopse: Antonio, um ator desempregado, aceita ensinar teatro em uma prisão. Ao descobrir o talento dos detentos, ele decide encenar a famosa comédia de Samuel Beckett, “Esperando Godot”. Conforme os detentos se entregam à arte, descobrem o poder transformador da expressão e encontram esperança além dos muros da prisão. Uma história emocionante sobre redenção, transformação e o poder do teatro como forma de expressão e resgate da esperança. Um filme com um claro propósito social, contado com simplicidade encantadora.

Trailer de "Obrigado, rapazes"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.