domingo, 24 de setembro de 2023

.: Crítica: "Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você" é afago no Cineflix Cinemas

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2023


O documentário "Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você", em cartaz no Cineflix Cinemas, reserva pelo menos 1h40 de duração com música brasileira de qualidade que faz bem para os ouvidos e alegra também a alma. Os bastidores da gravação do histórico álbum "Elis & Tom", complementado por depoimentos dos músicos e responsáveiso pelo projeto, gravado entre 22 de fevereiro e 9 de março de 1974 no MGM Studios de Los Angeles, Califórnia, destaca que o curto espaço de tempo foi suficiente para acontecer muito, inclusive atritos entre as duas grandes figuras da música popular.

Saber que o projeto quase não foi concretizado provoca a curiosidade, enquanto alivia, uma vez que a idealização da gravadora Polygram é um disco histórico beirando os 50 anos de existência. Com direção de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, o documentário consegue aproximar ainda mais o público de Antonio Carlos Jobim e Elis Regina, mostrando cada um com seu lado humano e até contraditário, mas dotados de um talento ímpar.

Assistir "Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você" nos cinemas é um afago, pois a produção com Roberto de Oliveira e Nelson Motta, desperta em quem está diante da telona, uma explosão de bons sentimentos, em meio a muita emoção, risos e a vontade de cantar junto. Imperdível!


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você" ("nacional") Ingressos on-line neste link
Gênero: documentário, musical. Classificação: livre. Duração: 1h40. Ano: 2023. Idioma: português. 
Distribuidora: O2 Play. Direção: Roberto de Oliveira, Jom Tob AzulayRoteiro: Roberto de Oliveira, Nelson Motta. Elenco: Elis Regina, Tom Jobim. Sinopse: Documentário dirigido por Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay que conta com imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antonio Carlos Jobim (popularmente conhecido como Tom Jobim). Gravado pelo produtor Roberto de Oliveira durante os registros, em Los Angeles, nos Estados Unidos, do álbum lançado em 1974, o filme apresenta uma série de materiais de bastidores inéditos, que permaneceram guardados desde então, e que mostram todos os altos e baixos por trás da produção do álbum - que por muito pouco não foi interrompida.


Trailer de "Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você"

.: Crítica: mesmo com agente acusado, "Som da Liberdade" é necessário


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do portal Resenhando.com. 

Qual é o "Som da Liberdade"? Era essa a pergunta que me intrigava quando assisti ao filme homônimo protagonizado por Jim Caviezel no Cineflix Cinemas. Mais do que um filme sobre um homem e seu propósito, está uma mensagem sobre fazer o certo, mesmo que se pague um preço alto por isso. O filme é baseado na história real de Tim Ballard, agente da Segurança Nacional que depois de ser retratado no longa-metragem vem sendo acusado de má conduta sexual, o que torna tudo um pouco questionável e o herói "não tão herói assim".

O recorte que o filme mostra é o de um homem abnegado que deixa a família para resolver casos que envolvem prostituição infantil. Chega a ser questionável sair em missão quando se tem um monte de filhos para correr risco de vida com o objetivo de recuperar crianças raptadas que não são dele. Prefiro pensar que Ballard é alguém cheio de boas intenções.

Independente dessa polêmica, o papel do filme, que durou cinco anos para ser lançado nos cinemas, é válido. Há uma das cenas mais fortes do cinema este ano, em que o personagem assiste a um dos vídeos para documentá-lo em um dos inquéritos. A imagem mostra apenas uma cama e o criminoso do vídeo posicionando a câmera. Depois, somente o olhar horrorizado de Caviezel que, por sinal, não envelhece desde "A Paixão de Cristo".

Há um quê da estética dos filmes religiosos nesse longa-metragem, que não agradam. Mas há também cenas de ação e suspense de tirar o fôlego. E outras emocionantes, que compensam a pregação que aparece muito sutil ao longo do filme. Uma delas é quando um dos garotinhos é resgatado e se apresenta, com uma vozinha repleta de inocência, como "Ursinho Teddy". É de cortar o coração. O filme chama atenção para algo que é recorrente e passa a mensagem de que todos precisam ficar atentos. "Som da Liberdade" é um filme necessário e, sim, eu entendi e concordei com o que esse ruído é e representa.


Serviço
"
Som da Liberdade" ("Sound of Freedom") 
Ingressos on-line neste link
Gênero: drama, ação. Classificação: 12 anos. Duração: 2h15. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Paris Filmes. Direção: Alejandro Gómez MonteverdeRoteiro: Alejandro Monteverde, Rod Barr. Elenco: Jim Caviezel (Tim Ballard), Bill Camp (Vampiro), Mira Sorvino (Katherine Ballard), Kurt Fuller (John). Sinopse: Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.

Sala 4 (dublado) 
21/9/2023 - Quinta-feira: 15h15 - 18h00
22/9/2023 - Sexta-feira: 15h50 - 18h00
23/9/2023 - Sábado: 15h50 - 18h00
24/9/2023 - Domingo: 15h50 - 18h00
25/9/2023 - Segunda-feira: 15h50 - 18h00
26/9/2023 - Terça-feira: 15h50 - 18h00
27/9/2023 - Quarta-feira: 15h50 - 18h00

Sala 4 (legendado) 
21/9/2023 - Quinta-feira: 20h45
22/9/2023 - Sexta-feira: 20h45
23/9/2023 - Sábado: 20h45
24/9/2023 - Domingo: 20h45
25/9/2023 - Segunda-feira: 20h45
26/9/2023 - Terça-feira: 20h45
27/9/2023 - Quarta-feira: 20h45

Trailer de 
"Som da Liberdade"

.: "O Dia Seguinte" coloca Adriana Birolli e Dudu Pelizzari na comédia


Com direção de Ricardo Grasson e texto de Regiana Antonini, o espetáculo retrata dois completos estranhos – vividos por Adriana Birolli e Eduardo Pelizzari – que se encontram sob a mesma cama depois de uma noitada de Ano Novo. Foto: Joaquim Araújo


O divertido e refinado olhar de Luis Fernando Verissimo para as ambiguidades humanas nas situações mais banais da vida é explorado pela comédia "O Dia Seguinte", inspirada em uma crônica homônima do autor gaúcho. O espetáculo, com direção de Ricardo Grasson, texto de Regina Antonini, está em cartaz no Tucarena, onde segue em cartaz até 29 de outubro, com apresentações às sextas, às 20h30, sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h. Aos domingos, as sessões têm intérprete de libras.

A montagem é estrelada pela dupla Adriana Birolli e Eduardo Pelizzari e tem produção da WB Entretenimento, comandada por Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsáveis por grandes espetáculos como "Misery", de Stephen King, com Mel Lisboa e Marcello Airoldi; e "Três Mulheres Altas", de Edward Albee, com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

Esse conto encontra-se no livro “Comédias Brasileiras de Verão”, onde a autora Regiana Antonini desenvolveu o texto do espetáculo. A trama narra o encontro de dois completos desconhecidos que acordam na mesma cama um dia após a virada do ano. Em comum, Luanna e Renato têm apenas o fato de que eles não lembram como foram parar ali. Sem roupas e diante de um enorme desconforto, eles precisam reconstruir suas lembranças e dar algum sentido para a cena que vivem ali.

Com base em princípios do humor nonsense, a comédia dirigida por Ricardo Grasson brinca com o inesperado e, assim, orienta e desorienta ações a fim de que Luanna e Renato reconstruam suas identidades, conheçam um ao outro e desenvolvam novas histórias com a consciência de quem pretende fazer valer os votos de um feliz ano novo. Ao analisar as ambiguidades humanas, o texto revela as fraquezas nossas de cada dia e resulta em uma comédia impagável, que retrata existências deliciosamente banais, marcadas por paixões e ódios, vícios e extravagâncias.

“Sempre quis adaptar um conto do Veríssimo. Li quase tudo que ele escreveu e sempre que leio, visualizo a história, como se fosse ou um filme, ou uma peça de teatro. Me divirto muito e penso: 'como ele tem essas ideias tão simples e incríveis?'. Ele fala sobre o comportamento humano, sobre o cotidiano, sobre as pequenas coisas, o simples da vida, de uma maneira única. O leitor se identifica, se vê ali, naquela situação, pois elas realmente podem acontecer na nossa vida. E comentando isso com o Wesley e com a Bruna (sócios da WB Produções), descobri que eles também amavam os contos do Veríssimo. Eu falei sobre 'O Dia Seguinte'. Eles adoraram a ideia e disseram: 'escreve que a gente produz'. Não deu outra”, explica a autora Regiana Antonini.

Veríssimo sabe como ninguém transformar em riso o cotidiano, aprofundar nas cenas simples da vida também me interessa. Regiana transformou um conto em teatro com tamanha comicidade e sensibilidade, para continuarmos rindo das sutis tiranias, infidelidades, paixões fulminantes e ódios mortais, ritos que nos transformam em seres pueris. Adriana e Dudu conduzem esse diálogo simples de forma com que nos identificamos e acreditamos nos momentos de suspensão recheados de críticas a nossa sociedade moderna que o texto propõe. Irreal acreditar nessa realidade”, conclui o diretor Ricardo Grasson.


Sinopse do espetáculo
Um dia após a virada do ano, em um desorganizado quarto de um apartamento, dois estranhos acordam sob a mesma cama. Em comum, Luanna e Renato têm apenas a amnésia que não lhes permite recordar como chegaram ali. O desconforto provocado pela ausência de roupas e o desconhecimento sobre sua exata localização são complicadores para um relacionamento mais amigável entre esses dois que, a todo esforço, precisam reconstruir suas lembranças em prol de tentar conferir algum sentido à cena que interpretam. Este espetáculo é apresentado pela Vivo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.


Ficha técnica
Espetáculo "O Dia Seguinte", livremente inspirado na obra de Luis Fernando Verissimo. Texto: Regiana Antonini. Direção: Ricardo Grasson. Elenco: Adriana Birolli e Eduardo Pelizzari. Diretores de produção: Wesley Telles e Bruna Dornellas. Assistente de direção: Heitor Garcia. Desenhos de luz: Cesar Pivetti. Figurinos: Marcos Valadão. Desenho de som: L.P. Daniel. Cenografia: Kleber Montanheiro. Fotos de estúdio: Joaquim Araújo. Fotos de cena: Leekyung Kim. Videomaker TV: Júlia Rufino. Produção executiva: Marcos Rinaldi. Gestão de projetos: Deivid Andrade. Assistente de produção: Anna Mittmann. Design gráfico: Jhonatan Medeiros. Social media: Ismara Cardoso. Coordenação administrativa: Leticia Napole. Assessoria Contábil: Leucimar Martins. Assessoria jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia. Apresentado por: Ministério da Cultura e Vivo. Realização: WB Entretenimento.


Serviço
Espetáculo "O Dia Seguinte", a partir da crônica de Luis Fernando Veríssimo. Temporada em São Paulo. Tucarena - Rua Bartira, 347, Perdizes, São Paulo/SP. Até dia 29 de outubro. Sextas, às 20h30. Sábados, às 21h. Domingos, às 19h. Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada). Ingressos a preços populares (10% da capacidade): R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do Teatro, de terça a domingo, das 14h às 20h, ou pela internet no site ou app da Sympla (sympla.com.br). Clientes Vivo Valoriza têm desconto de 50% na compra de até 02 ingressos por cliente em cima do valor da inteira. Informações: (11) 3670-8455. Classificação: 14 anos. Duração: 70 minutos. Capacidade: 288 lugares. Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes, e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras presente sempre aos domingos.

.: Peça "Selvagem" busca uma saída para um mundo excessivamente digital


Thriller cômico tem protagonista inspirado no delator digital Edward Snowden e aborda, de maneira leve, uma realidade marcada pela vigilância intensiva. Foto: Caio Oviedo


Publicada em 2016, a peça "Selvagem", do celebrado inglês Mike Bartlett ("Cock" e "Love, Love, Love"), retrata um mundo extremamente digitalizado em que a informação vale muito. Dirigida por Susana Ribeiro e idealizada pela DeSúbito Cia e Ventania Cultural, com Erika Puga, Ricardo Henrique e Rodrigo Bolzan no elenco, a montagem estreia no teatro do Sesc Ipiranga dia 23 de setembro e fica em cartaz até 22 de outubro, com sessões às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos e no feriado, às 18h.

Também estão previstas sessões especiais nos dias 28 de setembro e 5 de outubro, às quintas, às 20h; e uma apresentação para estudantes de escola também no dia 5 de outubro, às 15h. No dia 8 de outubro, domingo, às 18h, haverá interpretação em Libras. Na trama, o protagonista Andrew (feito pelo ator Ricardo Henrique), inspirado em Edward Snowden (um ex-funcionário da Inteligência dos Estados Unidos que mostrou ao mundo como esse serviço era capaz de coletar dados de pessoas de todo o mundo, denunciando a dimensão do sistema de espionagem norte-americano), está confinado em um quarto de hotel após ter exposto um grande esquema de vigilância mantido por um país poderoso.

Neste lugar, ele recebe a visita de duas figuras insólitas que lhe oferecem proteção e parecem ser mensageiras de uma organização como WikiLeaks. No entanto, não existe uma forma de confirmar a veracidade das informações ditas por essas figuras. Suas identidades também permanecem secretas. 

Texto inédito no país
Nunca montado no Brasil, o texto Selvagem é do autor inglês bastante reverenciado no Brasil e mundo afora. Para Bartlett, a tecnologia digital corrói o conceito de privacidade e podemos estar vivendo à beira de um colapso das instituições globais. “Quando ele escreveu esse texto, o Snowden tinha acabado de fazer a denúncia de que os Estados Unidos controlavam um grande esquema de espionagem mundial via NSA (Agência de Segurança Nacional). Mas hoje já aceitamos essa realidade de ser monitorado e manipulado o tempo inteiro. Fornecemos nossos dados pessoais para grandes companhias de bom grado. Então, montar essa peça e ficar preso apenas na realidade dos fatos pode passar uma impressão de notícia velha. Queremos discutir como seguir vivendo nesse contexto”, conta a diretora Susana Ribeiro.  


Sobre a encenação
Apesar do tema soar espinhoso - mas incrivelmente atual - a ideia da equipe de criação era trazer leveza para esse assunto tão importante. “Fizemos um intenso trabalho de mesa para dar uma lapidada no texto. Queríamos trazer um humor mais próximo da nossa realidade. Os ingleses fazem comédia de um jeito bastante verborrágico e sarcástico, com várias repetições. Entendemos que os brasileiros não se comunicam dessa forma e, por esse motivo, editamos o que parecia excessivo para a nossa montagem”, detalha Susana.    

Outra mudança importante para a trama foi no eixo do protagonista. Segundo a encenadora, na obra original ele é descrito de maneira mais fatalista e sóbria. No entanto, o grupo quis explorar uma saída mais otimista e esperançosa. “Já estamos imersos nessa realidade em que a privacidade é quase um mito. Então, como podemos escapar dessa lógica? Precisamos seguir desejando, que é o que fazemos de mais orgânico. Quanto mais se sente acuado, mais o Andrew se volta para si e começa a se redescobrir. Pode-se dizer que ele está se voltando para seu lado selvagem”, comenta Rafael Bicudo, que assina a assistência de direção e o cenário – este último ao lado de José Fernando. 

Para deixar o público imerso na narrativa, o cenário será como uma espécie de tabuleiro para o jogo travado entre os personagens. A partir dessa ideia, a iluminadora Mirella Brandi pensou em soluções em que a luz é quase autônoma. “Em 'Selvagem', ao invés de observar de longe, o público se sente dentro desta história quando guiado por este jogo de luz”, explica. Da mesma maneira, o som contribui para criar um clima de suspense. “A música guiará os momentos de thriller e de humor. Além disso, alguns objetos serão microfonados, gerando uma espécie de lupa de aumento e uma sensação de constante vigilância”, afirma Gregory Slivar, responsável pela concepção sonora.  


Sobre a diretora
Susana Ribeiro atuou, nos últimos 30 anos, em novelas e minisséries da TV Globo e séries na Netflix e Globoplay. Reside em São Paulo desde 2017. Em 2013, dirigiu “Conselho de Classe”, recebendo os prêmios APTR e Cesgranrio de melhor direção. Em 2015, o espetáculo se apresentou no Sesc Belenzinho e na Mostra BR, no Ibirapuera. Em 2016, dirigiu “Rent- O Musical”, recebendo indicação para o prêmio Reverência de melhor direção. Em 2018, comemorando 30 anos de sua companhia teatral carioca, a Cia dos Atores, participou da Ocupação Enxame no Sesc Pinheiros, com dois espetáculos de seu repertório: “Conselho de Classe” e “Insetos”. Em 2019, volta com nova temporada, protagonizando o musical “Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz”.  Em 2021, dirigiu o espetáculo/filme infantil “Quem Matou O Leão”, no Teatro Unimed online. Em 2022, atuou na remontagem paulista de “Ensina-me A Viver”.


Sinopse
Um ex-funcionário do Serviço de Inteligência Nacional revela ao mundo o uso corrosivo da vigilância em massa pelo governo e torna-se o maior inimigo do Estado. Refugiado num quarto de hotel, imerso numa realidade insólita, ele é visitado por uma mulher e um homem que prometem ajudá-lo. Nesse thriller cômico de Mike Bartlett, a informação é armadilha e a certeza é traiçoeira. 

Ficha técnica
Espetáculo "Selvagem". Texto: Mike Bartlett. Tradução: Mark Lambert e Susana Ribeiro. Direção: Susana Ribeiro. Elenco: Erika Puga, Ricardo Henrique e Rodrigo Bolzan. Concepção sonora: Gregory Slivar. Iluminação: Mirella Brandi. Cenário: José Fernando e Rafael Bicudo. Figurino: Ana Luiza Fay. Direção de movimento: Fabricio Licursi. Assistência de direção: Rafael Bicudo. Cenotecnia: José Dahora. Operação de luz: Sibila. Identidade visual: Guto Yamamoto. Fotos: Caio Oviedo. Assessoria de imprensa: Canal Aberto | Márcia Marques, Daniele Valerio e Flávia Fontes. Colaboração (tradução): Erika Puga, Rafael Bicudo, Ricardo Henrique, Ricardo Inhan e Rodrigo Bolzan. Produção executiva: Julia Calegari | Ventania Cultural. Direção de produção: Mariana Novais | Ventania Cultural. Idealização: Ricardo Henrique | DeSúbito Cia e Ventania Cultural.


Serviço
Espetáculo "Selvagem". De 23 de setembro a 22 de outubro, às sextas e aos sábados, às 20h; aos domingos e no feriado, às 18h | Dias 28 de setembro e 5 de outubro, quintas, às 20h. Sessão para escolares no dia 5 de outubro, quinta, às 15h. Sessão com tradução em Libras no dia 8 de outubro. Sesc Ipiranga. Teatro. Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga/São Paulo. Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia-entrada) e R$ 12,00 (credencial plena). Classificação: 14 anos. Duração: 70 minutos.


.: Quem é quem em "Elas por Elas", novela que estreia nesta segunda-feira


"Elas por Elas" estreia nesta segunda-feira, dia 25 de setembro. Na imagem, Mário Fofoca (Lázaro Ramos), Natália (Mariana Santos), Renée (Maria Clara Spinelli), Helena (Isabel Teixeira), Taís (Késia), Lara (Deborah Secco), Adriana (Thalita Carauta) e Carol (Karine Teles). Foto: Globo/Fábio Rocha

Originalmente criada por Cassiano Gabus Mendes e exibida na década de 1980, a novela “Elas por Elas” volta à TV Globo em uma releitura escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson com direção artística de Amora Mautner. A obra tem colaboração de Carol Santos, Letícia Mey e Wendell Bendelack. A direção é de Caetano Caruso, Fellipe Barbosa, Mayara Aguiar e Mariana Duarte. A produção é de Andrea Kelly e Isabel Ribeiro e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. Conheça os perfis dos personagens que estreia nesta segunda-feira, dia 25 de setembro.


Perfis dos personagens  

Núcleo de Lara 
Lara (Kiria Malheiros/Deborah Secco) –
Vaidosa e divertida, é a responsável por reunir as amigas novamente após 25 anos. Casada com Átila (Eduardo Moscovis), é mãe de Cris (Valentina Herszage) e Yeda (Castorine). Quando o marido morre, percebe que sua história era uma farsa e dá um novo rumo para a sua vida. Se aproxima de Mário (Lázaro Ramos) quando o contrata para descobrir quem era a amante de Átila.}

Átila (Sergio Guizé) – Advogado bem-sucedido, casado com Lara (Deborah Secco), com quem tem duas filhas, Cris (Valentina Herszage) e Yeda (Castorine). Mantém um caso com Taís (Késia), por quem se diz apaixonado e para quem se apresenta com o falso nome de Herbert.

Cris (Valentina Herszage) – Filha de Lara (Deborah Secco) e Átila (Sergio Guizé), adora ostentar sua vida luxuosa nas redes sociais. Vai se interessar por Giovanni (Filipe Bragança), tornando-se rival de Ísis (Rayssa Bratillieri).

Yeda (Castorine) – Filha de Lara (Deborah Secco) e Átila (Sergio Guizé), é inteligente e bem resolvida. Trabalha na empresa do pai e vai incentivar a mãe a retomar a carreira.

Nice (Ludmila Rosa) – Assistente pessoal de Lara (Deborah Secco), está sempre presente e sabe de tudo o que acontece na casa da família.

Roberto (Cassio Gabus Mendes) – Sócio de Átila (Sergio Guizé), é um homem ambicioso que vai tentar impedir que Lara (Deborah Secco) investigue sobre quem era a amante de Átila.

Aramis (Diego Cruz) – Advogado no escritório de Átila (Sergio Guizé), se apaixona por Yeda (Castorine).

Vilma (Viétia Zangrandi) – Secretária no escritório de Átila (Sergio Guizé), tem uma relação suspeita com Roberto (Cassio Gabus Mendes).  

  

Núcleo de Taís
Taís (Liza Del Dala/Késia) –
Modelo com uma carreira de sucesso, tem um romance com Átila (Sergio Guizé), que ela pensa se chamar Herbert. Descobre que é amante do marido de sua amiga no dia em ele morre. Tem pavor de ser descoberta por Lara (Deborah Secco) e por Mário (Lázaro Ramos), seu irmão, que foi contratado para investigar quem era a tal amante. É filha de Raquel (Mariah da Penha) e Evilásio (Cosme dos Santos).  

Mário Fofoca (Lázaro Ramos) – Irmão de Taís (Késia), é um detetive atrapalhado. Será contratado por Lara (Deborah Secco) para investigar quem era a amante de Átila (Sergio Guizé) e, apesar do jeito desligado, vai acabar descobrindo, sem querer, pistas do segredo de Átila (Sergio Guizé). Mantém uma paixão platônica por Érica (Monique Alfradique), mulher de seu melhor amigo, Edu (Luís Navarro).

Raquel (Mariah da Penha) – Mãe de Taís (Késia) e de Mário (Lázaro Ramos). Trabalha fora enquanto o marido, Evilásio (Cosme dos Santos), cuida da casa.  

Evilásio (Cosme dos Santos) – Pai de Taís (Késia) e de Mário (Lázaro Ramos), sempre apoia o filho em tudo. Cuida da casa e está sempre procurando alguma coisa para fazer, pois não suporta ficar parado.


Núcleo de Helena
Helena (Fernanda Lasevitch/Isabel Teixeira) –
Voluntariosa e acostumada a sempre ter tudo o que quis, comanda com mãos de ferro a fábrica de cosméticos que foi fundada por seu pai, Sérgio (Marcos Caruso). É mãe – superprotetora – de Giovanni (Filipe Bragança) e casada com Jonas (Mateus Solano), mas vive uma crise no relacionamento. As coisas pioram quando Adriana (Thalita Carauta), ex-noiva de Jonas, volta a fazer parte da vida deles, e Helena se vê novamente diante de sua grande rival, de quem será uma pedra no sapato.  

Jonas (Dani Flomin/Mateus Solano) – Marido de Helena (Isabel Teixeira) e pai de Giovanni (Filipe Bragança). Tem uma boa relação com o filho, mas não é muito próximo ao sogro. Era namorado de Adriana (Thalita Carauta), mas casou-se com Helena quando ela ficou grávida.  

Sérgio (Marcos Caruso) – Pai de Helena (Isabel Teixeira). Fundou a empresa de cosméticos Heláne, mas agora está aposentado e é a filha quem administra os negócios da família. Guarda segredos do passado que escondem seu verdadeiro caráter.  

Giovanni (Filipe Bragança) – Filho de Helena (Isabel Teixeira) e Jonas (Mateus Solano), se apaixona por Ísis (Rayssa Bratillieri), filha de Adriana (Thalita Carauta), ex-namorada de seu pai. Também vai despertar o interesse de Cris (Valentina Herszage). Trabalha na empresa de cosméticos da família.  

Míriam (Paula Cohen) – Enfermeira que sabe sobre o segredo que Sérgio (Marcos Caruso) esconde e reaparece para chantageá-lo.  

Maninha (Regiana Antonini) – Cozinheira da casa de Helena (Isabel Teixeira).  

Carmen (Laura Fernandez) – Secretária na Helàne.  


Núcleo de Adriana
Adriana (Mari Oliveira/Thalita Carauta) –
Dona de uma clínica veterinária, é muito dedicada aos animais. Ao reencontrar as amigas, volta a cruzar também com seu amor da adolescência, Jonas (Mateus Solano), a quem ainda ama. No passado, Adriana terminou o noivado com Jonas após descobrir que Helena (Isabel Teixeira) estava grávida. É mãe de Ísis (Rayssa Bratillieri).

Ísis (Rayssa Bratillieri) – Filha de Adriana (Thalita Carauta), é uma jovem comprometida, que ajuda a mãe em sua clínica veterinária e ainda faz trabalho voluntário de resgate de animais em situação de risco. Ísis vai se envolver com Giovanni (Filipe Bragança), filho justamente de Helena (Isabel Teixeira), rival de sua mãe.

Marlene (Maria Ceiça) – Alto astral, é tia de Adriana (Thalita Carauta) e apoia muito a sobrinha. É a única a conhecer a verdade sobre a paternidade de Ísis (Rayssa Bratillieri).

Carlinhos (Luciano Mallmann) – Parceiro de Ísis (Rayssa Bratillieri) no trabalho voluntário de resgate de animais em situação de risco  


Núcleo de Renée
Renée (Shi Menegat/Maria Clara Spinelli) –
Mulher de Wagner (César Mello), madrasta de Tony (Richard Abelha) e de Vic (Bia Santana), Renné trabalha na padaria da família. É irmã de Érica (Monique Alfradique). Sofre um revés da vida quando é abandonada por Wagner e vai precisar se reinventar.  

Wagner (César Mello) – Marido de Renée (Maria Clara Spinelli) e pai de Tony (Richard Abelha) e de Vic (Bia Santana). Parece amar a esposa e os filhos, mas desaparece levando tudo, deixando Renée e os filhos apenas com dívidas.  

Tony (Richard Abelha) – Filho de Wagner (César Mello) e enteado de Renée (Maria Clara Spinelli), a quem ama como mãe. É um rapaz bom, mas que após o abandono do pai começa a ter atitudes questionáveis. Vai se interessar por Ísis (Rayssa Bratillieri).

Vic (Bia Santana) – Filha mais nova de Wagner (César Mello). Assim como o irmão, tem muito amor pela madrasta, Renée (Maria Clara Spinelli).  

Marcia (Mary Sheila) – Ex-mulher de Wagner (César Mello), mãe de Tony (Richard Abelha) e Vic (Bia Santana). Vai tentar se reaproximar dos filhos.  

Érica (Monique Alfradique) – Personal trainer, é irmã de Renée (Maria Clara Spinelli) e casada com Edu (Luís Navarro). Desconfia das traições do marido, mas prefere acreditar que ele é fiel. É alvo do amor platônico de Mário (Lázaro Ramos).

Edu (Luís Navarro) – Assim como a esposa, Érica (Monique Alfradique), é personal trainer. Melhor amigo de Mário (Lázaro Ramos), é um conquistador compulsivo e conta com a sua ajuda do para esconder de Érica suas traições. Não se dá bem com a cunhada, Renée (Maria Clara Spinelli). 


Núcleo de Natália
Natália (Jade Mascarenhas/Mariana Santos) –
Atormentada há 25 anos pela morte do irmão gêmeo, Bruno (Luan Argollo). Na ocasião, sofreu um trauma e perdeu a memória do que aconteceu. Decidida a saber quem o matou, vê o reencontro com as amigas como uma oportunidade de descobrir se foi uma delas. Seu primeiro alvo é Carol (Karine Teles), mas ela irá desconfiar de todas. Mora com Pedro (Alexandre Borges), seu irmão.

Pedro (Caian Zattar/Alexandre Borges) – Irmão mais velho de Natália (Mariana Santos), quer que a irmã esqueça a obsessão em descobrir quem matou Bruno (Luan Argollo), irmão deles. Vai se envolver com Carol (Karine Teles) a pedido de Natália.  

Dra. Lígia (Paula Burlamaqui) - Psiquiatra de Natália. 

Cláudia (Maiara Astarte) – Trabalha na casa de Natália e Pedro. Fisioterapeuta e neurocientista premiada, passou a vida estudando, se preparando e hoje é professora universitária. Nunca se permitiu ficar sem fazer nada, nem gastar o tempo com algo que não fosse produtivo. Só após reencontrar as amigas se dá conta de que o tempo passa depressa demais.

Wanda (Magda Gomes) – Cientista e professora, divide com Carol (Karine Teles) um grupo de trabalho na universidade. Não gosta de conviver com outras pessoas.

Ulisses (Chao Chen) – Professor da universidade, vai se envolver com Carol.

.: Entrevista: Olivia Araújo fala sobre o retorno de Maria Navalha em "Fuzuê"

 


Na imagem, Maria Navalha (Olivia Araújo) nos bastidores do Beco do Gambá. Foto: Globo/Estevam Avellar


A preocupação de Luna (Giovana Cordeiro) com o sumiço da mãe chegará ao fim em "Fuzuê". Na novela, Maria Navalha (Olivia Araújo), desaparecida há um ano, resolve voltar ao Bairro de Fátima. A decisão surge após a ex-cantora da Lapa ver uma propaganda sobre a reabertura do Beco do Gambá, que traz, como uma das principais atrações, a sua grande rival, Rejane Miranda (Walkiria Ribeiro). 

Sem ser vista, Maria Navalha chega ao bairro bem arrumada e portando apenas uma mala de mão, cujo conteúdo ajuda a explicar o motivo do seu desaparecimento. Enquanto isso, nos bastidores do Beco do Gambá, Luna tenta acalmar Rejane, que foi "presenteada" com um buquê de flores acompanhado de uma navalha. A antiga Rainha do Fuzuê acredita que foi Maria Navalha quem aprontou isso com ela e teme o retorno da adversária.   

Mal sabem elas que a mãe de Luna realmente está de volta e tem muito a falar. Mas o primeiro a vê-la é Merreca (Ruan Aguiar), que a surpreende antes de ela conseguir entrar na casa de shows. No clima tenso entre eles, Merreca fala para Maria Navalha que a filha dela se envolveu com gente grande e, por causa deles, está no erro com ele.

"Fuzuê" é criada e escrita por Gustavo Reiz, com direção artística de Fabricio Mamberti. A obra é escrita com colaboração de João Brandão, Juliana Peres e Michel Carvalho, e tem direção geral de Adriano Melo e direção de Bernardo Sá, Nathalia Ribas, Glenda Nicácio e Cadú França. A produção é de Gustavo Rebelo e direção de gênero de José Luiz Villamarim. Em entrevista, a atriz Olivia Araújo comenta sobre a chegada da personagem, a preparação para dar vida à cantora, além de adiantar como será o reencontro com Luna. 


Desde o início da história, Maria Navalha aparece em cenas de flashback, despertando a curiosidade de quem a assiste. Você estava ansiosa para o retorno da personagem?
Olivia Araújo - 
Até agora, ela é uma lembrança das pessoas. Com a sua volta, o público vai entender melhor essa mulher tão intensa, cheia de vida e tão apaixonada por tudo, que acabou sendo julgada e sofrendo com isso.


Qual a sua expectativa com o aparecimento de Maria Navalha?
Olivia Araújo - 
Estou ansiosa com o retorno da Maria Navalha porque é a estreia dela e o meu desejo como atriz é que as pessoas se encantem e se apaixonem por ela assim como eu. 

A Maria Navalha tem um papel muito forte na trama. O que o público pode esperar da personagem e da representatividade dela na história?
Olivia Araújo - 
Ela chega trazendo informações e mais mistérios, coisas que vão impactar ainda mais a vida das pessoas a sua volta. Além disso, aparece com muita vontade de dar solução às situações. Mas ela também vai se surpreender com o que vai encontrar pela frente. 

Como está sendo a preparação para viver uma cantora da Lapa? 
Olivia Araújo - 
A preparação segue intensa. Já fazia aula de canto por entender que é uma ferramenta importante para mim como atriz. A dança também faz parte da minha formação. E isso se junta, agora, para fazer a Maria Navalha, que é uma mulher intensa, exuberante e que fala em caixa alta. Para colocá-la em pé, conto com um time formado por preparadoras – vocal e corporal –, além de professor de canto e fonoaudióloga. Cada número da Maria Navalha vem acompanhado de muito estudo. 
 

Luna (Giovana Cordeiro) envolveu tudo e todos na busca da mãe, causando um verdadeiro fuzuê. O que você pode adiantar da cena em que Maria Navalha vai reencontrá-la? Como tem sido trabalhar com a Giovana?
Olivia Araújo - 
Serão cenas de muita emoção. Vai ter muita alegria, mágoas, questionamento, mas, sobretudo, muito amor. Elas se amam e se admiram. E a Giovana tem sido uma grande parceira de cena. As nossas trocas são cercadas de carinho. Tenho muita admiração por ela. 

A personagem transita por diferentes núcleos, mas é parte central do Beco do Gambá, local que lhe rendeu fama e muitas alegrias. Como tem sido contracenar com esse núcleo? 
Olivia Araújo - 
O Beco do Gambá é um cenário lindo e seus personagens são cativantes e amorosos. É uma trupe vibrante. Cada cena gravada no Beco é uma animação porque tem muito brilho, muita vida. E a gente se diverte, assistindo aos números. É uma delícia.

sábado, 23 de setembro de 2023

.: Crítica: "Boogeyman: Seu Medo é Real" assusta e destrói trama com efeitos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2023


O terror "Boogeyman: Seu Medo é Real" traz a boa e velha história do bicho-papão para os dias atuais. Baseado no conto "The Boogeyman", de Stephen King, o filme entrega um suspense que até empolga, garantindo bons sustos enquanto foca na narrativa dos traumas causados pela perda da mãe de duas garotas e também esposa de um psiquiatra, o que, de fato, sustenta o suspense aterrorizante para a trama. Contudo, erra feio, a ponto de cair em descrédito com efeitos especiais sem qualidade -justamente em algumas aparições do grande vilão da trama. 

O filme de 2023 pode remeter ao similar "O Pesadelo" (2005), uma vez que ambos usam a mesma figura lendária e má como ponto central de todos os problemas dos protagonistas. No entanto, os dois se distanciam no rumo da apresentação do medo personificado que sai do armário para apavorar no escuro. Como "Boogeyman: Seu Medo é Real" é apoiado no texto de Stephen King, sai ganhando ao contar a história da família Harper que está em luto.

No entanto, além do medo alheio, o tal ser precisa da incredulidade para se fortalecer. Assim, o doutor Will Harper (Chris Messina) abraça esse papel mesmo quando a filhinha Sawyer (Vivien Lyra Blair) transborda o desespero com o que está vendo. A irmã mais velha, Sadie Harper (Sophie Thatcher), de 16 anos, também duvida da existência do bicho-papão, até que fica cara-a-cara com ele. O encontro entre os dois, tem efeitos simples e a figura chega a remeter as usadas no clássico dos anos 80 "A Casa do Espanto". Vale lembrar que estamos em 2023 e a evolução dos efeitos soma quase 40 anos entre ambos.

"Boogeyman: Seu Medo é Real" chega a construir um excelente suspense com toques de terror, mas os efeitos fazem bem o papel de destruir tudo o que foi apresentado de plausível na trama. Não que seja todo de ruim, mas vai caindo destruindo o medo e lembra o fraco "Maligno". Contudo, para quem é fã de filmes de terror, "Boogeyman: Seu Medo é Real" é uma excelente pedida!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Boogeyman: Seu Medo é Real" ("Boogeyman"Ingressos on-line neste link
Gênero: terror, mistério. Classificação: 16 anos. Duração: 1h38. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: 20th Century Studios. Direção: Rob Savage. Roteiro: Scott Beck, Bryan Woods, Mark Heyman. Elenco: Chris Messina (Will), Sophie Thatcher (Sadie Harper), Vivien Lyra Blair (Sawyer), David Dastmalchian (Lester Billings). Sinopse: Ainda de luto pela morte recente de sua esposa, um terapeuta e suas duas filhas encontram uma entidade sobrenatural aterrorizante que persegue famílias e se alimenta do sofrimento de suas vítimas.


Trailer de "Boogeyman: Seu Medo é Real"

.: “Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio” até dia 22 no Teatro Itália Bandeirantes

 

A vida e obra desta grande pensadora inspiraram o monólogo estrelado por Beth Zalcman, sob a direção de Luiz Antonio Rocha, com texto de Lucia Helena Galvão, até 22 de outubro. Foto: Marlon Maycon

Um dos maiores sucessos de público e crítica da temporada teatral em 2023, “Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio” retorna a São Paulo com sessões de quinta a domingo, no Teatro Itália Bandeirantes.  Importante pensadora do final do século 19, a russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) buscou ampliar o diálogo entre religião e ciência, influenciando personalidades de diversas áreas do conhecimento. A vida e obra desta grande mulher inspiraram o monólogo estrelado por Beth Zalcman, sob a direção de Luiz Antonio Rocha, com texto de Lucia Helena Galvão, filósofa, professora, escritora, poetisa e  palestrante em sua primeira incursão na dramaturgia. (*Trechos de críticas e depoimentos abaixo)

O espetáculo estreou no Ceará, em 2019. Em 2020 foi apresentado on-line, com alcance global. Ele retornou de forma presencial em janeiro de 2023, em São Paulo, para onde retorna no dia 21 de setembro, após ser visto por mais de 35 mil pessoas neste primeiro semestre. “Assim como alcançamos expectadores em todo o mundo com as apresentações virtuais, a versão presencial tem atraído muita gente de vários estados brasileiros e até do estrangeiro. Recentemente recebemos um grupo da Holanda em nossa incrível temporada no Rio de Janeiro, que segue até 17 de setembro, além de vários convites para levar a peça para o exterior ”, fala Luiz Antonio Rocha sobre o sucesso da montagem.

Uma das cenas da peça, em que a escritora e filósofa enfrenta a injúria e a difamação, desmontada somente 100 anos após a sua morte, será o ponto central de um documentário sobre Helena Blavatsky, dirigido pelo cineasta Pedro Carvana que terá como base o livro H.P. Blavatsky e a Sociedade para Pesquisas Psíquicas: "Retratação a Blavatsky".

A encenação propõe uma dramaturgia inspirada no “sfumato”, de Da Vinci. A montagem procura levar o público do irreal ao real, das ilusões à verdade espiritual, da ignorância à sabedoria que ilumina o propósito da existência. A direção de arte, cenário e figurinos foram baseados em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet. Após cada sessão acontece um bate-papo com a equipe de criação.

A luz da vela ilumina o cenário e revela um lugar simples no frio de Londres no final do século 19. É um recorte do quarto de Helena Blavatsky, que se encontra sozinha, no seu último dia de vida. Ela revisita suas memórias, seu vasto conhecimento adquirido pelos quatro cantos do mundo, se depara com a força do comprometimento com sua missão de vida e as consequências de suas escolhas. Relembra sua forte ligação com a Índia e seu encontro, em Londres, com Gandhi. “Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio”, é um mergulho no universo que existe dentro de nós. 

Serviço

Ficha técnica
Monólogo "Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio". Texto original: Lucia Helena Galvão. Interpretação: Beth Zalcman. Encenação: Luiz Antônio Rocha. Cenário e figurino: Eduardo Albini. Iluminação: Ricardo Fujii. Assistente de direção: Ilona Wirth. Visagismo: Mona Magalhães. Fotos: Daniel Castro. Consultoria de movimento (gestos): Toninho Lobo. Operador de luz: Gabriel Oliveira. Marketing digital: Reação Web. Idealização e produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha. Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil. Realização: Teatro em Conserva / Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas.


Serviço
Monólogo "Helena Blavatsky, a Voz do Silêncio". Duração: 60 minutos. Recomendação: 12 anos. Gênero: Biográfico e filosófico. Estreia: dia 21 de setembro. Temporada: de 21 de setembro a 22 de outubro, quintas, sextas e sábados, às 20h, e domingos às 19h. Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia). Vendas pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/85501/d/209250/s/1411289. Horário de bilheteria. Terça a sábado, das 17h às 21h. Domingo, das 16h às 21h, ou até o início do espetáculo. Teatro Itália Bandeirantes - 290 lugares. Av. Ipiranga, 344 - República/São Paulo.

.: "Cemitério Maldito: A Origem" estreia dia 6 de outubro no Paramount+

Baseado no romance aterrorizante de Stephen King, "Cemitério Maldito: A Origem", é estrelado por Jackson White, Forrest Goodluck, Jack Mulhern, Henry Thomas, Natalie Alyn Lind, Isabella Star Lablanc, Pam Grier e David Duchovny


O Paramount+ divulga trailer oficial do seu próximo filme original, "Cemitério Maldito: A Origem", baseado no capítulo aterrorizante e inédito do romance "Cemitério Maldito", de Stephen King. Um prelúdio arrepiante, que explora as origens de como a morte se tornou diferente na pequena cidade de Ludlow, Maine. O filme estreia na sexta-feira, 6 de outubro, com exclusividade no Paramount+, na América Latina, Estados Unidos e Canadá. E no sábado, 7 de outubro, em todos os outros mercados internacionais da Paramount+.

O aguardado filme terá sua estreia mundial no Fantastic Fest deste ano, o maior festival do gênero de terror do mundo sediado, nos Estados Unidos (Austin, Texas) e fará parte do Paramount+ Peak Screaming Collection, seleção de filmes de terror favoritos dos fãs e episódios icônicos de Halloween das séries mais aclamadas.

"Cemitério Maldito: A Origem" é estrelado por Jackson White (Tell Me Lies, Mrs. Fletcher) Forrest Goodluck (LAWMEN: BASS REEVES, O Regresso), Jack Mulhern (The Boys in the Boat, Mare of Easttown), Henry Thomas (The Usher's Fall of The House, Gangues de Nova York), Natalie Alyn Lind (The Goldbergs, The Gifted) e Isabella Star LaBlanc (True Detective: Night Country, Long Slow Exhale), com Pam Grier (Cinnamon, Jackie Brown) e David Duchovny (Bucky F *cking Dent, Californication).

Em 1969, Jud Crandall sonha em deixar sua cidade natal de Ludlow, Maine, para trás, mas logo descobre segredos sinistros enterrados e é forçado a enfrentar uma história familiar sombria que o manterá para sempre conectado a Ludlow. Jud e seus amigos de infância devem lutar juntos contra um antigo mal que tomou conta da cidade desde sua fundação e, uma vez descoberto, tem o poder de destruir tudo em seu caminho. Baseado no capítulo não contado do romance arrepiante de Stephen King, "Cemitério Maldito: A Origem" é uma prequela aterrorizante e a história não contada de porque, às vezes, morto é melhor....

Um filme original da Paramount+ em associação com a Players Label da Paramount Pictures, "Cemitério Maldito: A Origem" é uma produção da Di Bonaventura Pictures baseada no romance Pet Sematary de Stephen King. O filme é dirigido por Lindsey Anderson Beer, em sua estreia na direção, a partir de um roteiro escrito por Beer e Jeff Buhler, e produzido por Lorenzo di Bonaventura e Mark Vahradian.


SERVIÇO

"Cemitério Maldito: A Origem"

Estreia: 06 de outubro, sexta-feira, com exclusividade no Paramount+

.: Gloria Groove leva espetáculo "Noites de Glória" para SP

Após grande sucesso no The Town, cantora apresenta novo show na capital paulista, no dia 17 de novembro de 2023 (sexta)


Diretamente do “The Town” para o Espaço Unimed! Gloria Groove estreou o espetáculo “Noites de Glória” no último final de semana do The Town e está preparada para rodar o Brasil com a nova apresentação. 

Depois de ser ovacionada pelo público do festival e emocionar os fãs de todo o país, o público terá a oportunidade de ver este espetáculo no Espaço Unimed, uma das principais casas de shows do Brasil, localizada em São Paulo. A apresentação acontece dia 17 de novembro de 2023 (sexta) e promete – mais uma vez – sensibilizar o público com todo seu talento e potência vocal.

O show reúne seus maiores sucessos em um conceito totalmente inédito e uma apresentação histórica dividida em quatro atos. No primeiro, totalmente representante da VOZ, traz a materialização da ancestralidade de Daniel, através de sua mãe. É a ferramenta de destaque desde o início de sua carreira e traz músicas como " Sobrevivi", "A Tua Voz" e "Samba in Paris" no setlist.  

Já o segundo ato traz a mescla da VOZ e do PERTENCIMENTO, dando destaque para as composições da artista, no rap e hip-hop, como "Leilão", "Greta", "A caminhada" e "Radar". Logo depois, o terceiro ato chega como um momento de transição para os ritmos reggaeton e o funk, conectando o PERTENCIMENTO ao FUTURO e preparando o público para a nova era de Gloria Groove: Futuro Fluxo, que sucede a bem-sucedida era Lady Leste!

Se você já está contando os dias para a apresentação, aproveite para se preparar ouvindo Gloria Groove ao vivo. O álbum Lady Leste Ao Vivo já é sucesso nas plataformas digitais. A cantora quebrou o próprio recorde e atingiu a impressionante marca de 7 milhões de ouvintes mensais no Spotify!


SERVIÇO

Gloria Groove com “Noites de Gloria” no Espaço Unimed

Show: Gloria Groove com “Noites de Gloria” no Espaço Unimed

Data: 17 de novembro de 2023  (sexta-feira)

Abertura da casa: 21h

Início do show: 22h30

Local: Espaço Unimed (Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP) 

Classificação etária: 18 anos

Acesso para deficientes: sim

Ingressos: Pista (1º lote): R$ 120,00 (inteira) e R$60,00 (meia) | Pista Premium (1º lote): R$ 220,00 (inteira) e R$ 110,00 (meia) |  Camarote A: R$ 380,00 (inteira e individual)  | Camarote B: R$ 320,00 (inteira e individual) I Mezanino (1º lote): R$ 280,00 (inteira) e R$140,00 (meia).

Compras de ingressos: as bilheterias do Espaço Unimed (de segunda a sábado, das 10h às 19h - sem taxa de conveniência) ou online Ticket360 > Eventos > Categoria > Espaço Unimed 

Formas de Pagamento: Cartão de crédito (Aura, American Express, Mastercard, Dinners, Discover, Elo, JCB e Visa) e boleto.Não aceitamos cheques.

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

.: Crítica: "Som da Liberdade" emociona e revolta com crime infantil

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2023


"Som da Liberdade", protagonizado por Jim Caviezel (A Paixão de Cristo), é um filme de ação e drama que chega para denunciar o submundo do tráfico humano infantil, mas também emociona. Tal qual um soco no estômago pela temática forte, a pedofilia, o longa não estampa cenas grosseiras, optando por deixar a interpretação para o público que fará a leitura das entrelinhas, geralmente na falas ou ações dos personagens. 

Em cartaz no Cineflix Cinemas, o longa que teve a estreia protelada por longos anos, apresenta dois irmãos hondurenhos, Roccio Aguilar (Cristal Aparicio), uma menina em torno de 10 anos e um garotinho de aparentemente 7 anos, Miguel quando convocamos por uma modelo para um teste. Viúvo, Roberto Aguilar (José Zuniga) leva os dois filhos para a falsa seleção. Impedido de permanecer ali, quando volta ao local em horário marcado, nenhum vestígio dos filhos é encontrado.

Nos Estados Unidos, o agente federal, Tim Ballard (Jim Caviezel), que combate uma rede de pedofilia e tráfico sexual infantil, chega até o caso dos irmãos Aguilar, quando consegue resgatar o pequeno apelidado de Ursito Teddy, Miguel. No entanto, além do agradecimento por devolvê-lo ao pai, Roberto, Miguel pede para seu amigo "Timoteo", Tim Ballard, resgatar a irmã dele, Roccio.


Ballard, um pai destemido, deixa filhos e esposa Kate Ballard (Mira Sorvino, "O Grande Gatsby", 2000) quando embarca para a Colômbia a fim de realizar o pedido do garotinho Miguel. Ao conhecer melhor a gigante teia do comércio sexual de crianças, o agente esbarra em Vampiro (Bill Camp, "O Gambito da Rainha"), grande comprador de crianças, quando decide fazer uma parceria com o rico e poderoso Paul (Eduardo Verástegui). 

Ao abordar um tema extremamente delicado, porém necessário, "Som da Liberdade", dirigido por Alejandro Gómez Monteverde ("Bella"), chega a flertar com a doutrinação, mas a qualidade do elenco em cada cena, a edição rápida e o bom roteiro contornam qualquer ligação religiosa do filme de 2h15. Em nenhum momento, a produção independente, que teve financiamento coletivo, perde a excelência, garantindo cenas de pura adrenalina, embora esbarre no melodrama em determinados momentos. 

Sem cena pós-creditos prometendo uma sequência, tal qual os filmes de heróis, em "Som da Liberdade", após os créditos que apresentam imagens do agente americano e filmagens de emboscadas aos traficantes, há uma mensagem especial do ator Jim Caviezel. Imperdível!



Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 

"Som da Liberdade" ("Sound of Freedom") Ingressos on-line neste link
Gênero: drama, ação. Classificação: 12 anos. Duração: 2h15. Ano: 2023. Idioma: inglês. 
Distribuidora: Paris Filmes. Direção: Alejandro Gómez MonteverdeRoteiro: Alejandro Monteverde, Rod Barr. Elenco: Jim Caviezel (Tim Ballard), Bill Camp (Vampiro), Mira Sorvino (Katherine Ballard), Kurt Fuller (John). Sinopse: Um ex-agente federal embarca em uma perigosa missão para salvar uma menina dos cruéis traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando sua vida em risco para libertá-la.


Trailer de "Som da Liberdade"
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