quarta-feira, 2 de novembro de 2011

.: Resenha crítica de "A Casa dos Sonhos", suspense e drama

Mistura de gêneros
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em novembro de 2011


A Casa dos Sonhos: Confusão de gêneros em longa que mescla drama e suspense. Saiba mais!


Troca de gêneros em filme recheado de nomes famosos: Daniel Craig, Naomi Watts e Rachel Weisz. "A Casa dos Sonhos" em seu trailer é apresentado como um suspense. Contudo, no decorrer do longa, fica fácil perceber que se trata da história de uma família que se muda para uma casa cheia de segredos e que, por fim, vive um grande drama, capaz até de tirar lágrimas do público.

Nesta película, o editor Will Atenton (Daniel Craig) deixa seu emprego de executivo em Manhattan e segue com a esposa e duas filhas para uma cidade da Nova Inglaterra. Enquanto a família se adapta à nova vida, o verdadeiro histórico da casa vem à tona. Ao investigar detalhadamente os acontecimentos, Will não tem certeza se está vendo fantasmas ou se a história trágica está se repetindo.

História manjada, não? Na verdade, o longa dirigido por Jim Sheridon -que pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos por não ter gostado do resultado final-, é um belo drama. Já sob a ótica do gênero que foi "vendido", suspense, não é surpreendente e muito menos inovador. Até porque, sempre há novos moradores para as muitas casas assombradas. Portanto, A Casa dos Sonhos não tem originalidade para ser um suspense marcante. De fato, essa mescla de gêneros é interessante e, entre tantos filmes fracos, A Casa dos Sonhos, torna-se uma boa pedida como entretenimento para, pelo menos, 92 minutos.

Inicialmente, o enredo demora para engrenar e não envolve. O longa derrapa na velha história da família feliz (ou que está tentando ser feliz) de mudança para uma casa que foi cenário de uma tragédia. É claro que este detalhe importante somente é descoberto por meio de vizinhos e boatos. Lembrou de algum filme com esta "linha" de casa maldita? Não é preciso pensar muito, pois há vários, como por exemplo, "Horror em Amityville", "A casa do espanto" e até o novo seriado "American Horror Story" está centrado nesta trama.

Repetitivo? É justamente este o problema de A Casa dos Sonhos. Não convence. No entanto, antes de acabar, o filme ganha fôlego, apesar de não ter como remediar o estrago já foi feito nos minutos anteriores. Para aqueles que buscam diversão nas poltronas do cinema, A Casa dos Sonhos é perfeitamente indicado, mas para aqueles que só gostam de ver bons filmes... É melhor fugir ou terá pesadelos!

Confusões dos bastidores: O longa precisou refilmar algumas imagens, pois a agenda do ator Daniel Craig estava lotada, o que atrasou o lançamento. Já o problema com o diretor Jim Sheridan foi referente ao resultado final. Portanto, ele pediu à DGA (Associação de Diretores Norte-americanos) que seu nome fosse removido dos créditos do longa dirigido por ele. De acordo com Sheridan, a versão lançada nos cinemas foi totalmente reeditada, sendo então, absolutamente distinta da dele. No entanto, os produtores podem escolher como editar um filme, alterando até o enredo, e lançá-lo nos cinemas sem necessitar da aprovação do diretor, como foi o caso de A Casa dos Sonhos. Com o pedido  recusado pela DGA, a película foi lançada com o nome de Sheridan como diretor.

Cinesystem: Aliando tecnologia de ponta a um atendimento jovem e caloroso, a equipe de funcionários da Rede oferece um bom atendimento e recepção em salas de cinema que completam o momento de lazer do público que tem a melhor experiência em entretenimento.

Filme: A Casa dos Sonhos (Dream House, EUA)
Ano: 2011
Gênero: Suspense / Drama
Duração: 92 minutos
Direção: Jim Sheridan
Elenco: Daniel Craig, Rachel Weisz, Naomi Watts, Marton Csokas, Claire Geare, Taylor Geare, Rachel G. Fox, Mark Wilson.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.