quarta-feira, 2 de setembro de 2009

.: Resenha crítica de "Up - Altas Aventuras", animação Disney Pixar

A redenção de um tremendo rabugento
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2009


Um velhinho que sempre está de mal com o mundo e um garoto curioso rumo ao desconhecido. Saiba mais de Up - Altas Aventuras!


Um senhor rabugento que gosta de se isolar em casa e um garotinho que está em busca da sua derradeira medalha de escoteiro. Ao brincar com os contrastes e semelhanças entre Carl Fredricksen (Edward Asner) e Russell (Jordan Nagai), a Disney-Pixar dá o seu recado e convence mais uma vez. "Up - Altas Aventuras" é simplesmente perfeito e com grande folga garante o seu espaço entre os melhores filmes exibidos na telona em 2009.

Como encantar-se com um senhor sem paciência e, por muitas vezes, grosseiro? Eis que a animação cheia de detalhes e um colorido de dar inveja nos outros estúdios, consegue tal proeza. Embora Carl seja a antipatia ambulante do desenho, fica fácil aceitá-lo e, até, estabelecer alguma identificação com ele. Resultado: Protagonista e público criam um elo emocional.

 Consequentemente fica fácil embarcar, literalmente, na história do vendedor de balões de 78 anos. Afinal, Carl está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Tudo porque a casa dele está no lugar errado, ou melhor, está "atrapalhando" um empresário na construção de um moderno edifício. Fato muito corriqueiro nos dias atuais, isto é, mais um ponto positivo para o protagonista de "Up - Altas Aventuras". De fato, envolver-se com a história de Carl é somente uma questão de alguns minutinhos de película.

Para piorar toda a situação, ao defender a sua moradia, o senhor Carl perde o controle de sua bengala, arruma uma grande confusão (que inclui um homem ferido) e, ao ser considerado ameaça pública, acaba não tendo escolha: terá que deixar sua casa e viver no asilo. Na tentativa desesperada de salvar sua casa e todas as lembranças de sua finada esposa, Carl enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. 


Ao obter total sucesso na execução de seu plano, ele segue rumo a uma floresta na América do Sul, local em que Carl e Ellie sempre desejaram morar. Contudo, já no início do trajeto o senhor descobre não estar sozinho, mas ter a companhia do escoteiro de 8 anos, Russel. Ao tentar resolver este "probleminha" de percurso, o vendedor de balões chega até a imaginar o que fazer para se livrar do garotinho (cena hilária).

"Up - Altas Aventuras" não só proporciona minutos agradáveis em família. O longa de animação aborda com maestria alguns dilemas da vida, como por exemplo, a dor da perda, a inevitável passagem do tempo e a busca pela renovação. Sem deixar de comentar a redenção do protagonista, esta que acontece de modo envolvente e eletrizante, tornando Up - Alta Aventuras simplesmente imperdível!

Filme: Up - Altas Aventuras (Up, EUA)
Ano: 2009
Gênero: Aventura / Animação
Duração: 96 minutos
Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Roteiro: Pete Docter, Bob Peterson, Thomas McCarthy
Elenco: Edward Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, John Ratzenberger


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.