segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

.: Adaptação de "Rapunzel" estreia no Teatro J. Safra neste sábado


Adaptação de Tina Mendes para a clássica história da princesa de longos cabelos aprisionada em uma torre, estreia no dia 15 de janeiro, sábado, às 16h. Curta temporada. Foto: Jeronimo Gomes

"Rapunzel", o famoso conto da princesa de longos cabelos aprisionada em uma torre estreia no dia 15 de janeiro no Teatro J. Safra. A adaptação é assinada por Tina Mendes, com direção de Andresa Gavioli e Mauro Pucca. No elenco estão Andresa Gavioli, Erika Farias, Fernanda Gavioli, Letícia Navarro, Mauro Pucca, Renan Rezende e Sérgio Pirajá. As sessões acontecem aos sábados e domingos, às 16h, até o dia 13 de fevereiro.

Nesta versão, um ladrão aventureiro rouba a coroa da princesa desaparecida. Durante sua fuga, encontra uma torre escondida na floresta e se depara com uma bela surpresa: Rapunzel. A partir daí ele a leva para desvendar um mundo cheio de magia e encantamento, onde ela acaba encontrando as maravilhas da natureza e também um grande amor.


Sobre o Teatro J. Safra
Inaugurado em julho de 2014, o Teatro J. Safra, referência como casa de espetáculo no país, traz em sua programação uma grande variedade de estilos artísticos, como shows, peças, dança, circo, ópera, teatro infantil, humor, música erudita e recitais. Com curadoria do ator Mauricio Machado e do diretor Eduardo Figueiredo, o teatro prioriza o ineditismo dos espetáculos em São Paulo e traz para a cidade apresentações exclusivas com alta qualidade artística. Na retomada de reabertura o espaço segue rigorosamente todas as medidas sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde, primando pela segurança do público. 

Ficha técnica:
"Rapunzel"
Adaptação:
Tina Mendes
Direção: Andresa Gavioli e Mauro Pucca
Elenco: Andresa Gavioli, Erika Farias, Fernanda Gavioli, Letícia Navarro, Mauro Pucca, Renan Rezende e Sérgio Pirajá.
Produção: Fernanda Gavioli
Figurinos: Arlete Castro
Cenografia: Mauro Pucca e Alpio Stanchi
Arte visual: Vicente Queiróz
Fotografia: Jeronimo Gomes
Realização: OSCARDEPAU Produções Artísticas


Serviço:
"Rapunzel"
Adaptação:
Tina Mendes
Direção: Andresa Gavioli e Mauro Pucca
Elenco: Andresa Gavioli, Erika Farias, Fernanda Gavioli, Letícia Navarro, Mauro Pucca, Renan Rezende e Sérgio Pirajá.
Gênero: infantil
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Estreia: sábado, dia 15 de janeiro
Temporada: de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022, sábados e domingos às 16h.


Ingressos
Plateia Premium:
R$ 60 (inteira)
Plateia Vip: R$ 50 (inteira)
Mezanino: R$ 40 (inteira)
Mezz. visão parcial: R$ 30 (inteira)
Crianças a partir de dois anos pagam meia entrada em qualquer setor.
Crianças de um ano e 11 meses ou menos não pagam (ficando no colo do responsável) mediante a apresentação de documento comprovando a idade.


Bilheteria
Quartas e quintas, das 14h às 21h
Sextas, sábados e domingos, das 14h até o horário dos espetáculos
Vendas online: https://www.teatrojsafra.com.br/espetaculo.html?id=371
Aceita os cartões de débito e crédito:
Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard. Não aceita cheques.
Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042


Teatro J. Safra
Endereço:
Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3611-3042
Abertura da casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro.
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico 

Estacionamento:
Valet Service (estacionamento próprio do teatro) - R$ 25


.: Inscrições para II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio


Concurso abre oportunidades para novos autores e faz homenagem ao ator Flávio Migliaccio. Foto: 
Globo/Divulgação


A partir do dia 7 de janeiro estão abertas as inscrições para o II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio. Com a proposta de valorização do autor teatral, o concurso foi criado pelo jornalista e dramaturgo Francis Ivanovich em dezembro de 2020.

O que poderia não dar certo, pelas impossibilidades geradas pela Covid 19, se tornou um sucesso, com 120 inscritos de todo o país. Agora em janeiro de 2022, o público terá a oportunidade de conhecer os premiados da primeira edição e o edital da segunda que estará disponível no site da Frankfurt Produções. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 4 de março.

O evento de premiação, no próximo dia 7, acontece a partir das 18h no Teatro Solar de Botafogo. Haverá o lançamento de dois livros, com seis peças premiadas nas categorias adulto e infantil, e a estréia do espetáculo teatral "Trívia", de Danilo Salomão, texto vencedor na categoria adulto.

 Segundo Francis Ivanovich, a ideia de dar o nome do ator Flávio Migliaccio, falecido em 2020, ao concurso foi uma forma de concretizar um sonho antigo de prestar uma homenagem a um ator querido por uma geração e também muito importante para a dramaturgia brasileira, além de chamar a atenção para a valorização do autor e do texto teatral.

“ Foi uma maneira de fazer com o autor tornasse conhecido o seu texto, tirasse ele da gaveta e da sua peça entrar na pauta de um teatro. Foi uma vitória lançar este concurso em meio a tantas dificuldades e estar hoje comemorando o sucesso do primeiro concurso e anunciando a segunda edição. Me sinto feliz de poder prestar essa homenagem ao Flávio Migliaccio”, completa Francis.

O II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, criado por Francis Ivanovich, é organizado pela Frankfurt Produções, em parceria com o Teatro Solar de Botafogo, e a Editora Funilaria. Este ano conta com o patrocínio da Lei do Fomento ISS do Rio de Janeiro, através da empresa CNS Nacional de Serviços.


domingo, 2 de janeiro de 2022

.: Livro "Todo Caminho é Sagrado" é um presente para a alma

Neste período de isolamento social, as pessoas estão mais reflexivas e os livros têm sido uma forma de muita gente se reencontrar e ir em busca do bem-estar emocional. Se você ainda não sabe como vai presentear no Natal, Amigo Secreto ou como vai demonstrar carinho aos seus amigos e familiares, sugerimos a obra "Todo Caminho é Sagrado", publicado pela Editora Gente, que leva os leitores a oitava jornada do autor, Beto Colombo a Santiago de Compostela. O autor best-seller é filósofo clínico, empresário e já vendeu mais de 80 mil exemplares em sua carreira.

 Em uma viagem com altos e baixos, literal e figurativamente, ele cruza com histórias e pessoas surpreendentes, inspiradoras e comoventes, aprendendo mais sobre o mundo e, principalmente, sobre si mesmo.

 Entre algumas mensagens do livro, estão que algumas coisas não precisam ser entendidas, mas apenas vividas. O leitor verá na prática que “desapegar não significa que você não deva possuir nada, mas sim que nada deve possuir você”. Além disso, irá perceber que a intuição é uma ótima conselheira na jornada e que, muitas vezes, a transformação que buscamos está dentro de cada um. Você encontra o livro "Todo Caminho é Sagrado", no site da Editora Gente e também na Amazon, aqui: amzn.to/341RrPQ

.: "Cães de Rua" escrito e dirigido por Patrícia Vilela estreia em São Paulo


"Cães de Rua" escrito e dirigido pela atriz Patrícia Vilela é o terceiro espetáculo da Cia Colaatores. Estreia presencial em 16 de janeiro. Montagem marca a estreia de Patrícia Vilela como autora. Participação especial em off de Marcelo Tas. Foto: Annelize Tozetto


Escrita em 2020, durante a pandemia e antes da invasão do Capitólio nos Estados Unidos por grupos extremistas de ultradireita, a montagem "Cães de Rua" trata de pessoas traumatizadas vítimas de diversas modalidades de golpes. A peça apresenta um grupo de apoio formado por 19 pessoas reunidas pelo psiquiatra Dr. Felipe Basili (Caio Prata). A estreia é dia 16 de janeiro em temporada até 10 de abril, no Teatro Irene Ravache/Oficina de Atores Nilton Travesso. As apresentações acontecem apenas aos domingos, às 18h, e a capacidade de cada sessão é de 20 pessoas.

No espetáculo, as personagens manifestam questões fundamentais sobre a vitimização para serem analisadas pelo Dr. Felipe Basili, psicanalista, uma espécie de eco existencial dos pensamentos de Diógenes, o filósofo cínico, do desapego, que vagava incansável pela civilização com sua lanterna em punho à procura de seres honestos.

De forma visceral, as personagens são expostas pelos atores e o confronto e o debate entre eles são observados pelo público, que se mistura e se reúne com o elenco no mesmo círculo de cadeiras que compõem o cenário. Nesta arena, assistem com olhos em close à pulsação e à intensidade das histórias dos golpes sofridos em uma trama perversa e de suspense que se desenrola nos bastidores. 

O texto retrata também o universo das Fake News, o negacionismo científico, os grupos manipuladores de informação, os políticos imorais e os golpistas que se aproveitam da carência e ingenuidade dos mais vulneráveis, manipulam e devoram os restos de uma sociedade psicologicamente fragilizada.


Sinopse:
Um grupo de apoio às vítimas se reúne para compartilhar experiências sofridas envolvendo criminosos, golpistas, abusadores e assassinos. O texto trata dos efeitos da manipulação das redes sociais e dos meios de comunicação sobre uma sociedade pouco educada e subserviente. Fake News, negacionismo, QAnon e outras ilusões, são lançadas como restos de alimento a uma sociedade psicologicamente falida, que vaga sem destino, como cães de rua.


Colaatores
Companhia e produtora de teatro da cidade de São Paulo, fundada em 2019 pela atriz, diretora e dramaturga Patrícia Vilela que trabalha com autores brasileiros como Mario Bortolotto, Sérgio Roveri, Mario Viana e Ivan Cabral. A companhia, com 18 integrantes, já realizou dois espetáculos até o momento: "Velórios", que marcou a estreia da Colaatores em 2019 e 2020, e "CDP 201- Audiência de Custódia", também em 2020. "Cães de Rua" é a terceira montagem da companhia e marca a estreia de Vilela como dramaturga.


Ficha técnica:
Espetáculo:
"Cães de Rua"
Texto e Direção: Patrícia Vilela
Elenco: Caio Lazarini, Caio Prata, Fabiano Issas, Fabiano Oliver, Francine Mello, Josué Francky, Guilherme Lage, Lívia Guimarães, Luana Zaparoli, Luísa Horta, Marci Taques, Mike Albuquerque, Noeli Santilli, Olga Castilho, Pablo Perosa, Pietra Pan, Reinaldo Fonseca e Vera Campos.
Participação especial: Marcelo Tas
Assistentes de direção: Letícia Monezi, Caio Prata e Pedro Cintra
Iluminação e trilha sonora: Patrícia Vilela
Figurino, visagismo e cenografia: Rosângela Ribeiro
Programação visual: Emerson Brandt
Fotos da programação visual: Francine Mello
Fotos de divulgação e espetáculo: Annelize Tozetto
Cenotécnico: Murillo Carraro
Costureira: Vera Luz
Apoio: Engenho Espaço de Criação
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Produção e Realização: Colaatores


Serviço:
Espetáculo:
"Cães de Rua"
Temporada: 16 de janeiro a 10 de abril
Dias e horários: Domingos às 18h.
Gênero: drama
Duração: 90 minutos
Classificação: 18 anos
Lotação: 20 lugares
Ingressos: R$ 60 (meia) e R$ 30 - vendas somente online pelo sympla.com.br
Local: Teatro Irene Ravache/Oficina de Atores Nilton Travesso
Endereço: Rua Capote Valente, 667 - Pinheiros - São Paulo - SP Telefone: (11) 94980-1212
As sessões presenciais seguirão os protocolos de biossegurança, uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação completa.


.: Com romance e contos, Édivon Jr. lança dois livros de estreia


Um romance sobre a nova vida de um casal enclausurado no apartamento por conta da pandemia e uma coletânea de contos que narra as angústias decorrentes dos caminhos e obstáculos vividos por personagens distintos. Em síntese, respectivamente, estes são os pontos de partida de “A Cor do Horizonte” e “Em Frente, Marche? E Outros Contos”, livros de estreia do escritor paulista Édivon Jr., que serão lançados em outubro pela editora Labrador.

O amor pela literatura sempre esteve presente na vida de Édivon Jr, que atua há cerca de 25 anos na área do Direito. Com o lançamento simultâneo destas duas obras, o autor concretiza este projeto pessoal e dá início a uma nova carreira. Segundo o escritor, “esta bagagem adquirida na área jurídica, me trouxe diversas experiências e aprendizados, que, de alguma maneira, acabam por fazer parte, ainda que de forma sutil e não explícita, das tramas e das relações humanas narradas ao longo das páginas”. Embora sejam de gêneros literários diferentes, as obras trazem em comum uma espécie de fio condutor: um rito de passagem.

"A Cor do Horizonte"
Ao longo das 80 páginas de “A Cor do Horizonte”, o escritor Édivon Jr. apresenta aos leitores a estória de um casal sem filhos e em crise que, inesperadamente, se vê obrigado a permanecer por tempo indeterminado dentro do apartamento onde residem. Escrita num período de duas semanas, a obra dialoga com o momento de distanciamento social vivido pela sociedade por conta da pandemia de covid-19.

“A perda da liberdade e da individualidade, a sensação de estranhamento com a presença de alguém que se escolheu para viver junto e com quem já se compartilhou momentos de intensa cumplicidade, além de muitos outros sentimentos que permaneciam até então ocultos e acomodados, dormindo no fundo da alma de cada um deles, escancaram-se e põem a relação em xeque”, explica o autor.

Ele completa ressaltando que “ambos precisarão lidar com a inusitada situação, redefinir o seu espaço dentro da própria casa e do relacionamento e buscar a reaproximação e o resgate da intimidade e da felicidade não apenas como indivíduos, mas também como casal. Um caminho difícil de trilhar, que mistura lembranças, mágoas, dores e alegrias, sem garantias do que os espera no final”. Você pode comprar o livro neste link.



"Em Frente, Marche? E Outros Contos"
Nesta coletânea, Édivon Jr. traz seis contos, que mostram os caminhos e obstáculos vividos por personagens distintos. São 96 páginas que retratam um estudante desiludido, um recém-aposentado, um filho preocupado, um homem comum acossado por um chefe do crime local, um jovem escoteiro, além de um inusitado observador atento do mundo que envolverão o leitor numa prosa envolvente.

“As narrativas abordam dilemas profundos. Fragmentos do cotidiano ganham amplitude enquanto as encruzilhadas, metafóricas e reais, obrigam os personagens a confrontar seus anseios e a buscar, na medida do possível, caminhos para compreendê-los e seguir em frente”, enfatiza o autor.

Ele completa, ressaltando que “cada rito de passagem, como a chegada da velhice, o alvorecer da adolescência ou mesmo o passar do tempo, é retratado com seus caminhos e obstáculos, que culminam numa epifania que muda o rumo da vida dos personagens”. Você pode comprar o livro neste link.


Livro: "A Cor do Horizonte"
Autor: Édivon Jr.
Editora Labrador
Páginas: 80 


Livro: "Em Frente, Marche? e Outros Contos"
Autor: Édivon Jr.
Editora Labrador
Páginas: 96


.: "Palavra Cantada" é a nova aposta da Deezer em podcasts infantis

Palavra Cantada é a nova aposta da Deezer em podcasts infantis. Com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube, 15 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, faltava o formato de podcast para o portfólio da dupla, que entra no mundo dos streamings de áudio com um Original Deezer. 

Contar história para crianças é uma das formas mais antigas para os pequenos absorverem os valores praticados no convívio social, além de estimular emoções, desenvolver o gosto para a leitura e ajudá-las a entender o mundo à sua volta.

Trazendo esse costume para os dias atuais, a Deezer se juntou à "Palavra Cantada" e vai lançar no dia 23 de dezembro -- na véspera do Natal, com um episódio especial sobre a história do pinheirinho de Natal -- um podcast original Deezer voltado para o público infantil. Com episódios de cerca de 10 minutos, o programa irá trazer histórias originais, contos e fábulas.

Formada em 1994, a "Palavra Cantada" é uma dupla musical infantil criada por Paulo Tatit e Sandra Peres, e vem encantando crianças há gerações. Com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube, 15 CDs, 10 DVDs e 7 livros lançados, faltava apenas o formato de podcast no portfólio da dupla, que tem o trabalho marcado por canções que buscam ampliar o repertório das crianças. Agora, visando preencher a ausência de podcasts voltados para o público infantil, a parceria com a Deezer chega para animar os pequenos e oferecer mais um conteúdo especial para eles.

O podcast vai trazer histórias tradicionais e já conhecidas, misturadas também com contos criados a partir de músicas da Palavra Cantada. Todos os episódios da primeira temporada foram criados e adaptados por Filipe Edmo, roteirista e diretor do podcast. O programa também conta com a dupla Pauleco e Sandreca, personagens da "Palavra Cantada". A Deezer também já anunciou a compra de mais duas temporadas, a serem lançadas entre janeiro e março de 2022.

Segundo o músico Paulo Tatit, da Palavra Cantada, "nós, humanos, temos uma vontade imensa de ouvir histórias e isso faz parte da nossa estrutura mental, pois é uma maneira de conhecer o mundo, de se emocionar e aprender. Até alguns anos atrás, a Palavra Cantada resistiu à ideia de produzir clipes pois preferia que as crianças ouvissem as canções sem precisar assistir as canções. A simples audição é muito mais aberta, pois cada pessoa tem sua própria percepção das mensagens da canção, enquanto que o clipe nos imprime uma só imagem, reduzindo a capacidade imaginativa. É por tudo isso que estamos adorando esse formato do podcast. É uma nova forma de experimentar as histórias sem a dependência da imagem, o que deixa a criança com essa sensação mais aberta, menos limitada, permitindo que possam usar ainda mais a imaginação”, explica.

Essa primeira temporada contém 10 episódios e possuem as seguintes temáticas: “Pinheirinho de Natal”, “A Pedra no Meio do Caminho”, “O Rato Apaixonado” “Carne de Língua”, “Fábula dos Quatro Bichos”, “A Onça e o Sapo”, “Bafafá do Burro Bruno”, “Cumade Fulozinha”, “Bicho Folharal” e “A Planta e o Bambolê”.

.: "Férias no Museu" retorna ao Museu do Futebol com atividades gratuitas

Instituição oferece atividades culturais e educativas, contação de história e brincadeiras ao ar livre de forma gratuita ao longo de todo o mês


O Férias no Museu está de volta! De 4 a 30 de janeiro, o Museu do Futebol oferece diversas atividades, oficinas e brincadeiras para a criançada. Haverá jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline e muito mais! E o melhor: tudo gratuito e realizado na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

Além das brincadeiras tradicionais, também serão oferecidos jogos ligados ao futebol, como chute a gol, para treinar a pontaria e a potência do chute; golbol, esporte paralímpico em que se joga sentado e de olhos vendados, guiado apenas pelos barulhos da bola; o desafiador futebol na bolha; pebolim humano; brincadeiras para desenvolver habilidades de goleiro e o popular futebol no pula-pula. Diversão garantida para crianças de todas as idades! 

Abaixo, a programação da primeira semana do Férias no Museu. Para saber mais, acesse o site museudofutebol.org.br.  


Programação Semana 1 – Férias no Museu do Futebol: 


Terça (4/1), 11h e 14h - Contação de histórias Capitã Lela 

Quarta (5/1), 11h e 14h – Brincadeira de goleiro 

Quarta (5/1), 12h e 15h – Badminton 

Quinta (6/1), 11h e 14h – Golbol 

Quinta (6/1), 12h e 15h – Jogos populares 

Sexta (7/1), 11h e 14h - Slackline 

Sexta (7/1), 12h e 15h – Oficina de ritmos 

Sábado (8/1), das 10h às 17h – Pebolim humano 

Sábado (8/1), das 10h às 17h – Chute a gol 

Domingo (9/1), das 10h às 17h – Pebolim humano 

Domingo (9/1), das 10h às 17h – Chute a gol 


A exposição temporária “Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa”, em cartaz até 30/01/22, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiros a Poker Esportes e o UOL, e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.   

O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. Tem como parceiros de mídia a Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


sábado, 1 de janeiro de 2022

.: Porque é necessário começar o ano com o livro "Admirável Mundo Novo"


Um clássico moderno, o romance distópico "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de "1984", de George Orwell.

Lançado pela Biblioteca Azul, o livro "Admirável Mundo Novo" mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento.

Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance Huxley.

Ao lado de "1984", que criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, na qual a racionalidade se tornou a nova religião, a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.

Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos. Como um alerta de que, ao não se preservarem os valores da civilização humanista, o que nos aguarda não é o róseo paraíso iluminista da liberdade, mas os grilhões de um admirável mundo novo. Você pode comprar "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, neste link.

Livro: "Admirável Mundo Novo"
Autor: Aldous Leonard Huxley
Tradução: Vidal de Oliveira (Tradutor)
Ficção Científica Distópica


.: O que o filme "Don't Look Up" nos ensina sobre privacidade

Por Francisco Gomes Júnior


Nos últimos dias um filme lançado pela Netflix tem dado o que falar. “Don’t Look Up” ou “Não olhe para cima” é um dos assuntos mais comentado em todas as mídias sociais. Com um elenco repleto de estrelas como Leonardo Di Caprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett e Jonah Hill, o filme conta ainda com a participação da cantora Ariana Grande.

O filme causa controvérsia pois vê-se nele um retrato de nossa realidade. Sem dar spoilers, a história apresenta um mundo polarizado, uma imprensa de ética questionável, políticos sem escrúpulos e negacionistas de verdades científicas. O filme apresenta aspectos jurídicos relevantes de nossos dias, a começar por um mundo onde todos são monitorados, vigiados por celulares, redes e celulares desenvolvidos para esse fim.

Na trama, uma gigante de tecnologia controla o mundo digital, diminuindo a capacidade opinativa crítica de seus usuários e o CEO da empresa é considerado um guru tecnológico, um visionário do futuro. É uma mistura de Steve Jobs, Zuckemberg e Elon Musk.  O que se retrata é como as big techs capturam milhões de nossos dados sem que percebamos quando navegamos pelas redes sociais, aplicativos de conversação ou programas para fins específicos como treinos ou dietas. Elas possuem nossos dados pessoais, inclusive os sensíveis, sabem o que você curte, o que comenta, o que compra, enfim, sabem mais de você que você mesmo.

Leonardo Di Caprio interpreta o cientista que, juntamente como sua assistente Jennifer Lawrence quer comunicar ao mundo uma importante descoberta. Com o desenvolvimento da trama, as dificuldades para efetivar a comunicação vai crescendo, culminando com a parte final do filme, bastante tensa. O filme traz uma reflexão para nós brasileiros, se todos os nossos dados estão disponíveis nas mídias sociais, se sabemos inclusive que são vendidos na dark web e se os sistemas públicos e privados são com frequência alvo de invasões, será que a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados) será suficiente para conter os abusos? Ou será que, como na película, as big techs irão capturar inclusive os poderes públicos?


De fato, no filme nenhum de nós de forma individual tem muita autonomia na gestão de seus dados pessoais. E somos estimulados a consumir novos aplicativos que as gigantes da tecnologia nos disponibiliza, sempre com novos avanços tecnológicos e novas funcionalidades. Se é inevitável em um mundo cada vez mais digital esse domínio crescente pelas mídias sociais e pelas empresas que as administram, como evitar um futuro catastrófico, sem nenhuma privacidade ou escolha sobre quais dados concordamos em disponibilizar?

Se muitos dizem que o filme é um retrato e até uma visão de nosso futuro, devemos torcer para que o final de nosso mundo não seja o mesmo da trama. E estamos em um momento chave, pois invasões de hackers estão ocorrendo e expondo dados de usuários, inclusive retirando aplicativos públicos por muitos dias do ar. Se a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) demonstrar que sancionará com equidade empresas públicas e privadas e atuar para que tenhamos uma cultura de cibersegurança, iremos evoluir, aguardemos.

Se você ainda não assistiu “Não olhe para cima”, assista e participe do debate que vem tomando nossas mídias nos últimos dias. E reflita sobre a importância de ser cada vez mais cuidadoso com seus dados pessoais.

Francisco Gomes Júnior - Advogado Especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Instagram: fgjr


.: Crítica: "Não Olhe Para Cima", comédia faz público rir da própria desgraça


.: Shopee: Feliz Ano Velho com venda de livro novinho e envio de brinde

Por Mary Ellen Farias dos Santos*
Em janeiro de 2022


Lidar com o outro é sempre uma tarefa árdua. De fato, o ser humano é muito complicado. Quando o assunto envolve o mínimo valor que seja, muito pode mudar de figura. Tudo começou com o interesse na compra de um livro. Tendo dois perfis, fez a mesma abordagem de "dar desconto como primeira compra". Pensei: "Não tenho uma loja de departamento com tantas opções de escolha, mas tudo bem". Aceitei. Quando queremos nos desfazer do que está além em nossa casa, acabamos aceitando certas propostas. 

Após a abordagem inicial, o comprador sumiu por mais de um mês até que no dia 22 de dezembro fechou a compra clicando na oferta de R$ 20,00. Mesmo o livro estando anunciado por R$ 30,00, lá fui eu tentar emitir a etiqueta. Sem sucesso, os sites dos Correios estavam fora do ar.

No dia 24, cedo meu marido foi procurar onde imprimir a etiqueta que foi emitida na noite anterior. Claro! O lugar estava fechado. Contudo, tínhamos um velório e enterro para ir. De qualquer forma, o pacote do livro tinha sido aprontado anteriormente, tendo junto do livro comprado, um outro de brinde.

Encontramos um lugar para a impressão e o pacote seguiu viagem.

No dia 30, o comprador puxou conversa no chat. Pois é! O vendedor tem a obrigação de responder ou recebe como punição a diminuição da porcentagem no espaço de atendimento como avaliação da loja. Logo, é preciso dar uma devolutiva a cada nova mensagem.

Após tantas perguntas que tentei responder enquanto limpava as minhas janelas de casa, por volta das 18 horas, no mesmo chat, o comprador alegou não ter recebido o livro, embora estivesse computado com encomenda entregue. Foi, então, que a história daquela "amizade repentina de chat" virou do avesso. 

E eu que tinha enviado o livro apesar de toda a dificuldade para impressão da etiqueta, enfrentar um velório e enterro, além da fila nos Correios, no dia 24 de dezembro, passei a ser a culpada pelo comprador não ter recebido o produto. Sim! Fiquei como a responsável pelo não recebimento do produto que constava como entregue.

Assim que li a justificativa de que a culpa de não ter recebido o tal livro era minha, enviei foto do comprovante de postagem com a observação: "Comprador iniciou conversa no chat dizendo estar sofrendo problemas de entrega com a Shoppe. Após longa conversa, entrou com o pedido de reembolso alegando não ter recebido o livro que foi com brinde."

Não satisfeita, voltou ao chat para me intimidar, inclusive usou outro perfil na plataforma de vendas. Contudo, assinalou a opção de recebimento do livro para deixar a seguinte avaliação com uma estrela: "Só pra deixar bem claro que estou saindo no prejuízo, pois confirmei o recebimento sem de fato receber o produto, não que isso seja culpa da vendedora mas a contestação dela foi totalmente sem fundamento, e ainda com insinuações a meu respeito que me magoaram demais, mas fica o aprendizado."

Ao ler isso, não há como ficar intrigado por toda a narrativa em que fui envolvida. Qual o intuito de forçar conversa no período da tarde e pedir por vezes meu número alegando que deixaria de usar a plataforma de vendas? Claro que não passei. Do contrário, minha lojinha seria banida dali. Por que assinalou ter recebido já que não o fora entregue?

Eis que respondi: "um livro novinho anunciado por R$ 30.00, feito a R$ 20.00 para ter 18% descontado, enviado na véspera de Natal, saindo de um velório e enterro, paguei a impressão da etiqueta para logo mandá-lo e seguiu viagem com brinde. Eis que fui tratada no nível do comentário acima. 

Assustador é que a mesma passou a tarde escrevendo no chat, mostrando preocupação com a não chegada das compras que faz na plataforma, alegando que deixaria de usá-la. O que a fez insistir na troca de números de telefones, ação proibida em plataformas de vendas.

Não se culpa o vendedor por não envio ou o ameaça, inclusive por meio de outro perfil, quando um produto consta como entregue, sendo que você não o recebeu. É preciso buscar quem assinou pelo recebimento, nos Correios, para que quando tiver o produto em mãos possa, de fato, confirmar o recebimento dele.

Basta ver meu histórico de vendas, nunca fui de destratar ninguém. Esse não é o meu modo de agir. 

Sou compradora. Aliás, muuuuuuito mais compradora do que vendedora nessa plataforma, portanto entendo muito bem o lado do comprador. 

Situação descabida, mas é vida que segue."

A verdade é que paguei R$ 2,00 pela impressão da etiqueta, logo esses foram os R$ 16,86 mais infernais da minha vida. Contudo, não deixarei de anunciar na minha lojinha, ainda que, mesmo enviando os prints das abordagens para a Shopee, incluindo a forçação para eu dar o número, nenhuma atitudade foi tomada. 

No fim, é preciso contar que do outro lado tenham sempre boas pessoas.


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm

.: Teatro J. Safra abre a programação do ano com show inédito de Maria Rita


Os fãs agradecem e a MPB saúda o retorno da cantora aos palcos. Foto: Bob Wolfenson

Uma das maiores intérpretes da música brasileira, Maria Rita Mariano apresenta o espetáculo "Voz: Violão" - concebido durante a pandemia - e que marca a abertura da programação de 2022 do Teatro J. Safra. O show mais intimista da carreira da cantora terá a participação do violonista Leandro Pereira.

As apresentações irão contar com clássicos da MPB e do repertório da artista, tais como: “Tá Perdoado”, “Maltratar Não É Direito”, “Num Corpo Só, “Cara Valente”, “Romaria”, entre outras canções. As apresentações acontecem nos dias 8 e 9 de janeiro e obedecem aos protocolos da casa de espetáculo, bem como as recomendações do Ministério da Saúde, visando a contenção do coronavírus.

 
Serviço:
Espetáculo:
"Voz: Violão"
Com Maria Rita Mariano e Leandro Pereira (violonista)
Apresentações: dias 8 e 09 de janeiro de 2022
Horários: 8 de janeiro, sábado, às 21h, e 9 de janeiro, domingo, às 20h
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos


Ingressos
Plateia Premium - 
R$ 250
Plateia Vip - R $200
Mezanino - R$ 140
Mezz. Visão Parcial - R$120


Teatro J. Safra
Endereço: Rua Josef Kryss, 318 - Barra Funda - São Paulo – SP 
Telefone: (11) 3611-3042 
Abertura da casa: 2 horas antes de cada horário de espetáculo, com serviço de lounge-bar no saguão do Teatro. 
Capacidade da casa: 627 lugares
Acessibilidade para deficiente físico 


Estacionamento:
Valet Service (Estacionamento próprio do Teatro) - R$ 25

Horário de funcionamento da bilheteria
Quartas e quintas -
 14 às 21h
Sextas, Sábados e Domingos - 14h até o horário dos espetáculos
Vendas online: https://www.teatrojsafra.com.br/espetaculo.html?id=371
Aceita os cartões de débito e crédito:
Amex, Dinners, Elo, Mastercard, Visa e Hipercard.
Não aceita cheques.
Telefone da bilheteria: (11) 3611-3042

.: Depois de Tadeu Schmidt, Dani Calabresa é confirmada no "BBB 22"


“Estou muito empolgada pra assumir o ‘CAT BBB’ porque eu já assisto ao BBB e fico comentando com os meus amigos no telefone. Agora vou fazer a mesma coisa, só que ganhando salário (risos)”, afirma a humorista sobre a nova função. Foto: Globo/Divulgação

Dani Calabresa é o novo nome confirmado no "Big Brother Brasil 22", que estreia este mês. Ela assumirá um dos quadros mais queridos do reality. Quem entrar em contato com o "CAT BBB" vai encontrar, do outro lado, uma voz feminina.

A humorista estreia na próxima edição com a deliciosa missão de interagir com o púbico e garantir novas perspectivas, um tanto de deboche e boas risadas sobre os principais acontecimentos do jogo. Fã do "BBB", a nova atendente do famoso quadro vai continuar coletando as principais queixas, pedidos e considerações do público. E, claro, dando as respostas mais inesperadas para cada caso.     

Atriz e humorista, Dani conta que sempre acompanhou de perto as edições do programa, como espectadora assídua: “Estou muito empolgada pra assumir o ‘CAT BBB’ porque eu já assisto ao BBB e fico comentando com os meus amigos no telefone. Agora vou fazer a mesma coisa, só que ganhando salário (risos).

Ela também promete se divertir junto com o público e adianta o desejo de tirar boas risadas da galera de casa: “Eu sou fã do 'BBB'! Me envolvo e me apego aos participantes! Quero fazer tudo pro público se divertir comigo, antes só preciso entender se perco ou não estalecas...”. O "BBB 22" tem direção geral de Rodrigo Dourado, direção de gênero de Boninho e apresentação de Tadeu Schmidt. O reality show  tem estreia prevista para 17 de janeiro.

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